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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Suhellen Martins da-
dc.date.available2020-04-03-
dc.date.available2020-04-02T23:08:35Z-
dc.date.issued2016-04-03-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2506-
dc.description.abstractThis study aimed to relate the diverse knowledges of the sociocultural approach seized in the sheds of Bumbás Parintins and its influence in the process of formal education and pedagogical practices. Given the complexity of the artistic and cultural space, the study was developed as outlined object that proposes to know: How line with the learning takes place in the demonstrations of different knowledges seized in sheds and these are related to science learning in the classroom? The textual structure is organized into four (04) chapters. The first one comes with a theoretical approach that discusses the concept of culture by entering the Parintins Folklore Festival and its characteristics, the relationship between culture, science, learning. The human craving for knowledge and how this knowledge was given throughout history. The second chapter is devoted to the methodological approach, it offers a general perception of the approach of methods, procedures and techniques employed during the survey and its participants: artists, students and teachers, essential in the investigation of this study process. The third chapter presents the construction of knowledge acquired in the sheds of Bumbás by leading artists¹ and conceptions as the relationship with formal education. And the fourth and final chapter, we highlight the perceptions of students and teachers about the influence of this cultural event in the school context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaber culturalpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.titleDos galpões dos bumbás de Parintins à aprendizagem de ciência: uma reflexão acerca do fazer artístico e suas implicações no contextos escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-02T23:08:35Z-
dc.contributor.advisor1Cunha, Aldeneia Soares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2859351350019658pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Aldeneia Soares da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2859351350019658pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Maria Almerinda de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590755531194676pt_BR
dc.contributor.referee3Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7097751713501104pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo relacionar os diversos saberes do enfoque sociocultural apreendidos nos galpões dos bumbás de Parintins e sua influência no processo da educação formal e suas práticas pedagógicas. Diante da complexidade desse espaço artístico e cultural, o estudo foi desenvolvido conforme objeto traçado que propõe saber: como acontece a aprendizagem em consonância com as manifestações de diversos saberes apreendidos nos galpões e se esses se relacionam com a aprendizagem de ciências em sala de aula? A estrutura textual se organiza em quatro (04) capítulos. O primeiro capítulo vem com uma abordagem teórica que discute o conceito de cultura, inserindo no Festival Folclórico de Parintins e suas características, a relação entre cultura, ciência, aprendizagem. Da ânsia humana pelo saber e como este saber se deu ao longo da história. O segundo capítulo, é dedicado ao percurso metodológico, oferece uma percepção geral dos métodos de abordagem, dos procedimentos e técnicas empregados durante a pesquisa e seus participantes: artistas, discentes e docentes, imprescindíveis no processo de investigação desse estudo. O terceiro capítulo apresenta a construção de conhecimentos adquiridos nos galpões dos bumbás pelos artistas de ponta1 e suas concepções quanto a relação com a educação formal. E no quarto e último capítulo, destacamos as percepções de alunos e professores sobre a influência dessa manifestação cultural no contexto escolarpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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