DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Isis de Oliveira e Silva-
dc.date.available2020-04-07-
dc.date.available2020-04-11T21:47:33Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2546-
dc.description.abstractFrom the experience and knowledge acquired in the music disciplines of the Dance Course of the State University of Amazonas, I felt the need to further deepen the knowledge about the relationship between music and dance and its contribution to the development of the dancer´s musicality. Focusing on one question: How has the relationship between music and dance been studied in the specialized literature, especially research that deals with teaching processes aimed at improving the musicality of the dancer? Thus, the main objective of this study was to analyze the relationship between music and dance based on research that deals with teaching processes with a focus on the musicality of the dancer. The term musicality, in general, has definitions and concepts that vary according to the thinking of society, according to the sociocultural coexistence of individuals. The research adopted the technical procedure of bibliographic research and the data analysis departed from the cataloged information, through the summaries and records of the selected works. It can be seen that for a dancer to achieve a degree of musicality, it is necessary to obtain a set of important factors such as technical, physical and musical. Also including those involved in the teaching and learning process such as the music and dance teachers and the student himself. Keywords: Music teaching, Dance teaching, Dancer musicality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Músicapt_BR
dc.subjectEnsino da Dançapt_BR
dc.subjectMusicalidadept_BR
dc.subjectBailarinopt_BR
dc.titleRelação entre música e dança: a musicalidade do bailarinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-11T21:47:33Z-
dc.contributor.advisor1Neves, Hirlândia Milon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363388731375717pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Hirlândia Milon-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363388731375717pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Raíssa Caroline Brito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee3Abreu, Jeanne Chaves de-
dc.contributor.referee4Pinto, Amanda da Silva-
dc.description.resumoA partir da experiência e dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de música no Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas, senti a necessidade de aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre a relação entre música e dança e sua contribuição para o desenvolvimento da musicalidade do bailarino, com foco em uma questão: Como vem sendo estudada na literatura especializada a relação entre música e dança, em especial, pesquisas que tratam de processos de ensino voltados para o aprimoramento da musicalidade do bailarino? Assim, o principal objetivo do presente estudo foi o de analisar a relação entre música e dança a partir de pesquisas que tratam de processos de ensino com o foco na musicalidade do bailarino. O termo musicalidade, de um modo geral, tem definições e conceitos que variam conforme o pensamento da sociedade, de acordo com o convívio sociocultural dos indivíduos. A pesquisa adotou o procedimento técnico de pesquisa bibliográfica e a análise dos dados partiu das informações catalogadas, através dos resumos e fichamentos das obras selecionadas. É possível constatar que para um bailarino alcançar um grau de musicalidade faz-se necessária a obtenção de um conjunto de fatores importantes como técnicos, físicos e musicais. Incluindo também as partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem como os professores de música e de dança e o próprio aluno. Palavras-chave: Ensino de música, Ensino da dança, Musicalidade do bailarino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesACHCAR, Dalal. Balé: uma arte. Dalal Achcar; ilustrações Nilson Penna.Rio de Janeiro: Ediouro, 1998: il. FARIA, Sueli Mayerle. Musicalizar o corpo, corporalizar a música: contribuições do enativismo e da Teoria da Aprendizagem Significativa para a Educação Musical dos bailarinos. Simpósio brasileiro de pós-graduandos em música. Anais do III simpom 2014. FARO, Antonio Jose. Pequena história da dança. Jorge Zahar, 1986. FRANCK, Cecy. Dança Moderna: movimento fundamentais organizados segundo os princípios da técnica de Martha Graham. Porto Alegre, 2013. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. - São Paulo: Atlas, 2002. HOMANS, Jennifer. Os anjos de apolo: uma história do ballet. Lisboa: Edições 70, 1948. KEBACH, Patrícia Fernanda Carmem et al. Expressão musical na educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2013. LARANJEIRA, Marta Joana Simões Ralha. A interação entre Música e Dança na aula de Técnica de Dança Clássica: Estratégias para o desenvolvimento da sensibilidade musical com alunas do 5º ano da Escola Vocacional de Dança da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, 2014. PENNA, Maura. Música(s) e seus ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. MAFFIOLETTI, Leda de A. Musicalidade humana: Aquela que todos podem ter. In: Anais do IV Encontro Regional da ABEM Sul, I Encontro do Laboratório de Ensino de Música/LEM-CE-UFSM. Educação Musical hoje: Múltiplos Espaços. Novas demandas profissionais. UFSM/RS, 23 a 25 de maio de 2001. p.53-63. NEVES, Isabel Maria Neto de Almeida Duarte Craveira. A formação em música dos atuais e futuros professores de dança. Doutoramento em educação, Área de Formação de Professores. (Mestrado) Universidade de Lisboa, 2015. PRODANOV, Cleber Cristiano, Freitas, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 64 QUEIROZ, Camila de. A educação musical para alunos de dança: uma análise sobre observações em dois cursos profissionalizantes de dança da cidade de São Paulo. São Paulo: Escola de Música da UFMG; Especialização em Educação Musical; Jussara Rodrigues Fernandino. In: VI Reunião Científica da ABRACE. Porto Alegre. 2011 QUEIROZ, Camila de. A educação musical na formação em dança: propriedades e particularidades. Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música. 2013. RENGEL, Lenira Peral ... [et all]. Dança, Corpo e Contemporaneidade. Salvador: UFBA, Escola de Dança, 2016 SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. atual.- São Paulo: Correa, 2007. SOARES, Carla Patrícia Botelho Fernandes. Contributos para o desenvolvimento da musicalidade nos alunos de dança: Estratégias pedagógicas e metodológicas no âmbito da Técnica de Dança Contemporânea, com alunos do 5º ano da EDDALM. (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança. MED 4ª Ed., Junho 2016. TECK, Katherine. Ear training for the bory: a dancer’s guide to music. Princenton Book Company, 1994. VIEIRA, Marcilio de Souza. As Danças de Martha Graham e Doris Humphrey, no Ensino/Prática da Dança. R. Científica / FAP, Curitiba, v. 9, p. 202-212, jan./jun. 2012.pt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relação entre musica e dança - a musicalidade do bailarino.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons