DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2470
Título: Memorização de repertório musical : estratégias de memorização à disposição do intérprete
Autor(es): Silva, Caíque André Carriel da
Orientador(es): Caregnato, Caroline
Palavras-chave: Memorização;Estratégias;Performance;Guias de execução;Roger Chaffin
Data do documento: 13-Dez-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa fez um levantamento de referencial teórico para compreender o que é a memória e como ela funciona, e quais são as estratégias de memorização musical mais recorrentes na literatura. O objetivo geral que norteia esse trabalho é “investigar estratégias para memorização de repertório musical, segundo Chaffin”, e os objetivos específicos são “reconhecer o que se entende por memória e como ela funciona”, e “identificar quais são as principais estratégias de memorização de repertório musical que podem ser estabelecidas a partir da literatura”. Essa pesquisa se justifica por responder questões pessoas a pratica da memorização de repertório. Além disso pode vir a contribuir como aparato teórico para auxilio de alunos e professores nas aulas e na prática diária de estudo. Os resultados dessa pesquisa, além de compreender o funcionamento da memória e o método de memorização de Roger Caffin, baseado em guias de execução, também me aguçaram o interesse em agregar a pesquisa na prática musical. As estratégias de memorização musical são ferramentas muito poderosas e eficientes para que performances de “memória” sejam mais seguras e alcancem altos níveis interpretativos. PALAVRAS-CHAVE: memorização, estratégias, performance, guias de execução, Roger Chaffin.
Abstract: This research made a theoretical reference investigation presented as necessary to understand what memory is and the mechanisms involved in its development. The general objective of this work is to investigate strategies for musical repertoire memorization, and the specific objectives are to recognize what is meant by memory, how it works and to identify the main memory strategies of musical repertoire that can be recognized from the specific literature. This research is justified by answering personal questions to the practice of repertory memorization. In addition, it can serve as a theoretical set to help students and teachers during classes and in their daily study practices. The results of this research, in addition to understanding the memory mechanisms and the method of memorizing based on guides of execution proposed by Roger Caffin, also sharpened my interest to apply this knowledge in my personal musical practice. Music memorization strategies are very powerful and efficient tools for performances from memory to be safer and reach high levels of interpretation. KEYWORDS: memorization, strategies, performance, guides of execution, Roger Chaffin.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2470
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEMORIZAÇÃO DE REPERTÓRIO MUSICAL ESTRATÉGIAS DE MEMORIZAÇÃO À DISPOSIÇÃO DO INTÉRPRETe.pdf310,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons