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Título: A experiência cotidiana como pressuposto para criação artística na escola
Autor(es): Silva, Fábio Leite da
Orientador(es): Passos, Yara dos S. Costa
Palavras-chave: Experiência artística;Criação em dança;Educação em dança;Ensino Médio
Data do documento: 13-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar os aspectos pedagógicos durante um processo de criação artística em dança desenvolvido a partir das experiências/memórias corporais cotidianas de alunos do ensino médio da Escola Estadual São Luiz de Gonzaga. A principal razão que me levou a optar por tal tema foi a curiosidade em compreender como os alunos do ensino regular poderiam atuar ativamente em um processo de criação artística em Dança a partir das experiências do seu cotidiano, aproximando-os assim do universo artístico e inserido este universo da dança no ambiente escolar. Para tanto, esta pesquisa propôs-se aproximá-los de uma experiência artística, a fim de desenvolver a dança sobre um olhar diferenciado, na forma de ensinar no ambiente escolar. Em se tratando de pesquisa relacionada ao tema, muitos teóricos e pesquisadores deram suas contribuições inestimáveis para o discernimento desse estudo. Entre os quais, destacam-se Bondía (2002) e Rengel (2014), com o estudo da experiência e criação, Marques (1997) com colaborações acerca da dança na escola. Foram realizadas em 6 fases, compostas por aplicação de um questionário, laboratórios diferenciados e por fim os resultados obtidos. O estudo iniciou com 12 alunos do 1º ano 2 do turno vespertino, na faixa etária de 15 e 16 anos de idade e finalizado com 10 alunos. Foram cedidas duas aulas por semana, na duração de 50 minutos cada, nos dias de terças-feiras e quintas-feiras nos tempos de artes. Totalizando então um conjunto de oito aulas desenvolvidas nos dois meses de pesquisa de campo. Os procedimentos metodológicos do trabalho se deram como Pesquisa-Ação, de caráter exploratório-descritivo, tendo uma abordagem qualitativa. Os laboratórios investigativos se deram por um processo de criação, sendo escolhidos relatos de experiência, palavras, imagens e objetos. O resultado partiu da junção dos laboratórios realizados juntamente com os alunos que são co-criadores deste processo de criação artística. O trabalho foi realizado partindo da observação das células coreográficas para unificar e passar para os alunos com a finalidade de relatar as experiências através dos movimentos com o intuído de chegar ao resultado final. Palavras-Chave: Experiência artística; Criação em dança; Educação em dança; Ensino Médio.
Abstract: This work aimed to analyze the pedagogical aspects during a process of artistic creation in dance developed from the daily body experiences / memories of high school students of the São Luiz de Gonzaga State School. The main reason that led me to choose this theme was the curiosity to understand how the students of the regular school could actively act in a process of artistic creation in Dance from the experiences of their daily life, bringing them closer to the artistic and inserted universe. This universe of dance in the school environment. Therefore, this research proposed to bring them closer to an artistic experience, in order to develop dance on a differentiated look, in the form of teaching in the school environment. When it comes to research related to the subject, many theorists and researchers have made their invaluable contributions to the insight of this study. Among them, Bondía (2002) and Rengel (2014) stand out, with the study of experience and creation, Marques (1997) with collaborations about dance in school. They were performed in 6 phases, consisting of a questionnaire, different laboratories and finally the results obtained. The study started with 12 students of the 1st year 2 of the afternoon shift, aged 15 and 16 years and finished with 10 students. Two lessons per week were given, each lasting 50 minutes each, on Tuesday and Thursday days in the arts. Totaling then a set of eight classes developed in the two months of field research. The methodological procedures of the work were given as Action Research, exploratory and descriptive, having a qualitative approach. The investigative laboratories took place by a process of creation, being chosen reports of experience, words, images and objects. The result came from the joining of the laboratories carried out together with the students who are co-creators of this artistic creation process. The work was done starting from the observation of the choreographic cells to unify and pass to the students in order to report the experiences through the movements with the intuition of reaching the result. Keywords: Artistic experience; Dance creation; Dance education; High school.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2432
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

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