DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Jéssica Araújo de-
dc.date.available2020-04-04-
dc.date.available2020-04-06T19:28:12Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2529-
dc.description.abstractSeeking a dialogue with authors and researchers from the fields of knowledge of Dance and Education, this research proposes reflections on the issue of the choreographic body of bands and fanfares of public schools in Manaus. Having as object a marching band of a public school. And the investigation of the receptive teacher profile that works in this area. The study ventures to research and reflect through research in Dance and Education, collaborations that dance as an area of knowledge can attribute to the teaching of dance in school through the choreographic body. Keywords: Choreographic Body-Dance-Educationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorpo coreográficopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO corpo coreográfico: uma proposta de dança enquanto área de conhecimento para contribuição das danças inseridas na nada marcial de uma escola estadual de Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-06T19:28:12Z-
dc.contributor.advisor1Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Jeanne Chaves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707740880059445pt_BR
dc.contributor.referee3Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.description.resumoBuscando um diálogo com autores e pesquisadores dos campos de conhecimento da Dança e Educação, essa pesquisa propõe reflexões sobre a questão do corpo coreográfico das bandas e fanfarras de escolas públicas de Manaus. Tendo como objeto uma banda marcial de uma escola pública. E a investigação do receptivo perfil de professor que atua nessa área. O objetivo desse estudo aventura-se em pesquisar e refletir por meio das pesquisas em Dança e Educação, colaborações que a dança enquanto área de conhecimento pode atribuir para o ensino da dança na escola por meio do corpo coreográfico. Palavras-chave: Corpo coreográfico-Dança-Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBALBI, Prof. Esp. João Carlos Cinotte. ELABORAÇÃO DA METODOLOGIA. Disponível em: <http://pt.silidshere.net/mobilie/joaobalbi/19-elaboraborao-da-metodologia>. Acessado em 24 de abril de 2019. BAZZOTTI, Cecília, 2012. A história da dança. Disponível em: http://ceciliabazzottihistoriadanca.blogspot.com/2012/05/danca-na-grecia-e-contexto-historico.html Acessado em: 28/05/2019 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 130p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf Acessado em: 25/05/2019. CABRAL, Lara Cristina. Linha de frente das bandas marciais em Goiânia- corpo coreográfico- como surgiu e onde estamos? Trabalho apresentado para obtenção do título de Pós-graduação Lato Sensu em Pedagogias da Dança II pelo Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada (CEAFI/ PUC - GO) Goiânia, 2012. CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Et. al. Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomson, 2004. CORRÊA, Elizeu de Miranda. Linhas de frente das bandas marciais de São Paulo: memorias, tensões e negociações (1957-2000). 2015. 403f. Tese (doutorado em História social)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2016. FREIRE, Paulo. Gil, Antonio Carlos Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008 LAKATOS, Eva Maria Fundamentos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi. – 5. Ed. – São Paulo: Atlas 2003. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/05/03/lei-inclui-artes-visuais-danca-musica-e-teatro-no-curriculo-da-educacao-basica Acessado em: 23/05/2019 . MARQUES, Isabel. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez 1999. ________________. Dançando na escola. 2º ed. São Paulo Cortez, 2003. _______________. Linguagem Da Dança: Arte E Ensino. São Paulo: Digitexto, 2010. MARQUES, Isabel. Fabio Brazil. Arte para que? 2° ed. São Paulo: Cortez: 2014. MUNDIM, Ana Carolina. O que é coreografia. In. A Cena em Foco: Artes Coreográficas em Tempos Líquidos. Marcia Almeida (Org.). Brasília: Editora IFB, p.23-47, 2015. NASCIMENTO, Diovanna. Um olhar reflexivo sobre os fazeres da linha de frente n\z escolas em Goiás. Trabalho de conclusão de curso apresentado no Instituto Federal de educação de Goiás, Goiás 2017. PINTO, Amanda da Silva. Dança como área de conhecimento: dos PCNs à sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. Travessia/Fapeam, 2015. REGULAMENTO GERAL CAMPEONATO AMAZONENSE DE BANDAS E FANFARRAS – 2019 SANTOS, Prof. Ms. Luiz Fernando Amaral. APOSTILA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA II. Itapeva, 2006. SILVA, Pollyanna França. Balizas de bandas escolares: a evolução das técnicas e dos conceitos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiás 2014. STRAZZACAPA, Marcia. Entre a arte e docência: A formação do artista em dança/Marcia Strazzacappa e Carla Morandi,- Campinas, SP: Papirus, 2006, (Coleção Ágere) TADRA, Debora Sicupira Aruá [et al.]. Linguagem da dança /– Curitiba: Ibpex,2009.pt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons