DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2473
Título: Reflexão a respeito dos saberes pedagógicos de professores de Música atuantes em Manaus
Autor(es): Gama, Nathália Guedes
Orientador(es): Caregnato , Caroline
Palavras-chave: Saberes docentes;Graduados e graduandos em bacharelado e licenciatura;Professores sem formação superior em música
Data do documento: 13-Dez-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar os saberes docentes que um grupo de professores atuantes no ensino de música (mais especificamente de instrumento) em Manaus acredita possuir, e entender como se mobilizam esses saberes. O método escolhido para o desenvolvimento desse trabalho foi o questionário (survey). Participaram dessa pesquisa cinco professores nas categorias de graduados e graduandos em licenciatura em música, graduados e graduandos em bacharelado em música e professores sem formação superior em música. No que se refere ao referencial teórico utilizamos os estudos de Tardif e Gauthier, complementados por autoras específicas da música. Como resultado, concluímos que apesar de sua formação voltada especificamente à performance, o bacharel e o bacharelando foram os que mais apresentaram saberes apontados pelos autores da educação geral e da música. Em relação ao licenciado e licenciando, podemos afirmar que ainda que sua grade curricular ofereça conhecimentos pedagógicos, tanto na teoria quanto na prática, este professor não mencionou tantos saberes docente quanto o esperado. Já o professor de música sem formação superior, demonstrou que seus saberes docentes estão vinculados a experiências cotidianas, pois ao que tudo indica, os professores mobilizam saberes à medida que enfrentam dificuldades em seu cotidiano. Com este trabalho realizado espero ter contribuído para uma reflexão sobre os saberes necessários aos professores de música e resultando em um enriquecimento pessoal e profissional para todos os envolvidos no cenário da educação musical. Palavras-chave: Saberes docentes. Graduados e graduandos em bacharelado e licenciatura. Professores sem formação superior em música.
Abstract: The present work has as objective to investigate the teaching knowledge of a group of music teachers in Manaus (more specifically of an instrument) considers to possess and to understand how these knowledge are mobilized. The method chosen for the development of this work was the survey. Five teachers in the categories of undergraduate, and undergraduate students in music licentiate, undergraduate and undergraduate students in music bachelor and non-graduate teachers in music participated in this research. With regard to the theoretical reference, we use the studies of Tardif and Gauthier, complemented by specific authors of music education. As a result, it was concluded that even with their formation focused on musical performance, the bachelors were the ones who presented the most knowledge pointed out by the authors of general and music education. In relation to the music licentiate and music licentiate student, we can affirm that although their curricular grade offers pedagogic knowledge, both in theory and in practice, this kind of teacher did not present as much knowledge as expected. The teacher of music without higher education has demonstrated that his teaching knowledge is linked to everyday experiences, thus it seems that they gather knowledge as they face difficulties in their daily practice. This work is expected to contribute to a reflection on the knowledge needed by music teachers resulting in a personal and professional enrichment for all involved in the music education scenario. Keywords: Teachers' knowledge. Undergraduates in licentiate degree and bachelor degree. Teachers without higher education in music.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2473
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REFLEXÃO A RESPEITO DOS SABERES PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES DE MÚSICA ATUANTES EM MANAUS.pdf214,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons