DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2545
Título: Psicomotricidade e balé clássico: a psicomotricidade associada ao balé clássico para o desenvolvimento de crianças de 4 anos
Autor(es): Almeida, Mayara Andrade de
Orientador(es): Costa, Raíssa Caroline Brito
Palavras-chave: Alunas;Desenvolvimento Psicomotor;Atividades
Data do documento: 16-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este estudo tem como tema central refletir sobre a relação da prática do balé clássico no contexto escolar com os estudos da psicomotricidade aplicados aos desenvolvimento psicomotor de crianças. Assim, o objetivo geral consiste em analisar a associação da psicomotrocidade nas aulas de balé clássico para o desenvolvimento motor de crianças na faixa etária de 4 anos de idade escolar da rede privada de ensino localizada na cidade de Manaus. Quanto a amostra, os participantes selecionados foram crianças de 4 anos de idade, frequentando o primeiro período do turno vespertino. Sendo esta uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa e método fenomenológico. Para a coleta de dados foi usado o método Fonseca (1995) que consiste na aplicação da Bateria Psicomotora (BPM) que é um instrumento de avaliação, tendo como base um conjunto de tarefas que permite identificar déficits funcionais ou sua ausência em termos psicomotores. Ao final do estudo foi possível concluir que as atividades psicomotoras objetivadas podem ser utilizadas como ferramenta na educação infantil, pois esta auxilia no desenvolvimento psicomotor da criança. Palavras-chave: Alunas, desenvolvimento psicomotor, dança, atividades psicomotoras.
Abstract: This study has as its central theme to reflect on the relationship between the practice of classical ballet in the school context and the psychomotor studies applied to the psychomotor development of children. Thus, the general objective is to analyze the association of psychomotor skills in classical ballet classes for motor development of children aged 4 years in a private school located in the city of Manaus. As for the sample, the selected participants were four-year-olds attending the first period of the afternoon shift. This is a descriptive research with qualitative approach and phenomenological method. For data collection, the Fonseca method (1995) was used, which consists of the application of the Psychomotor Battery (BPM), which is an evaluation instrument, based on a set of tasks that allow the identification of functional deficits or its absence in the study. psychomotor terms. At the end of the study, it was possible to conclude that objective psychomotor activities can be used as a tool in early childhood education, as they help the child's psychomotor development. Keyword: students, psychomotor development, dance, psychomotor activities.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2545
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons