DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2546
Título: Relação entre música e dança: a musicalidade do bailarino
Autor(es): Soares, Isis de Oliveira e Silva
Orientador(es): Neves, Hirlândia Milon
Palavras-chave: Ensino de Música;Ensino da Dança;Musicalidade;Bailarino
Data do documento: 5-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A partir da experiência e dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de música no Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas, senti a necessidade de aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre a relação entre música e dança e sua contribuição para o desenvolvimento da musicalidade do bailarino, com foco em uma questão: Como vem sendo estudada na literatura especializada a relação entre música e dança, em especial, pesquisas que tratam de processos de ensino voltados para o aprimoramento da musicalidade do bailarino? Assim, o principal objetivo do presente estudo foi o de analisar a relação entre música e dança a partir de pesquisas que tratam de processos de ensino com o foco na musicalidade do bailarino. O termo musicalidade, de um modo geral, tem definições e conceitos que variam conforme o pensamento da sociedade, de acordo com o convívio sociocultural dos indivíduos. A pesquisa adotou o procedimento técnico de pesquisa bibliográfica e a análise dos dados partiu das informações catalogadas, através dos resumos e fichamentos das obras selecionadas. É possível constatar que para um bailarino alcançar um grau de musicalidade faz-se necessária a obtenção de um conjunto de fatores importantes como técnicos, físicos e musicais. Incluindo também as partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem como os professores de música e de dança e o próprio aluno. Palavras-chave: Ensino de música, Ensino da dança, Musicalidade do bailarino.
Abstract: From the experience and knowledge acquired in the music disciplines of the Dance Course of the State University of Amazonas, I felt the need to further deepen the knowledge about the relationship between music and dance and its contribution to the development of the dancer´s musicality. Focusing on one question: How has the relationship between music and dance been studied in the specialized literature, especially research that deals with teaching processes aimed at improving the musicality of the dancer? Thus, the main objective of this study was to analyze the relationship between music and dance based on research that deals with teaching processes with a focus on the musicality of the dancer. The term musicality, in general, has definitions and concepts that vary according to the thinking of society, according to the sociocultural coexistence of individuals. The research adopted the technical procedure of bibliographic research and the data analysis departed from the cataloged information, through the summaries and records of the selected works. It can be seen that for a dancer to achieve a degree of musicality, it is necessary to obtain a set of important factors such as technical, physical and musical. Also including those involved in the teaching and learning process such as the music and dance teachers and the student himself. Keywords: Music teaching, Dance teaching, Dancer musicality.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2546
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relação entre musica e dança - a musicalidade do bailarino.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons