DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Mayara Andrade de-
dc.date.available2020-04-07-
dc.date.available2020-04-11T21:46:07Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2545-
dc.description.abstractThis study has as its central theme to reflect on the relationship between the practice of classical ballet in the school context and the psychomotor studies applied to the psychomotor development of children. Thus, the general objective is to analyze the association of psychomotor skills in classical ballet classes for motor development of children aged 4 years in a private school located in the city of Manaus. As for the sample, the selected participants were four-year-olds attending the first period of the afternoon shift. This is a descriptive research with qualitative approach and phenomenological method. For data collection, the Fonseca method (1995) was used, which consists of the application of the Psychomotor Battery (BPM), which is an evaluation instrument, based on a set of tasks that allow the identification of functional deficits or its absence in the study. psychomotor terms. At the end of the study, it was possible to conclude that objective psychomotor activities can be used as a tool in early childhood education, as they help the child's psychomotor development. Keyword: students, psychomotor development, dance, psychomotor activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlunaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Psicomotorpt_BR
dc.subjectAtividadespt_BR
dc.titlePsicomotricidade e balé clássico: a psicomotricidade associada ao balé clássico para o desenvolvimento de crianças de 4 anospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-11T21:46:07Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Raíssa Caroline Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Raíssa Caroline Brito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Cintia Matos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937764996125913pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3785139619493240pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como tema central refletir sobre a relação da prática do balé clássico no contexto escolar com os estudos da psicomotricidade aplicados aos desenvolvimento psicomotor de crianças. Assim, o objetivo geral consiste em analisar a associação da psicomotrocidade nas aulas de balé clássico para o desenvolvimento motor de crianças na faixa etária de 4 anos de idade escolar da rede privada de ensino localizada na cidade de Manaus. Quanto a amostra, os participantes selecionados foram crianças de 4 anos de idade, frequentando o primeiro período do turno vespertino. Sendo esta uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa e método fenomenológico. Para a coleta de dados foi usado o método Fonseca (1995) que consiste na aplicação da Bateria Psicomotora (BPM) que é um instrumento de avaliação, tendo como base um conjunto de tarefas que permite identificar déficits funcionais ou sua ausência em termos psicomotores. Ao final do estudo foi possível concluir que as atividades psicomotoras objetivadas podem ser utilizadas como ferramenta na educação infantil, pois esta auxilia no desenvolvimento psicomotor da criança. Palavras-chave: Alunas, desenvolvimento psicomotor, dança, atividades psicomotoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesACHCAR, D. Ballet: uma arte. Rio de Janeiro: Ediouro,1998. AGOSTINI, B. R. BalletClássico: preparação física, aspectos cinesiológicos, metodologia e desenvolvimento motor. Jundiaí: Fontoura, 2010. AMARAL, R. K. S.; PACHECO, R.C.; Preparação física, aspectos cinesiológicos,metodologia e desenvolvimento motor. São Paulo, Fontura, 2010. ALVES, Fátima. Como aplicar a psicomotricidade. Rio de janeiro: Wark,2003. BAMBIRRA, W. Dançar & Sonhar: a didática do ballet infantil. Belo Horizonte: Del Rey,1993. BERTONI, Íris Gomes. A dança e a evolução; O ballet e seu contexto teórico; Programacao didática. São Paulo. Tanz do Brasil, 1992. BUENO, Jocian Machado, Psicomotricidade: Teoria e prática da escola á Aquática. São Paulo: Cortez, 2013. CAUDURO, Maria Teresa. Motor, Motricidade, Psicomotricidade, Como entender? Novo Hamburgo; Feevale,2002. COSTE, Jean Claude. Apsicomotricidade. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1978. DI DONATO, S.História da dança. Revista dançar, Rio de janeiro, v.1, p.10,1994. DIAS, Camila. A importância da psicomotricidade nas aulas de Ballet para crianças de 4 a 6 anos. 45 pág. Monografia (Especialização em Psicomotricidade) – Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2006. FABER, M. A. Psicomotricidade e Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil. Manaus: UEA Edições/Editora Valer, 2008. GALLAHUE, D. L. e OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005. GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1989. GIL, Antonio Carlos. Metodosetécnicas de pesquisa social 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 1999. 54 GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2002. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2002. LAKATOS, Eva Maria. Marconi, Mariana de Andrade. Fundamentos de metodologiacientífica. São Paulo: Atlas,5ed,2003. LAPIERRE, A. e AUCOUTURIER, B. Asociacionesde contrates, estructuras y ritmos.BARCELONA, Editora Cientifico-Medica. LE., 1997. LIMA, T. C. S. et al. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 93-104. jan./jun. 2007. Disponível em:<http://revistaeletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/viewFile/1048/3234 >. Acesso em: 9 dez 2014. LEAL, M.R.M.; Preparação física na dança. Rio de Janeiro:SPRINT,1998. LONDERO, R. M. A.; Ferreira, E. C.F. A dança na escola e a coordenação motora. 2011. 47p. Trabalho apresentado ao Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes na área da Licenciatura em Artes, na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Ceará. 2011. LORENZINI, Marlene V. Brincando a brincadeira com a criança deficiente.Baurueri- SP: Manole, 2002. MALANGA, E.B Comunicação e balé. São Paulo: EDIMA, 1985. MANEIRA, FabieleMuchinski.; GONÇALVES, Elaine Cristina. A importância da psicomotricidade na educação infantil.III Seminário Internacional de Representações Sociais-Educação.Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/15878_7339.pdf. Acesso em: 10/10/2019. NANNI, Dionísia. Dança Educação:Pré- escola a universidade. 3 ed. Sprint Rio de Janeiro: 2001. NANNI, D. Dança Educação: pré escola à universidade. 4ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Sprint, 2003 NANNI, Dionísia, Dança Educação – Pré escola á universidade. Rio de Janeiro- 5, Ed: sprint, 2008. 55 NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa – característica, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração. São Paulo, v.01, n.03, 2º sem. 1996. OLIVEIRA, G.C. Psicomotricidade: um estudo em escolares com dificuldades em leitura e escrita. Dissertação Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. 1992 PINTO, João Bosco Guedes. Pesquisa-Ação: Detalhamento de sua sequênciametodológica. Recife, 1989, Mimeo PEREIRA Mary Sue. A descoberta da criança. Rio de Janeiro: Wark, 2005. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2ed, 2013.Acesso em 11 de Dezembro de 2014. SANTOS, J. T; LUCAREVISKI, J. A; SILVA, R. M. Dança na escola: Benefícios econtribuições na fase pré - escolar. (2005) Disponívelem:http://www.psicologia.com.ptAcessoem: 07/09/2016. STRETANSKI, M.F; WEBER, G.J. Medical and rehabilitation issues in classical ballet: Literature review. American JournalofPhysical Medicine &Rehabilitation, v. 81, n. 5, p. 383-391, 2002 VAYER.Pierre. O diálogo corporal: a ação educativa para crianças de 2 a 5 anos. São Paulo:Manole.1984. VAYER, Pierre. A criança diante do mundo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. VIEIRA, Nicolle Carvalho Pinto. Corpo que dança: um olhar fenomenológico sobre improvisão na dança contemporânea. In: Livro de atas do SIDD (2011). Seminário internacional descobrir a dança/Descobrindo através da dança. 10-13- novembro de 2014 VERDERI, Érica Beatriz Lemes Pimentel Dança na Escola – Rio de Janeiro: 2º edição : 2000. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. TADRA, D. S.A; et al. Metodologia do ensino de artes: linguagem da dança. Curitiba: Ibpex,2009. ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 2. Ed. Campinas- SP: Autores associados.2001.pt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons