DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2525
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrandão, Sebastiana Colares-
dc.date.available2020-04-05-
dc.date.available2020-04-06T18:56:17Z-
dc.date.issued2017-11-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2525-
dc.description.abstractThe present research has as its theme: Theater-Education Project: an experience of theatrical experiences in elementary schools dialogues about the theater-education project: an experience in the elementary schools of SEMED, which had a validity from 2009 to 2013. It treats it is a descriptive and analytical research that aims to investigate the development of Project-Theater Education and all its actions in its respective period of validity, in addition to analyzing the unfolding of the project, regarding the teaching of theater in elementary schools in the city of Manaus. Going by the implementation and development in some schools that hosted the theatrical shows festivals, as well as the idealizer of the project the artist professor José Iram Lamego. Keywords: Theater - Education, Public Policies, Teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatro-Educação, Políticas públicas, Docência.pt_BR
dc.subjectTeatro-Educação, Políticas públicas, Docência.pt_BR
dc.titleDiálogos sobre o projeto teatro-educação na escola : uma experiência nas escolas do ensino fundamental I da SEMEDpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-06T18:56:17Z-
dc.contributor.advisor1Silva , Francenilza Viana de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925753652964975pt_BR
dc.contributor.referee1Silva , Francenilza Viana de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925753652964975pt_BR
dc.contributor.referee2Santos , Daniely Peinado dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951437006059198pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Eneila Almeida dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema: Diálogos sobre o projeto teatro-educação: uma experiência nas escolas do ensino fundamental I da SEMED, Que teve vigência de 2009 a 2013. Trata-se de uma pesquisa descritiva e dialógica que objetiva investigar o desenvolvimento do Projeto-Teatro Educação na escola e todas as suas ações em seu respectivo período de vigência, além de analisar os desdobramentos do projeto no que tange o ensino do teatro em escolas de ensino fundamental na cidade de Manaus. Passando pela implementação e desenvolvimento em algumas escolas que sediaram os festivais de mostra teatrais, como também o idealizador do projeto o artista professor José Iram Lamego. Os principais teóricos usados para embasar este trabalho foram; Ricardo Japiassu, Ana Mae Barbosa, PCN, Narciso Telles, Flávio Desgranges e Marcos Bulhõs. Os mesmos foram fundamentais na fundamentação teórica no que tange o ensino de arte e de teatro propriamente dito. Como também John Dewey, que foi um dos principais teóricos na pesquisa, no que se refere a políticas Públicas voltados para a educação. Se tratando de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, a parte metodológica da pesquisa foi fundamentada por Antonio Chizzotti e Cecília Minayo. PALAVRAS – CHAVES: Teatro-Educação, Políticas públicas, Docência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARBOSA, Ana Mae Formação docente, ensinos da arte no Brasil e seus aspectos metodológicos. Ed. 2. 2011 ___________________. John Dewey e o ensino da arte no Brasil, 5ª edição-São Paulo : Cortez 2002. BRASIL, constituição da república federativa do Brasil. Brasilia, DF senado federal :centro gráfico: 1988. BULHÕES, Marcos. o professor como mestre encenador, 1ª edição de 2003. BIASOLI, Carmem Lúcia Abadie. A formação do professor de arte: Do ensaio à encenação. 2º edição, Papirus, Campinas-sp. 1999. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Pararâmetros Curriculares Nacionais: arte/ Secretaria de Educação fundamental. Brasil: MEC/SEF, 1997, 130P. BRASIL. Constituição (1988 ) constituição da república federativa do Brasil. Brasília, DF: senado federal: centro gráfico, 1988 p.407 CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisas qualitativas em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador, São Paulo: Hucitec 2010. JAPIASSU, Ricardo Ottony Vaz. Metodologia do ensino do Teatro, Campinas-SP: Papirus, 2001.- (coleção Ágere). MINAYO, Cecília de Souza. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. (org): Suely ferreira Deslandes: Romeu Gomes – Petrópolis, Rj: Vozes. 2016. (série manuais acadêmicos) OLIVEIRA, Adão . Francisco de. Política Públicas Educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. In: Oliveira, Adão Francisco de. Fronteiras da Educação: Tecnologias e política. Goiânia-Goias: PUC Goiás,2010. PARANAGUÁ, Arão. Visões da ilha: apontamentos sobre teatro e educação. São Luíz, 2003. SOUZA, Celina. Políticas Públicas: Questões temáticas de pesquisa.caderno CHR, Slavador, n. 39, julho/dez. 2003. TELLES, Narciso. Pedagogia de Teatro: Práticas contemporâneas na sala de aula. (org.) – Campinas, São Paulo: papirus, 2013 – (coleção Ágere). RICARDO, Japiassu Ottony Vaz. Metodologia do ensino do Teatro, Campinas-SP: Papirus, 2001.- (coleção Ágere). 55 http://teatrodaperiferia.blogspot.com.br/p/cias-de-teatro-associadas.html. acesso em 07/11/2017.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons