DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2534
Título: Sobre a adorável sensação de sermos inúteis : os teatros do real como disparadores poéticos na cena do Ateliê 23
Autor(es): Soares, Taciano Araripe
Orientador(es): Santos, Daniely Peinado dos
Palavras-chave: Teatros do real;Crítica de processos criativos;Autoetnografia
Data do documento: 3-Jul-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho pretende refletir acerca dos teatros do real como disparadores poéticos na cena construída pelo Ateliê 23 na obra Sobre a adorável sensação de sermos inúteis, espetáculo que atualmente possibilita o movimento criativo dentro da cia. A intenção é a de poder apresentar os conceitos por trás desse “guarda-chuva” epistemológico em diálogo com autores como Saison (1998), Fernandes (2015), Rancière (2010) e Féral (2015), entre outros, a fim de refletir a experiência que vem sendo construída e aponta para o espetáculo em investigação. O desenho metodológico se pauta na crítica de processos criativos, Salles (1998), e na pesquisa autoetnográfica, Gallo (2012) e Fortin (2009), com técnicas de observação e análise de diário de bordo do autor em busca de suportes teóricos fundamentais para a pesquisa. Palavras-chave: teatros do real, crítica de processos criativos, autoetnografia.
Abstract: The present work intends to reflect on the theaters of the real as poetic triggers in the scene constructed by Ateliê 23 in the work On the lovely sensation of being useless, a spectacle that currently enables the movement creative within the company. The intention is to be able to present the concepts behind this epistemological "umbrella" in dialogue with authors such as Saison (1998), Fernandes (2015), Rancière (2010) and Féral (2015), among others, in order to reflect the experience to reflect the experience that has been constructed and points to the show under investigation. The methodological design is based on the critique of creative processes, Salles (1998), and in the autoetnographic research, Gallo (2012) and Fortin (2009), with techniques of observation and analysis of the author's logbook in search of fundamental theoretical supports for the search. Key words: theaters of the real, critique of creative processes, autoethnography.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2534
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons