DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2519
Titel: Interdisciplinaridade e dança como mediadoras do processo ensino aprendizagem
Autor(en): Lima, João Wilkson Mourão
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Maria do Perpetuo Socorro Nobrega
Stichwörter: Educação;Interdisciplinaridade;Artes
Erscheinungsdatum: 17-Dez-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho traz em sua abordagem a dança como objeto de pesquisa, visando reconhecer a mediação entre ela e outros componentes da arte e disciplinas do ensino básico em uma escola na periferia da cidade de Manaus. O estudo fundamenta-se no processo didático e metodológico aplicado nas práticas diárias do ensino do professor em consonância com os norteadores (Lei de Diretrizes e Bases, Parâmetros Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares de Artes, Base Nacional Comum Curricular, Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio) das matrizes que compõe os componentes curriculares do ensino básico na execuções do educar na escola. A fundamentação teórica está embasada por diversos teóricos e estudiosos da área de interdisciplinaridade, arte/dança e arte-educação, dentre estes destaca-se Fazenda (1998), Fortes (2014), entre outros, apresentando no primeiro capítulo minucias focadas no conceito da interdisciplinaridade, suas práticas e perspectivas para o ensino coletivo, visando agregar conhecimento e participações importantes no processo educativo. No segundo momento aborda-se o fazer arte interdisciplinando com outras disciplinas e contextos afim de proporcionar artes para os discentes de forma claro e compreensiva, a ponto de despertar novos valores na vida escolar e pessoal. Embasando-se por Marques (2003), Penna (2012), Tadra (2009), e demais pesquisadores de arte-educação, vemos claros caminhos no que tange ao fazer arte na escola, as propostas e experimentações do corpo e do conhecimento cognitivo. Assim, com o intuito de elucidar os caminhos e perspectivas do ensino da dança no contexto artes no ambiente escolar e sua maneira de se relacionar com os demais conteúdos e disciplinas do currículo. Ainda no fim do segundo capitulo apresenta-se o processo metodológico e interlocução sujeito campo dando visibilidade ao objeto de estudo, posteriormente a análise e discussão dos dados, e por fim as considerações finais e recomendações , pautadas em métodos e técnicas desenvolvidas e experimentadas segundo o contexto vivido em campo, onde identificamos que o referente estudo é de suma importância para discussões acerca do contexto social, cultural e político que integra o processo de educar através de dança e arte, ressalta-se que o estudo também contribuirá com a estruturação e enriquecimento de outros trabalhos acadêmicos voltados a história e a educação, dança e artes em um contexto amplo no ambiente educativo. Palavras-chave: Educação; Dança; Interdisciplinaridade; Artes.
Zusammenfassung: This work brings in its approach the dance as object of research, aiming to recognize the mediation between it and other components of the art and subjects of the basic education in a school in the outskirts of the city of Manaus. The study is based on the didactic and methodological process applied in the daily teaching practices of the teacher in line with the guiding parents and executions of schooling. The theoretical foundation is based on several theorists and scholars in the area of interdisciplinarity, art / dance and art education, among them the following are Fazenda (1998), Fortes (2014), among others, presenting in the first chapter details focused on the understanding of interdisciplinarity, its actions and perspectives for collective teaching, aiming to add knowledge and important participations in the educational process. In the second moment, it is approached to make art interdisciplinary with other contents and contexts in order to provide arts to the students in a clear and comprehensive way, to the point of embedding values in school and personal life. Based on Marques (2003), Penna (2012), Tadra (2009), and other art education researchers, we see clear paths when it comes to making art in school, the proposals and experiments of the body and cognitive knowledge. Thus, in order to elucidate the ways and perspectives of dance teaching in the arts context in the school environment and its way of relating to other contents and disciplines of the curriculum. Still at the end of the second chapter, the methodological process and subject-field dialogue are presented, giving visibility to the object of study, later the analysis and discussion of the data, and finally the final considerations and recommendations, based on methods and techniques developed and lived according to context lived in the field, where we identified that the referred study is of paramount importance for discussions about the social, cultural and political context that integrates the process of educating through dance and art, it is emphasized that the study will also contribute to the structuring and enrichment. from other scholarly works on history and education, dance and the arts in a broad context in the educational environment. Keywords: Education; Dance; Interdisciplinarity; Art
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2519
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Interdisciplinaridade e dança como mediadoras do processo ensino aprendizagem.pdf497,51 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons