DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2444
Título: Educação em ciências e a infância: por uma visão as crianças
Autor(es): Silva, Tássia Cabral da
Orientador(es): Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
Palavras-chave: Infância;Participação Infantil;Educação Infantil;Educação em Ciências
Data do documento: 22-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Partindo do pressuposto da criança como ator social de direito, defendido pela Sociologia da Infância, esse campo de estudo foi a base teórico-metodológico para a investigação. O presente trabalho teve como principal objetivo compreender as concepções sobre a participação infantil na construção de conhecimentos na Educação em Ciências. Deste modo, recorrendo a uma postura fenomenológica, com intuito interpretar ações e refletir a sua intencionalidade, foi realizada uma investigação de caráter qualitativa, tendo como participantes um grupo de 17 crianças da pré-escola e sua professora. Utilizamos para a geração de dados: os instrumentos de pesquisa, a observação participante, o diário de campo, fotografias e conversas. No decorrer da investigação foi constatado que reconhecer a criança como ator social é importante para a construção de um novo olhar, onde elas são vistas como seres competentes que participam ativamente do seu meio social. Consideramos ainda que a Educação em Ciências precocemente desenvolvida corrobora para a construção e formação de uma postura ética e responsável da criança com o outro e com o mundo. O estudo evidencia que a participação das crianças nas práticas pedagógicas é um instrumento essencial para desenvolver um ambiente educativo pautado no respeito e valorização da voz da criança. Para tanto, requer o compromisso, envolvimento e principalmente a prática da escuta e a observação das ações e modo das crianças de expressaram seu ponto de vista.
Abstract: Based on the assumption of the child as a social actor of law, defended by the Sociology of Childhood, this field of study was the theoretical-methodological basis for the investigation. The main objective of this study was to understand the conceptions about child participation in the construction of knowledge in Science Education. Therefore, using a phenomenological posture, with the intention of interpreting actions and reflecting their intentionality, a qualitative investigation was carried out, having as participants a group of 17 pre-school children and their teacher. We use for data generation: research tools, participant observation, field diary, photographs and conversations. In the course of the investigation it was found that recognizing the child as a social actor is important for the construction of a new view, where they are seen as competent beings who actively participate in their social environment. We also consider that early science education corroborates the construction and formation of an ethical and responsible attitude of the child with the other and with the world. The study shows that the participation of children in pedagogical practices is an essential instrument to develop an educational environment based on respect and appreciation of the voice of the child. Therefore, it requires the commitment, involvement and especially the practice of listening and observing the actions and manner of the children to express their point of view
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2444
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação em ciências e a infância - por uma visão as crianças.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons