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dc.contributor.authorMelo, Elzineide Ramos de-
dc.date.available2020-03-25T22:34:22Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.identifier.citationMELO, Elzineide Ramos de. O Sonho de Ícaro: ensino de matemática mediado por tecnologia no ensino médio - Município de Manaus. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2443-
dc.description.abstractThe research deals with technology-mediated learning in high school, with direct observation of the math discipline. The general objective was to analyze the teaching in the Technology-Mediated On-campus High School Program and its implications on the academic life of the 3rd year high school students in the mathematics discipline, in a rural school in the city of Manaus. The methodological tracking was based on a qualitative, exploratory approach, ethnographic nature and case study, using as forms of technical approaches to document analysis, participant observation, interviews and questionnaires, aiming at greater dynamics to data collection. It is noteworthy that the data collection also had an application of a test for students of the 3rd year of high school, according to the mathematical content taught, in order to understand how this teaching is being learned and reflected in the performance. from the students. Participated in this research professionals from the Media Center of the State Department of Education and Quality of Education of Amazonas - SEDUC and a school in the rural area of Manaus, standing out: principals, pedagogical advisors, teaching teachers of mathematics in teaching middle school, students and classroom teacher of the 3rd year of high school in the subject of mathematics through high school. To analyze the data collected during a research, a content analysis proposed by Bardin (2009) was used, which allowed the understanding of how subjects understand mediated teaching in the educational context. The results evidenced as technological innovations are a reality that breaks with an image of the teacher as a transmitter of simple knowledge, giving rise to an image of a stimulator, for whom the student seeks his own knowledge. The use of breakthrough technologies as geographical barriers, making education reach distant communities, such as the agricultural municipalities of Amazonas, expanding their access to education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Mediadopt_BR
dc.subjectMediated Educationpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleO Sonho de Ícaro: ensino de matemática mediado por tecnologia no ensino médio - Município de Manauspt_BR
dc.title.alternativeThe Dream of Icarus: mathematics teaching mediated by technology in high school - Municipality of Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-25T22:34:22Z-
dc.contributor.advisor1Cunha, Aldeneia Soares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2859351350019658pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5571723526435207pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa versa sobre o aprendizado mediado por tecnologia no Ensino Médio, com observação direta da disciplina de matemática. O objetivo geral foi analisar o ensino no Programa Ensino Médio Presencial Mediado por Tecnologia e suas implicações na vida acadêmica dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio na disciplina de matemática, em uma escola rural do município de Manaus. O percurso metodológico foi pautado em uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, natureza etnográfica e estudo de caso, utilizando-se como forma de abordagens técnicas a análise documental, observação participante, entrevistas e aplicação de questionários, objetivando trazer maior dinamicidade à coleta de dados. Salienta-se que a coleta de dados contou, ainda, com a aplicação de uma prova para alunos do 3º ano do Ensino Médio, de acordo com o conteúdo matemático ensinado, com o propósito de compreender como esse ensino está sendo apreendido e refletido no desempenho dos alunos. Participaram desta pesquisa profissionais do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas – SEDUC e de uma escola na zona rural do município de Manaus, destacando-se mais especificamente: diretores, assessoras pedagógicas, professores ministrantes de Matemática no ensino mediado, alunos e professora presencial do 3º ano do Ensino Médio na disciplina de Matemática por meio de ensino mediado. Para análise dos dados coletados durante a pesquisa, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2009), que possibilitou o entendimento de como os sujeitos compreendem o ensino mediado no contexto educacional. Os resultados evidenciaram que as inovações tecnológicas são uma realidade que rompe com a imagem do professor como simples transmissor de conhecimentos, fazendo surgir a imagem de um estimulador, para que o aluno busque seus próprios conhecimentos. O uso de tecnologias quebra as barreiras geográficas, fazendo com que a educação chegue a comunidades distantes, como os municípios rurais do Amazonas, ampliando seu acesso à educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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