DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2511
Título: Dança na escola: da lei à prática
Autor(es): Pimenta, Nívea da Costa
Orientador(es): Abreu, Jeanne Chaves de
Palavras-chave: Dança na escola;Legislação
Data do documento: 16-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O ensino da dança no âmbito escolar apresenta uma significativa contribuição para a formação e desenvolvimento do ser social. Tem como objetivo geral analisar a dança como formadora na educação do ser social a partir dos documentos orientadores e normativos que a legitimam no âmbito escolar, verificando a participação dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco. Como objetivos específicos: perceber as possibilidades da dança como formadora na educação do ser social; identificar os documentos orientadores e normativos que legitimam a dança no Ensino Fundamental I e verificar a percepção dos alunos diante de uma aula em que a dança é a linguagem principal. A metodologia com abordagem de cunho quali-quantitativo é do tipo exploratória e descritiva, com métodos baseado em fontes secundárias, de caráter bibliográfico e análise documental, e as fontes primárias obtidas por meio de observação e aplicação de questionários e entrevista. Após a coleta de dados, foram realizadas as análises por meio da sistematização dos resultados em gráficos e quadros, realizando a interpretação dos mesmos com base em teóricos que contextualizam a dança na escola. Desta feita, constatou-se que o ensino da dança no âmbito escolar é legítimo e capaz de alterar desentendimentos, permitindo a criticidade, reflexão, e o fazer artístico, contribuindo para o desenvolvimento físico, cognitivo e social, não podendo deixar de citar a sua influência cultural e política que também se relacionam na formação do ser social. Palavras-chaves: Dança na escola; legislação; ser social.
Abstract: The teaching of dance in the school environmental context presents itself a significant contribution to the formation and development of the social being. The research aims to analyze the dance as enabler in the education of the social being from the guiding and normative documents that legitimize it in the school environment, verifying the participation of the students of the 3rd year of Elementary School of the Bradesco Foundation School of Basic and Professional Education. And as specific objectives: recognize the possibilities of dance as a enabler in the education of the social being; identify the guiding and normative documents that legitimize dance in Elementary School and verify the students' perception in front of a class in which dance is the main language. The methodology used qualitative and quantitative approach is categorized as exploratory and descriptive, with methods based on secondary sources, bibliographic and documentary analysis, and the primary sources obtained through observation and application of questionnaires and consultations. After data collection, the analyzes were performed through the systematization of the results in graphs and charts, performing the data interpretation based on theorists that contextualize the dance in school environment. Therefore, it was found that the teaching of dance in the school is legitimate and capable of resolving disagreements, allowing criticality, reflection, and artistic doing, contributing to both physical, cognitive and social development, and cannot fail to mention the their cultural and political influence that also relate. Keywords: Dance at school; legislation; social being
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2511
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança na escola - da lei à pratica.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons