DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2468
Título: Ensino e aprendizagem de instrumentos musicais e canto coletivo : uma experiência na comunidade indígena Terra Preta, na Zona Rural de Manaus, Amazonas,
Autor(es): Santos, Heronaldo Pereira dos
Orientador(es): Neves , Hirlândia Milon
Palavras-chave: Educação musical;Comunidade indígena;Língua nheengatu
Data do documento: 13-Dez-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade apresentar experiências adquiridas em atividade de ensino de instrumentos musicais diversos e canto coletivo, resultantes de um projeto de ação social realizado por uma instituição religiosa na comunidade indígena Terra Preta, zona rural de Manaus, no Amazonas. Para esta pesquisa busquei compreensão para o tema povo indígena em Luciano (2006); língua indígena Nheengatu em Ávila (2016); Educação musical e suas possíveis contribuições para a formação de um indivíduo em Fonterrada (2008) e, poéticas musicais em Penna (2008). Os procedimentos metodológicos adotados foi o analítico-descritivo, com base na pesquisa ação, com execução do projeto de ensino de música desenvolvido na referida comunidade. Entre os resultados alcançados menciona-se o aprendizado musical, por parte dos envolvidos com os instrumentos violão, bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, teclado e canto coletivo que foram sendo descobertos, pela comunidade, durante o desenvolvimento do projeto. Como resultado, este projeto, para além da formação e capacitação de parcela da comunidade para a prática musical, permitiu através da música, a valorização da língua nativa Nheengatu e, por minha iniciativa junto com comunidade, foi criado o Grupo Musical Mirá Yiá. Iniciativa que resultou na gravação de um CD que, diretamente, contribui para salvaguardar as tradições e a língua nativa, elementos genuínos da comunidade indígena Terra Preta. Palavras-chaves: educação musical; comunidade indígena; língua nheengatu
Abstract: The present work aims to present experiences acquired in the teaching of various musical instruments and collective singing, resulting from a social action project carried out by a religious institution in the indigenous community of Terra Preta, rural area of Manaus, in Amazonas. For this research I sought understanding for the theme indigenous people in Luciano (2006); Nheengatu indigenous language in Ávila (2016); Musical education and its possible contributions to the formation of an individual in Fonterrada (2008) and musical poetry in Penna (2008). The methodological procedures adopted were analytical-descriptive, based on action research, with execution of the music teaching project developed in the said community. Among the results achieved are musical learning, by those involved with the guitar, drums, guitar, electric bass, keyboard and collective singing instruments that were discovered by the community during the development of the project. As a result, this project, in addition to the training and capacity building of the community for the practice of music, has enabled the Nheengatu native language to be appreciated through music and, through my initiative together with the community, the Mirá Yiá Musical Group was created. Initiative that resulted in the recording of a CD that directly contributes to safeguard the traditions and native language, genuine elements of the indigenous community Terra Preta. Keywords: musical education; indigenous community; nheengatu language
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2468
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons