DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Sebastiana Feitoza de-
dc.date.available2020-04-05-
dc.date.available2020-04-06T18:58:21Z-
dc.date.issued2017-11-23-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2526-
dc.description.abstractThis analysis aims to disseminate the experience report in a public school in Manaus, in which the Dramatized Reading was object of research and had its genesis in the discipline of Supervised Stage III. Here I describe in a simplistic way how the process of Reading Dramatic in the classroom with the students of the 1st year of High School. The methodology used to compose this research was in the first moment of observation, after which the exercises and body and voice exercises were proposed and practiced. The result here was considered satisfactory by the perspective created during the process and by the conclusion appropriate to the reality of each student / actor. I used as theoretical foundation the following authors: Sábato Magaldi, Ricardo Japiassu, Patrícia Leonardelli, Ingrid Koudela, Vera Teixeira Aguiar, Paulo Freire among others.Key Words: Dramatized Reading, Experience Report and Theater in school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura Dramatizadapt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectTeatro na escola.pt_BR
dc.titleLeitura dramatizada : relato de experiência de estágio em uma escola pública,.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-06T18:58:21Z-
dc.contributor.advisor1Silva , Francenilza Viana de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925753652964975pt_BR
dc.contributor.referee1Silva , Francenilza Viana de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925753652964975pt_BR
dc.contributor.referee2Santos , Daniely Peinado dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951437006059198pt_BR
dc.contributor.referee3Nogueira , Carolina Cecília Carvalho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9649425721344718pt_BR
dc.description.resumoEsta análise tem como objetivo difundir o relato de experiência em uma escola pública de Manaus, na qual a Leitura Dramatizada foi objeto de pesquisa e teve sua gênese na disciplina de Estágio Supervisionado III. Aqui descrevo em caráter simplista como se deu o processo de Leitura Dramática em sala de aula com os alunos do 1º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada para compor esta pesquisa foi num primeiro momento de observação, em seguida foram propostos e praticados exercícios, voltados para o corpo e voz. O resultado aqui contado foi considerado satisfatório pela perspectiva criada durante o processo e pela conclusão cabível à realidade de cada aluno/ator. Utilizei como fundamentação teórica os seguintes autores: Sábato Magaldi, Ricardo Japiassu, Patrícia Leonardelli, Ingrid Koudela, Vera Teixeira Aguiar, Paulo Freire entre outros. Palavras-chaves: Leitura Dramatizada, Relato de experiência e Teatro na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAGUIAR, Vera Teixeira. A leitura em sua dimensão histórica e social: as competências do leitor. Revista Ciência & Letras, Porto Alegre, Nº. 20/1997 – P. 143-9. ARAÙJO, Antônio. A gênese da vertigem: o processo de criação de o paraíso perdido. São Paulo. Perspectiva, 2011. BARBA, Eugenio. Queimar a Casa: origens de um diretor. São Paulo. Perspectiva,2010. BARBOSA, Ana Mae. Arte- educação: Leitura no subsolo. São Paulo. Cortez 2013. BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. São Paulo. Martins fontes, 2011. CAREGNATO, Caroline. Modernidade e Pós-modernidade no ensino e aprendizagem de arte. Manaus. Editora da UEA, 2016. FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo. Annablume, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987. GAYOTTO, Lucia Helena. Voz Partitura da Ação: São Paulo: Plexus editora, 2002. GLORINHA, Beuttenmuller; LAPORT, Nelly. Expressão Vocal e Expressão Corporal. Rio de Janeiro: Enelivros Editora e Livraria Ltda, 1992. GUENÓUN, Denis. A exibição das palavras: Uma ideia (politica) de teatro. Rio de Janeiro. Teatro do Pequeno Gesto, 2003. GRANERO, Vic Vieira. Como usar o Teatro na sala de aula. São Paulo. Editora Contexto, 2011. KOUDELA, Ingrid – Jogos Teatrais. São Paulo. Perspectiva, 1984 JAPIASSU, Ricardo Otoni Vaz. Metodologia do ensino em teatro. SÃO Paulo. Papirus, 2001. LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo. Cosac Naify, 2007. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 34 LEONARDELLI, Patrícia. O Ator sem espetáculo. São Paulo. Sala Preta PPGAC,2002. MAGALDI, Sábato. O Texto no Teatro. São Paulo. Perspectiva, 1989. PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1997. QUINTERO, Eudósia Acuna. Estética da Voz: uma voz para o ator: São Paulo, 2007. REVERBEL, Olga - Jogos Teatrais na Escola. São Paulo. Editora Scipione, 1989. REWALD, Rubens. Dramaturgia: o texto e tudo mais ao redor. São Paulo. Sala Preta PPGAC,2010. ROSA, Gideon Alves. Leitura Dramática: um recurso para revelação do texto. Dissertação de Mestrado em Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia. Salvado, 2006. ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo. Perspectiva, 2010. ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998. SOUZA, Harlon Homem de Lacerda. Dramaturgia Histórica. Ceará. Biblioteca Digital do Nettli.Vol.3., 2011. STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da Personagem: Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1986. ---------------------------------------- A preparação do Ator. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2013. SLADE, Peter – O Jogo Dramático Infantil. São Paulo, Summus Editora, 1978. SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo. Perspectiva, 2010. SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno. São Paulo. Cosac Naify, 2011. ZATTI, Vicente. Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2007.pt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEITURA DRAMATIZADA Relato de experiência de estágio em uma escola pública.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons