DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Eduarda Cristina Albuquerque dos-
dc.date.available2020-03-26T23:00:30Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Eduarda Cristina Albuquerque dos. Alfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manaus. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2446-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a two-way experience, since we were participants in the Science at School Program (PCE), and years later assuming the role of researcher in the Master, having as the object of research this same program. In this sense, the PCE emerges from a context of approach to science, where teachers of basic education received guidance about the scientific universe, overcoming the old stigma that theory differs from practice. The general objective of this research was to analyze the scientific literacy in the continuous formation of teachers in the Science at School Program. For this, we used document analysis and semi-structured interviews with participating teachers and the general coordinator of the PCE. The results point to the clear presence of indicators of scientific literacy, so that the program fulfills the role of perpetuating science in the elementary school dimension, through the appropriation of knowledge, social participation, critical reading of the world, so that perspective science, technology and society was the precursor valve of this study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectScientific Literacypt_BR
dc.subjectCiência na Escolapt_BR
dc.subjectScience at schoolpt_BR
dc.subjectIndicadorespt_BR
dc.subjectIndicatorspt_BR
dc.titleAlfabetização científica: um estudo na formação continuada de professores no programa ciência na escola no Município de Manauspt_BR
dc.title.alternativeScientific literacy: a study in the continuing education of teachers in the science at school program in the city of Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-26T23:00:30Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee1Kalhil, Josefina Barrera-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3175179523669781pt_BR
dc.contributor.referee2Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7783925207763716pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é fruto de uma experiência de mão dupla, uma vez que estivemos enquanto participantes do Programa Ciência na Escola (PCE), e anos mais tarde assumindo a função de pesquisadora no Mestrado tendo como o objeto de pesquisa este mesmo programa. Nesse sentido, o PCE emerge a partir de um contexto de aproximação à ciência, onde professores da educação básica recebiam orientações acerca do universo científico, superando o velho estigma de que a teoria difere da prática. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a alfabetização científica na formação continuada de professores no Programa Ciência na Escola. Para isso, utilizamos de análises de documentos e entrevistas semiestruturadas com professores participantes e com a coordenadora geral do PCE. Os resultados apontam para a presença clara dos indicadores de alfabetização científica, de modo que o programa cumpre o papel de perpetuar a ciência na dimensão da escola básica, por meio da apropriação de saberes, participação social, leitura crítica de mundo, de modo que a perspectiva ciência, tecnologia e sociedade foi a válvula precursora desse estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesABRAMOWICZ, Mere. Perspectivas de abordagem do currículo no novo milênio. Recife: Bagaço, 2006. AIKENHEAD, Glen S. The social contract of science: Implications for teaching science. STS education: International perspectives on reform, p. 11-20, 1994. AULER, Décio. Alfabetização Científico-Tecnológica: Um Novo “Paradigma”? Ensaio pesquisa em educação em ciências, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2003. AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v. 3, n. 2, p. 122-134, 2001. AZEVEDO, Fernando. Formar leitores: das teorias às práticas. Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2007. BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2016. BRANDI, A. T. E.; GURGEL, C. M. A. A alfabetização Científica e o Processo de Ler e Escrever em Séries Iniciais: Emergências de um Estudo de Investigação. Ação, Ciência & Educação, v.8, n. l, p. 113-125, 2002. BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. CACHAPUZ, António et al. A necessária renovação do ensino das ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. A Pesquisa em Sala de Aula e a Formação de Professores. In Roberto Nardi. A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. CARVALHO, A. M. Pessoa de; VANNUCCHI, A. I A Relação ciência, tecnologia e sociedade na formação de professores. Pensamiento Educativo, Santiago de Chile, v. 24, p. 165-200, 1999. CARVALHO, Anna Maria P. de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria P. de. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, v. 1, p. 1-19, 2013. CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 4 ed. Ijuí: Unijuí, 2006. DOS SANTOS, Wildson Luiz Pereira; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2000. DÍAZ, José Antonio Acevedo. Educación tecnológica desde una perspectiva CTS-Una breve revisión del tema. Didáctica de las Ciencias Experimentales, v. 3, p. 75-84, 1995. DÍAZ, José Antonio Acevedo. Cambiando la práctica docente en la enseñanza de lasciencias através de CTS. Biblioteca Digital da OEI, 1996. DÍAZ, José Antonio. Reflexiones sobre las finalidades de la enseñanza de las ciencias: educación científica para la ciudadanía. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. v. 1, vº 1, pp. 3-15, 2004. DÍAZ, José Antonio Acevedo et al. Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005. FAPEAM – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Disponível em: <http://www.fapeam.am.gov.br/edital-do-programa-ciencia-na-escola-e-lancado-para-municipios-do-am/>. Acesso em: 26 fev. 2017. FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1980. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler – em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2005. FUENZALIDA, Eugênio Rodríguez. Orientações para o planejamento de programas de formação continuada. Formação continuada de professores de ciências no âmbito ibero-americano. São Paulo: Autores Associados, 1996. GAMBOA, S.S.; Fazenda, I. (Org). A Dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1991 (Metodologia da pesquisa educacional). GARCIA, J. E.; PORLÄN, R. Ensino de Ciências e prática docente: uma teoria do conhecimento profissional Caderno pedagógico, UNIVATES n. 3, jul. 2000, p. 7-42. GROOVER, Mikell P. Robótica: tecnologia e programação. McGraw-Hill, 1989. IMBERNÓN, F. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. KLEIMAN, A. B. Modelos de Letramento e as Práticas de Alfabetização na Escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os Significados do Letramento: Uma nova perspectiva sobre as práticas sociais. Campinas: Mercado das Letras, 1995. LORENZETTI, L; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. l, 37-50, 2011. MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. p. 269-279. MORGAN, Vin; VAN OMMEN, Tas D. Seasonality in late-Holocene climate from ice-core records. The Holocene, v. 7, n. 3, p. 351-354, 1997. NÓVOA, António et al. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, v. 3, 1992. PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso Editora, 2013. PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. SANTOS, WLP dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 1997. SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 265f. Tese (Doutorado em Educação). 265f. USP – Faculdade de Educação. São Paulo, 2008. SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências (Online). 2011. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID254/v16_n1_a2011.pd.>. Acesso em: 02 abr. 2015. SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Concepções e alertas sobre formação continuada de professores de química. Química Nova na Escola, v. 16, p. 15-20, 2002. SILVA, Kelly Cristina Ducatti da. A formação no curso de pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. 2005. 222 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/91234>. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqTeoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricularpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons