DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Tássia Cabral da-
dc.date.available2020-03-26-
dc.date.available2020-03-25T22:37:43Z-
dc.date.issued2019-01-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2444-
dc.description.abstractBased on the assumption of the child as a social actor of law, defended by the Sociology of Childhood, this field of study was the theoretical-methodological basis for the investigation. The main objective of this study was to understand the conceptions about child participation in the construction of knowledge in Science Education. Therefore, using a phenomenological posture, with the intention of interpreting actions and reflecting their intentionality, a qualitative investigation was carried out, having as participants a group of 17 pre-school children and their teacher. We use for data generation: research tools, participant observation, field diary, photographs and conversations. In the course of the investigation it was found that recognizing the child as a social actor is important for the construction of a new view, where they are seen as competent beings who actively participate in their social environment. We also consider that early science education corroborates the construction and formation of an ethical and responsible attitude of the child with the other and with the world. The study shows that the participation of children in pedagogical practices is an essential instrument to develop an educational environment based on respect and appreciation of the voice of the child. Therefore, it requires the commitment, involvement and especially the practice of listening and observing the actions and manner of the children to express their point of viewpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectParticipação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.titleEducação em ciências e a infância: por uma visão as criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-25T22:37:43Z-
dc.contributor.advisor1Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931430917921646pt_BR
dc.contributor.referee1Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931430917921646pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.referee3Silva, Maria de Nazaré Correa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704324726667323pt_BR
dc.description.resumoPartindo do pressuposto da criança como ator social de direito, defendido pela Sociologia da Infância, esse campo de estudo foi a base teórico-metodológico para a investigação. O presente trabalho teve como principal objetivo compreender as concepções sobre a participação infantil na construção de conhecimentos na Educação em Ciências. Deste modo, recorrendo a uma postura fenomenológica, com intuito interpretar ações e refletir a sua intencionalidade, foi realizada uma investigação de caráter qualitativa, tendo como participantes um grupo de 17 crianças da pré-escola e sua professora. Utilizamos para a geração de dados: os instrumentos de pesquisa, a observação participante, o diário de campo, fotografias e conversas. No decorrer da investigação foi constatado que reconhecer a criança como ator social é importante para a construção de um novo olhar, onde elas são vistas como seres competentes que participam ativamente do seu meio social. Consideramos ainda que a Educação em Ciências precocemente desenvolvida corrobora para a construção e formação de uma postura ética e responsável da criança com o outro e com o mundo. O estudo evidencia que a participação das crianças nas práticas pedagógicas é um instrumento essencial para desenvolver um ambiente educativo pautado no respeito e valorização da voz da criança. Para tanto, requer o compromisso, envolvimento e principalmente a prática da escuta e a observação das ações e modo das crianças de expressaram seu ponto de vista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesAGOSTINHO, Kátia Adair. Formas de participação das crianças na Educação Infantil. Tese de Doutorado em Estudos da Criança. Área de Especialização em Sociologia da Infância. Universidade do Minho, Portugal. 2010 AGOSTINHO, K.átia Adair. A EDUCAÇÃO INFANTIL COM A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS: algumas reflexões, Da Investigação às Práticas, 6 (1), 69 – 86. 2015 AGOSTINHO, K. A. Pesquisa com crianças em contextos pré-escolares: reflexões metodológicas. In: 31ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Anais... Caxambu: Anped, 2008. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT07-4062-- Int.pdf. Acesso em: 20 fevereiro 2017. ALDERSON, Priscilla. Crianças como Investigadoras. Os Efeitos dos Direitos de Participação na Metodologia de Investigação. In: CHRISTENSEN, Pia e JAMES, Allison (orgs), Investigações com crianças: perspectivas e práticas. Porto: Ediliber. 2005. ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo:Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 193 p. ISBN 978-85-7983-085-3. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org> ARCE, Alessandra. SILVA, Débora A. S. M. VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na Educação Infantil. 1 ed. Campinas, São Paulo: Alínea, 2011. ASCENSÃO, Eunice Teresa Pestana Práticas Educativas na Educação PréEscolar: O Que Falam As Crianças? Dissertação de Mestrado - Mestrado em Educação de Infância. Área de Especialização em Supervisão e Pedagogia da Infância Universidade do Minho - Instituto de Educação, 2014. BARRETO, Maria das Graças de Carvalho. O jardim das imagens, a infância e suas flautas sagradas. 2012. 436 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, p. 305, 1988. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de junho de 1990. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 05, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares para a Educação infantil. Brasília: MEC, CNE, 2009. CARVALHO, Eronilda Maria Góis de. Educação Infantil: percursos, percalços, dilemas e perspectivas. Ilhéus-Ba: Editus. 2003. CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios Revista Portuguesa de Educação, vol. 16, núm. 2, 2003, pp. 221-236 Universidade do Minho Braga, Portugal CHRISTENSEN, Pia e JAMES, Allison (orgs), Investigações com crianças: perspectivas e práticas. Porto: Ediliber, Escola Superior de Educação Paula Frassinett. 2005. DELGADO. Ana Cristina Coll, MÜLLER. Fernanda. Sociologia da Infância: Pesquisa com Crianças. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 351-360, Maio/Ago. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br ESHACH, H. Science Literacy in Primary Schools and Pre-Schools. Dordrecht: Springer, 2006. FERREIRA, Maria Manuela Martinho. “Branco Demasiado” ou... Reflexões Epistemológicas, Metodológicas e Ética acerca da Pesquisa com Criança. In: SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. FERNANDES, Marta Isabel dos Santos. Experimentações, explorações e descobertas sobre o mundo físico. Relatório de Estágio Mestrado em Educação Pré- Escolar. Universidade do Minho. 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/28846 GRAUE Elizabeth,., WALSH, Daniel J. Investigação etenográfica com crianças. Terias Métodos e Ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2003. GOMES, Zélia Fernanda Fonseca. Desenho Infantil - Modos de interpretação do mundo e simbolização do real. Um estudo em Sociologia da Infância. Tese de Mestrado em Sociologia da Infância. Universidade do Minho Instituto de Estudos da Criança, Braga, 2009. GOUVEA, Maria Cristina Soares de. A escrita da História da Infância: Periodização e Fontes. In: SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. HENDRICK, Harry. Problemas de Identificação e Interpretação. In: CHRISTENSEN, Pia e JAMES, Allison (Orgs.). Investigações com crianças: perspectivas e práticas. Porto: Ediliber. 2005 JAVEAU, Claude. Criança, Infância(s), Crianças: que objetivo dar a uma ciência Social da Infância?. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 379-389, Maio/Ago. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> JENKS, Chris. Investigaçao Zeitgeist na Infância. In: CHRISTENSEN, Pia e JAMES, Allison (Orgs.). Investigações com crianças: perspectivas e práticas. Porto: Ediliber. 2005. KOHAN, W. O. Infância e filosofia In: SARMENTO. M. J; GOUVEA, M. C. S. (Orgs). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 2008, p. 40-61. KRAMER, Sonia (2002). Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, 41-59. Diponivel em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14398.pdf> KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 7.ed - São Paulo: Cortez, 2003. KUHLMANN JR., M., FERNANDES, R. Sobre a história da infância. In: FARIA FILHO, L. M. (Org.). A infância e sua educação: materiais, práticas e representações (Portugal e Brasil). Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p.15-33. MANAUS. Secretaria Municipal de Educação. Proposta pedagógico-curricular de educação infantil. Manaus: SEMED/DEI, 2016. MARTINS, I., VEIGA, M., TEIXEIRA, F., TENREIRO-VIEIRA, C., VIEIRA, R., RODRIGUES, A. et al. (2009). Despertar para a Ciência. Lisboa: Ministério da Educação. MARQUES, Susana Raquel da Cunha. As Vozes das Crianças: Perspetivas acerca da Inclusão em Contexto de Educação Pré-Escolar. Dissertação de Mestrado Mestrado em Educação Especial-Área de Especialização em Intervenção Precoce, Universidade do Minho. Portugal, 2012. MAYALL, Berry. Conversas com crianças. Trabalhando com Problemas Geracionais. In: CHRISTENSEN, Pia e JAMES, Allison (orgs), Investigações com crianças: perspectivas e práticas. Porto: Ediliber. 2005. MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches. Vozes infantis indígenas: As culturas escolares como elementos de (des)encontros com as culturas das crianças SateréMawé. Manaus: Editora Valer, Fapeam, 2011. MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches. As políticas de Educação Infantil no Brasil e o contexto da globalização: entre avanços e retrocessos. In: Actas do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Braga, Portugal. Universidade do Minho. 2009 MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches. Educação Infantil e Políticas Públicas: entre a história e a Legislação. Manaus: UEA Editora, 2005. NORONHA, E. L. As crianças perambulantes-trabalhadoras, trabalhadoras perambulantes nas feiras de Manaus: um olhar a partir da Sociologia da Infância. Tese de Doutoramento em Estudos da Criança, área de especialização em Sociologia da Infância. Universidade do Minho, Braga, 2010. O’KANE, Claire. O Desenvolvimento de Técnicas Participativas. Facilitando os Pontos de Vistas das Crianças acerca de Decisões que as afectam. In: CHRISTENSEN, Pia e JAMES, Allison (orgs), Investigações com crianças: perspectivas e práticas. Porto: Ediliber. 