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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Heronaldo Pereira dos-
dc.date.available2020-04-01-
dc.date.available2020-03-31T23:00:50Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2468-
dc.description.abstractThe present work aims to present experiences acquired in the teaching of various musical instruments and collective singing, resulting from a social action project carried out by a religious institution in the indigenous community of Terra Preta, rural area of Manaus, in Amazonas. For this research I sought understanding for the theme indigenous people in Luciano (2006); Nheengatu indigenous language in Ávila (2016); Musical education and its possible contributions to the formation of an individual in Fonterrada (2008) and musical poetry in Penna (2008). The methodological procedures adopted were analytical-descriptive, based on action research, with execution of the music teaching project developed in the said community. Among the results achieved are musical learning, by those involved with the guitar, drums, guitar, electric bass, keyboard and collective singing instruments that were discovered by the community during the development of the project. As a result, this project, in addition to the training and capacity building of the community for the practice of music, has enabled the Nheengatu native language to be appreciated through music and, through my initiative together with the community, the Mirá Yiá Musical Group was created. Initiative that resulted in the recording of a CD that directly contributes to safeguard the traditions and native language, genuine elements of the indigenous community Terra Preta. Keywords: musical education; indigenous community; nheengatu languagept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectComunidade indígenapt_BR
dc.subjectLíngua nheengatupt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de instrumentos musicais e canto coletivo : uma experiência na comunidade indígena Terra Preta, na Zona Rural de Manaus, Amazonas,pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T23:00:50Z-
dc.contributor.advisor1Neves , Hirlândia Milon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363388731375717pt_BR
dc.contributor.referee1Neves , Hirlândia Milon-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363388731375717pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4139414682884244pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como finalidade apresentar experiências adquiridas em atividade de ensino de instrumentos musicais diversos e canto coletivo, resultantes de um projeto de ação social realizado por uma instituição religiosa na comunidade indígena Terra Preta, zona rural de Manaus, no Amazonas. Para esta pesquisa busquei compreensão para o tema povo indígena em Luciano (2006); língua indígena Nheengatu em Ávila (2016); Educação musical e suas possíveis contribuições para a formação de um indivíduo em Fonterrada (2008) e, poéticas musicais em Penna (2008). Os procedimentos metodológicos adotados foi o analítico-descritivo, com base na pesquisa ação, com execução do projeto de ensino de música desenvolvido na referida comunidade. Entre os resultados alcançados menciona-se o aprendizado musical, por parte dos envolvidos com os instrumentos violão, bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, teclado e canto coletivo que foram sendo descobertos, pela comunidade, durante o desenvolvimento do projeto. Como resultado, este projeto, para além da formação e capacitação de parcela da comunidade para a prática musical, permitiu através da música, a valorização da língua nativa Nheengatu e, por minha iniciativa junto com comunidade, foi criado o Grupo Musical Mirá Yiá. Iniciativa que resultou na gravação de um CD que, diretamente, contribui para salvaguardar as tradições e a língua nativa, elementos genuínos da comunidade indígena Terra Preta. Palavras-chaves: educação musical; comunidade indígena; língua nheengatupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



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