DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Caíque André Carriel da-
dc.date.available2020-04-01-
dc.date.available2020-03-31T23:05:30Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2470-
dc.description.abstractThis research made a theoretical reference investigation presented as necessary to understand what memory is and the mechanisms involved in its development. The general objective of this work is to investigate strategies for musical repertoire memorization, and the specific objectives are to recognize what is meant by memory, how it works and to identify the main memory strategies of musical repertoire that can be recognized from the specific literature. This research is justified by answering personal questions to the practice of repertory memorization. In addition, it can serve as a theoretical set to help students and teachers during classes and in their daily study practices. The results of this research, in addition to understanding the memory mechanisms and the method of memorizing based on guides of execution proposed by Roger Caffin, also sharpened my interest to apply this knowledge in my personal musical practice. Music memorization strategies are very powerful and efficient tools for performances from memory to be safer and reach high levels of interpretation. KEYWORDS: memorization, strategies, performance, guides of execution, Roger Chaffin.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemorizaçãopt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectGuias de execuçãopt_BR
dc.subjectRoger Chaffinpt_BR
dc.titleMemorização de repertório musical : estratégias de memorização à disposição do intérpretept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T23:05:30Z-
dc.contributor.advisor1Caregnato, Caroline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638767577242874pt_BR
dc.contributor.referee1Caregnato, Caroline-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9638767577242874pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2089709050615509pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa fez um levantamento de referencial teórico para compreender o que é a memória e como ela funciona, e quais são as estratégias de memorização musical mais recorrentes na literatura. O objetivo geral que norteia esse trabalho é “investigar estratégias para memorização de repertório musical, segundo Chaffin”, e os objetivos específicos são “reconhecer o que se entende por memória e como ela funciona”, e “identificar quais são as principais estratégias de memorização de repertório musical que podem ser estabelecidas a partir da literatura”. Essa pesquisa se justifica por responder questões pessoas a pratica da memorização de repertório. Além disso pode vir a contribuir como aparato teórico para auxilio de alunos e professores nas aulas e na prática diária de estudo. Os resultados dessa pesquisa, além de compreender o funcionamento da memória e o método de memorização de Roger Caffin, baseado em guias de execução, também me aguçaram o interesse em agregar a pesquisa na prática musical. As estratégias de memorização musical são ferramentas muito poderosas e eficientes para que performances de “memória” sejam mais seguras e alcancem altos níveis interpretativos. PALAVRAS-CHAVE: memorização, estratégias, performance, guias de execução, Roger Chaffin.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRAGAGNOLO, Bibiana. Guias de execução para memorização aplicados à interpretação das variações abegg de Robert Shumann, Dissertação (Mestrado em Práticas Interpretativas) – Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2014. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/6622/1/arquivototal.pdf>. Acesso em: 21/8/2017. GERBER, Daniela. Memorização musical: um estudo de estratégias deliberadas, Tese (Doutorado em Práticas Interpretativas) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012. Disponível em: <file:///C:/Users/PLANORTE/Downloads/000858285%20(1).pdf>. Acesso em: 29/8/2017. Snyder, Bob. Memory for Music, In: HALLAM, Susan; CROSS, Ian; THAUT, Michael. The Oxford handbook of music psychology. New York: Oxford University Press. 2016, p.168. ROCHA, Sérgio. de Figueiredo. Memória: uma chave afetiva para o sentido na performance musical numa perspectiva fenomenológica. Per Musi, Belo Horizonte, v. 21, n. 11, p.97-108, 2010. Disponível em: <http://www.musica.ufmg.br/permusi/port/numeros/21/num21_cap_11.pdf.pdf>. Acesso em: 26/7/2017. SILVANO, Lucas. Influência dos guias de execução na otimização do ensino e aprendizado pianístico em jovens. Dissertação (Mestrado em Práticas Interpretativas) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: <http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000014/000014f5.pdf>. Acessado em 8/10/2017.pt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEMORIZAÇÃO DE REPERTÓRIO MUSICAL ESTRATÉGIAS DE MEMORIZAÇÃO À DISPOSIÇÃO DO INTÉRPRETe.pdf310,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons