DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2506
Título: Dos galpões dos bumbás de Parintins à aprendizagem de ciência: uma reflexão acerca do fazer artístico e suas implicações no contextos escolar
Autor(es): Silva, Suhellen Martins da
Orientador(es): Cunha, Aldeneia Soares da
Palavras-chave: Saber cultural;Práticas pedagógicas;Arte;Ciência
Data do documento: 3-Abr-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente estudo teve como objetivo relacionar os diversos saberes do enfoque sociocultural apreendidos nos galpões dos bumbás de Parintins e sua influência no processo da educação formal e suas práticas pedagógicas. Diante da complexidade desse espaço artístico e cultural, o estudo foi desenvolvido conforme objeto traçado que propõe saber: como acontece a aprendizagem em consonância com as manifestações de diversos saberes apreendidos nos galpões e se esses se relacionam com a aprendizagem de ciências em sala de aula? A estrutura textual se organiza em quatro (04) capítulos. O primeiro capítulo vem com uma abordagem teórica que discute o conceito de cultura, inserindo no Festival Folclórico de Parintins e suas características, a relação entre cultura, ciência, aprendizagem. Da ânsia humana pelo saber e como este saber se deu ao longo da história. O segundo capítulo, é dedicado ao percurso metodológico, oferece uma percepção geral dos métodos de abordagem, dos procedimentos e técnicas empregados durante a pesquisa e seus participantes: artistas, discentes e docentes, imprescindíveis no processo de investigação desse estudo. O terceiro capítulo apresenta a construção de conhecimentos adquiridos nos galpões dos bumbás pelos artistas de ponta1 e suas concepções quanto a relação com a educação formal. E no quarto e último capítulo, destacamos as percepções de alunos e professores sobre a influência dessa manifestação cultural no contexto escolar
Abstract: This study aimed to relate the diverse knowledges of the sociocultural approach seized in the sheds of Bumbás Parintins and its influence in the process of formal education and pedagogical practices. Given the complexity of the artistic and cultural space, the study was developed as outlined object that proposes to know: How line with the learning takes place in the demonstrations of different knowledges seized in sheds and these are related to science learning in the classroom? The textual structure is organized into four (04) chapters. The first one comes with a theoretical approach that discusses the concept of culture by entering the Parintins Folklore Festival and its characteristics, the relationship between culture, science, learning. The human craving for knowledge and how this knowledge was given throughout history. The second chapter is devoted to the methodological approach, it offers a general perception of the approach of methods, procedures and techniques employed during the survey and its participants: artists, students and teachers, essential in the investigation of this study process. The third chapter presents the construction of knowledge acquired in the sheds of Bumbás by leading artists¹ and conceptions as the relationship with formal education. And the fourth and final chapter, we highlight the perceptions of students and teachers about the influence of this cultural event in the school context.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2506
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons