DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGama, Nathália Guedes-
dc.date.available2020-04-01-
dc.date.available2020-03-31T23:11:13Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2473-
dc.description.abstractThe present work has as objective to investigate the teaching knowledge of a group of music teachers in Manaus (more specifically of an instrument) considers to possess and to understand how these knowledge are mobilized. The method chosen for the development of this work was the survey. Five teachers in the categories of undergraduate, and undergraduate students in music licentiate, undergraduate and undergraduate students in music bachelor and non-graduate teachers in music participated in this research. With regard to the theoretical reference, we use the studies of Tardif and Gauthier, complemented by specific authors of music education. As a result, it was concluded that even with their formation focused on musical performance, the bachelors were the ones who presented the most knowledge pointed out by the authors of general and music education. In relation to the music licentiate and music licentiate student, we can affirm that although their curricular grade offers pedagogic knowledge, both in theory and in practice, this kind of teacher did not present as much knowledge as expected. The teacher of music without higher education has demonstrated that his teaching knowledge is linked to everyday experiences, thus it seems that they gather knowledge as they face difficulties in their daily practice. This work is expected to contribute to a reflection on the knowledge needed by music teachers resulting in a personal and professional enrichment for all involved in the music education scenario. Keywords: Teachers' knowledge. Undergraduates in licentiate degree and bachelor degree. Teachers without higher education in music.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectGraduados e graduandos em bacharelado e licenciaturapt_BR
dc.subjectProfessores sem formação superior em músicapt_BR
dc.titleReflexão a respeito dos saberes pedagógicos de professores de Música atuantes em Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T23:11:13Z-
dc.contributor.advisor1Caregnato , Caroline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638767577242874pt_BR
dc.contributor.referee1Caregnato , Caroline-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638767577242874pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1094417327647232pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo investigar os saberes docentes que um grupo de professores atuantes no ensino de música (mais especificamente de instrumento) em Manaus acredita possuir, e entender como se mobilizam esses saberes. O método escolhido para o desenvolvimento desse trabalho foi o questionário (survey). Participaram dessa pesquisa cinco professores nas categorias de graduados e graduandos em licenciatura em música, graduados e graduandos em bacharelado em música e professores sem formação superior em música. No que se refere ao referencial teórico utilizamos os estudos de Tardif e Gauthier, complementados por autoras específicas da música. Como resultado, concluímos que apesar de sua formação voltada especificamente à performance, o bacharel e o bacharelando foram os que mais apresentaram saberes apontados pelos autores da educação geral e da música. Em relação ao licenciado e licenciando, podemos afirmar que ainda que sua grade curricular ofereça conhecimentos pedagógicos, tanto na teoria quanto na prática, este professor não mencionou tantos saberes docente quanto o esperado. Já o professor de música sem formação superior, demonstrou que seus saberes docentes estão vinculados a experiências cotidianas, pois ao que tudo indica, os professores mobilizam saberes à medida que enfrentam dificuldades em seu cotidiano. Com este trabalho realizado espero ter contribuído para uma reflexão sobre os saberes necessários aos professores de música e resultando em um enriquecimento pessoal e profissional para todos os envolvidos no cenário da educação musical. Palavras-chave: Saberes docentes. Graduados e graduandos em bacharelado e licenciatura. Professores sem formação superior em música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Rosane Cardoso. Um estudo sobre os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano. Porto Alegre: Lume – repositório digital da UFRGS, 2005. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Disponível em < http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/105220> acesso 24 nov. 2017 PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional 14.ed. – Petrópolis: vozes, 2012. WEBER, Vanessa. Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis. Santa Maria: Manancial - repositório digital da UFSM, 2014. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Artes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014. Disponível em < http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7147> acesso 19 set. 2017. WEBER, Vanessa; GARBOSA, Luciane. Ensaio sobre os saberes docentes do bacharel professor de instrumento. Música em perspectiva, Santa Maria, 7v. n.1, p. 30 -56, junho 2014. Disponível em < revistas.ufpr.br/musica/article/download/38132/23287> acesso 20 nov. 2017.pt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons