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Título: Educação alimentar no ensino fundamental em espaços educativos
Autor(es): Queiroz, Andrea Garcia de
Orientador(es): Fachín Terán, Augusto
Palavras-chave: Educação Alimentar;Ensino Fundamental;Espaços Educativos
Data do documento: 7-Ago-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho traz o resultado de uma pesquisa realizada com estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal da cidade de Manaus, estado do Amazonas e foi desenvolvida em dois ambientes educativos: o formal e o não formal. Teve como objetivo desenvolver processos de Educação Alimentar em estudantes do Ensino Fundamental. Os espaços educativos não formais visitados pelos alunos foram: o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e o Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Foi possível pesquisar o que os teóricos dizem sobre educação alimentar, desenvolver sequencia didática com os estudantes nos espaços educativos e identificar indicadores de Educação Alimentar. Ao se utilizar os Espaços Não Formais nas proximidades da escola foi possível perceber que este permite realizar atividades fora da sala de aula e podem ser grandes aliados da escola por necessitarem de menos tempo para o deslocamento dos estudantes. Para se utilizar os Espaços Não Formais próximos à escola é necessário que o professor realize uma investigação prévia e prepare os estudantes para a aula no espaço não formal. Dessa forma, pode-se entender que os espaços educativos, contribuem para o desenvolvimento da Educação Alimentar e que os Espaços Não Formais nas proximidades da escola favorecem no acréscimo de tempo a ser utilizado no desenvolvimento das atividades propostas, desde que sejam planejadas previamente
Abstract: Este trabajo presenta los resultados de una pesquisa realizada con estudiantes de 4º y 5º años de una escuela primaria de la rede municipal de la ciudad del Manaos, Amazonas. Fue desarrollada en dos tipos de espacios educativos: formales y no formales. El objetivo de esta investigación fue desarrollar procesos de educación alimentaria en alumnos de la escuela primaria. Los espacios educativos no formales visitados por los estudiantes fueron: el Bosque de la Ciencia del Instituto Nacional de Investigaciones de la Amazonía y el Centro Cultural de los Pueblos de la Amazonía. Fue posible investigar lo que los teóricos dicen sobre la educación alimentaria, desarrollar una secuencia didáctica y identificar indicadores de educación alimentaria. Al utilizar los espacios no formales cerca de la escuela fue posible percibir que éstos pueden ser grandes aliados, porque permite realizar actividades extra sala y se necesita de menos tiempo para el movimiento de los estudiantes. Para utilizar los espacios cerca de la escuela es necesario que el profesor realice una investigación preliminar y prepare a los estudiantes para el aula fuera del ambiente escolar. Concluimos que los espacios educativos, contribuyen al desarrollo de la Educación Alimentaria y los espacios no formales favorecem el desarrollo de las actividades propuestas, siempre que se planifican previamente
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2544
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

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