2005. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 2. Ed - São Paulo: Cortez, 2005. Oliveira - Formosinho, Júlia ; Costa, Hélia ; Azevedo, Ana - Limoeiros e Laranjeiras : Revelando as aprendizagens. Lisboa: Ministério da EducaçãoDirecção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2009. 48 p.. ISBN 978-972-742-302-6 PEREIRA, R. M. RIBES. Um pequeno mundo próprio inserido num mundo maior. In: PEREIRA, Rita Ribes e MACEDO, Nélia Mara. (Org.). Infância em Pesquisa. 1ed.Rio de Janeiro: Nau Editora, 2012, v. 1, p. 25-58. PEREIRA, R. M. RIBES. Pesquisa com crianças. In: PEREIRA, Rita Ribes e MACEDO, Nélia Mara. (Org.). Infância em Pesquisa. 1ed.Rio de Janeiro: Nau Editora, 2012, v. 1, p. 59-88. PEREIRA, Cristiana Filipa da Silva. A “magia” das ciências como resposta aos interesses, às necessidades e às curiosidades das crianças: relatos de exploração e descoberta em contexto de jardim de infância e de creche. Relatório de estágio Mestrado em Educação Pré-Escolar. Universidade do Minho - Instituto de Educação, 2014. PINTO, Manuel. A Infância como Construção Social. In: Pinto, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto. As Crianças: Contextos e Identidades. Braga: Bezerra Editora, 1997. PRADO, Patrícia D. Educação e cultura infantil em creche: um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SP. Dissertação de mestrado. FE-UNICAMP, Campinas/SP, 1998. PROUT, Allan. Reconsiderando a Nova Sociologia da Infância. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.729-750, set./dez. 2010. RODRIGUES, Maysa Gomes. Dos dizeres sobre a história, a infância e a escolarização: diálogos pertinentes. Paidéia r. do cur. de ped. da Fac. de Ci. Hum., Soc. e da Saú., Univ. Fumec Belo Horizonte Ano 7 n. 8 p. 11-40 jan./jun. 2010. SANTOS, Silvia Lima dos Santos. As Vozes das Crianças à sombra da Palmeira de Urucuri: um diálogo para Educação em Ciências. Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, 2013. SANTOS, Núbia de Oliveira. Intimidade e estranhamento na pesquisa com crianças. In: Rita Marisa Ribes Pereira; Nélia Mara Rezende MAcedo. (Org.). Infância em Pesquisa. 1ed.Rio de Janeiro: NAU, 2012, v. 1, p. 131-152. SARMENTO, Manuel J. Imaginário e culturas infantis. Cad. Educ. Fae/UFPel, Pelotas (21). jul./dez. 2002. SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da Infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. SARMENTO, Manuel Jacinto. Conhecer a infância: os desenhos das crianças como produções simbólicas. In: MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia Dias (orgs.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. p. 27-60. SCOTT, Jacqline. Crianças Inquiridas. O desafio dos Métodos Quantitativos. In: CHRISTENSEN, Pia e JAMES, Allison (Orgs), Investigações com crianças: perspectivas e práticas. Porto: Ediliber. 2005 SIROTA, Régine Emergência de uma Sociologia da Infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de pesquisa. Fundação Carlos Chagas, São Paulo: Autores Associados, n.º 112, pp. 7-31. (2001). SOARES, N. F. (2005). Infância e Direitos: a participação das crianças nos contextos de vida – representações, práticas e poderes. Tese de Doutoramento em Sociologia da Infância, Braga, Universidade do Minho. SOARES, Natália F; SARMENTO, Manuel J.; TOMAS, Catarina A. Investigação da Infância e Crianças como Investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Nuances: estudos sobre educação – ano XI, v. 12, n. 13, jan./dez. 2005. TOMÀS, Catarina; FERNANDES, Natália. Participação e acção pedagógica: a valorização da(s) competência(s) e acção social das crianças, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 201-216, jul./dez. 2013 TOMÁS, C. (2007). Há muitos mundos no mundo…Há muitos mundos no mundo…Direitos das Crianças, Cosmopolitismo Infantil e Movimentos Sociais de Crianças - diálogos entre crianças de Portugal e Brasil. Tese de Doutoramento. Braga: Instituto de Estudos da Criança/Universidade do Minho. 2007. TREVISAN, Gabriela de Pina. “Somos as pessoas que temos de escolher, não são as outras pessoas que escolhem por nós.” Infância e cenários de participação pública: uma análise sociológica dos modos de codecisão das crianças na escola e na cidade. Tese de Doutoramento em Estudos da Criança Especialidade em Sociologia da Infância. Braga: Instituto de Educação. Universidade do Minho. 2014. VASCONCELOS, Teresa. Das perplexidades em torno de um hamster ao processo de pesquisa: Pedagogia de projeto em educação pré-escolar em Portugal. In Departamento de Educação Básica (Org.). Qualidade e Projeto na Educação Pré-Escolar. Lisboa: DEB, 1998. VEIGA, Cynthia G. Infância e modernidade: ações, saberes e sujeitos. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.) A infância e sua educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 35-82pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação em ciências e a infância - por uma visão as crianças.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons