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Título: Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manaus
Título(s) alternativo(s): Scientific literacy: a study in the continuing education of teachers in the science at school program in the city of Manaus
Autor(es): Santos, Eduarda Cristina Albuquerque dos
Orientador(es): Costa, Lucinete Gadelha da
Palavras-chave: Alfabetização Científica;Scientific Literacy;Ciência na Escola;Science at school;Indicadores;Indicators
Data do documento: 28-Jun-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SANTOS, Eduarda Cristina Albuquerque dos. Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manaus. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: Esta dissertação é fruto de uma experiência de mão dupla, uma vez que estivemos enquanto participantes do Programa Ciência na Escola (PCE), e anos mais tarde assumindo a função de pesquisadora no Mestrado tendo como o objeto de pesquisa este mesmo programa. Nesse sentido, o PCE emerge a partir de um contexto de aproximação à ciência, onde professores da educação básica recebiam orientações acerca do universo científico, superando o velho estigma de que a teoria difere da prática. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a alfabetização científica na formação continuada de professores no Programa Ciência na Escola. Para isso, utilizamos de análises de documentos e entrevistas semiestruturadas com professores participantes e com a coordenadora geral do PCE. Os resultados apontam para a presença clara dos indicadores de alfabetização científica, de modo que o programa cumpre o papel de perpetuar a ciência na dimensão da escola básica, por meio da apropriação de saberes, participação social, leitura crítica de mundo, de modo que a perspectiva ciência, tecnologia e sociedade foi a válvula precursora desse estudo.
Abstract: This dissertation is the result of a two-way experience, since we were participants in the Science at School Program (PCE), and years later assuming the role of researcher in the Master, having as the object of research this same program. In this sense, the PCE emerges from a context of approach to science, where teachers of basic education received guidance about the scientific universe, overcoming the old stigma that theory differs from practice. The general objective of this research was to analyze the scientific literacy in the continuous formation of teachers in the Science at School Program. For this, we used document analysis and semi-structured interviews with participating teachers and the general coordinator of the PCE. The results point to the clear presence of indicators of scientific literacy, so that the program fulfills the role of perpetuating science in the elementary school dimension, through the appropriation of knowledge, social participation, critical reading of the world, so that perspective science, technology and society was the precursor valve of this study.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2446
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



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