DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Taciano Araripe-
dc.date.available2020-04-09-
dc.date.available2020-04-06T20:05:28Z-
dc.date.issued2017-07-03-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2534-
dc.description.abstractThe present work intends to reflect on the theaters of the real as poetic triggers in the scene constructed by Ateliê 23 in the work On the lovely sensation of being useless, a spectacle that currently enables the movement creative within the company. The intention is to be able to present the concepts behind this epistemological "umbrella" in dialogue with authors such as Saison (1998), Fernandes (2015), Rancière (2010) and Féral (2015), among others, in order to reflect the experience to reflect the experience that has been constructed and points to the show under investigation. The methodological design is based on the critique of creative processes, Salles (1998), and in the autoetnographic research, Gallo (2012) and Fortin (2009), with techniques of observation and analysis of the author's logbook in search of fundamental theoretical supports for the search. Key words: theaters of the real, critique of creative processes, autoethnography.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatros do realpt_BR
dc.subjectCrítica de processos criativospt_BR
dc.subjectAutoetnografiapt_BR
dc.titleSobre a adorável sensação de sermos inúteis : os teatros do real como disparadores poéticos na cena do Ateliê 23pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-06T20:05:28Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Daniely Peinado dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951437006059198pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Daniely Peinado dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951437006059198pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359059295155712pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende refletir acerca dos teatros do real como disparadores poéticos na cena construída pelo Ateliê 23 na obra Sobre a adorável sensação de sermos inúteis, espetáculo que atualmente possibilita o movimento criativo dentro da cia. A intenção é a de poder apresentar os conceitos por trás desse “guarda-chuva” epistemológico em diálogo com autores como Saison (1998), Fernandes (2015), Rancière (2010) e Féral (2015), entre outros, a fim de refletir a experiência que vem sendo construída e aponta para o espetáculo em investigação. O desenho metodológico se pauta na crítica de processos criativos, Salles (1998), e na pesquisa autoetnográfica, Gallo (2012) e Fortin (2009), com técnicas de observação e análise de diário de bordo do autor em busca de suportes teóricos fundamentais para a pesquisa. Palavras-chave: teatros do real, crítica de processos criativos, autoetnografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006 BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011 FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015 FERNANDES, Silvia. Experiências do real no teatro. Sala Preta, São Paulo, n. 13, p. 3-13, 2013 FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena, Porto Alegre, n. 7, fevereiro, 2009, Editora: UFRGS, p. 85-95. FRAYZE-PEREIRA, João A. Arte, Dor: inquietudes entre estética e psicanálise. Cotia: Ateliê Editorial, 2005 GALLO, Fabio Dal. A etnografia na pesquisa em artes cênicas. Moringa, João Pessoa, n. 2, v. 3, 2012 GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010 Figura 6: Cartaz do espetáculo Fonte: Fanpage do Ateliê 23 JORON, Philippe. Alteridade simbólica e construção imaginal da realidade. IN: ARAÚJO, Denize Correa. Imagem Ir (realidade): comunicação e cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006 LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010 SAISON, Maryvonne. Les théâtres du réel. Paris: L’Harmatan, 1998 SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998 SILVA, Juremir Machado da. Imagens da irrealidade espetacular. IN: ARAÚJO, Denize Correa. Imagem Ir (realidade): comunicação e cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006pt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons