DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2525
Título: Diálogos sobre o projeto teatro-educação na escola : uma experiência nas escolas do ensino fundamental I da SEMED
Autor(es): Brandão, Sebastiana Colares
Orientador(es): Silva , Francenilza Viana de Souza
Palavras-chave: Teatro-Educação, Políticas públicas, Docência.;Teatro-Educação, Políticas públicas, Docência.
Data do documento: 22-Nov-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A presente pesquisa tem como tema: Diálogos sobre o projeto teatro-educação: uma experiência nas escolas do ensino fundamental I da SEMED, Que teve vigência de 2009 a 2013. Trata-se de uma pesquisa descritiva e dialógica que objetiva investigar o desenvolvimento do Projeto-Teatro Educação na escola e todas as suas ações em seu respectivo período de vigência, além de analisar os desdobramentos do projeto no que tange o ensino do teatro em escolas de ensino fundamental na cidade de Manaus. Passando pela implementação e desenvolvimento em algumas escolas que sediaram os festivais de mostra teatrais, como também o idealizador do projeto o artista professor José Iram Lamego. Os principais teóricos usados para embasar este trabalho foram; Ricardo Japiassu, Ana Mae Barbosa, PCN, Narciso Telles, Flávio Desgranges e Marcos Bulhõs. Os mesmos foram fundamentais na fundamentação teórica no que tange o ensino de arte e de teatro propriamente dito. Como também John Dewey, que foi um dos principais teóricos na pesquisa, no que se refere a políticas Públicas voltados para a educação. Se tratando de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, a parte metodológica da pesquisa foi fundamentada por Antonio Chizzotti e Cecília Minayo. PALAVRAS – CHAVES: Teatro-Educação, Políticas públicas, Docência.
Abstract: The present research has as its theme: Theater-Education Project: an experience of theatrical experiences in elementary schools dialogues about the theater-education project: an experience in the elementary schools of SEMED, which had a validity from 2009 to 2013. It treats it is a descriptive and analytical research that aims to investigate the development of Project-Theater Education and all its actions in its respective period of validity, in addition to analyzing the unfolding of the project, regarding the teaching of theater in elementary schools in the city of Manaus. Going by the implementation and development in some schools that hosted the theatrical shows festivals, as well as the idealizer of the project the artist professor José Iram Lamego. Keywords: Theater - Education, Public Policies, Teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2525
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons