DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2432
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Fábio Leite da-
dc.date.available2020-03-24-
dc.date.available2020-03-25T21:44:58Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2432-
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the pedagogical aspects during a process of artistic creation in dance developed from the daily body experiences / memories of high school students of the São Luiz de Gonzaga State School. The main reason that led me to choose this theme was the curiosity to understand how the students of the regular school could actively act in a process of artistic creation in Dance from the experiences of their daily life, bringing them closer to the artistic and inserted universe. This universe of dance in the school environment. Therefore, this research proposed to bring them closer to an artistic experience, in order to develop dance on a differentiated look, in the form of teaching in the school environment. When it comes to research related to the subject, many theorists and researchers have made their invaluable contributions to the insight of this study. Among them, Bondía (2002) and Rengel (2014) stand out, with the study of experience and creation, Marques (1997) with collaborations about dance in school. They were performed in 6 phases, consisting of a questionnaire, different laboratories and finally the results obtained. The study started with 12 students of the 1st year 2 of the afternoon shift, aged 15 and 16 years and finished with 10 students. Two lessons per week were given, each lasting 50 minutes each, on Tuesday and Thursday days in the arts. Totaling then a set of eight classes developed in the two months of field research. The methodological procedures of the work were given as Action Research, exploratory and descriptive, having a qualitative approach. The investigative laboratories took place by a process of creation, being chosen reports of experience, words, images and objects. The result came from the joining of the laboratories carried out together with the students who are co-creators of this artistic creation process. The work was done starting from the observation of the choreographic cells to unify and pass to the students in order to report the experiences through the movements with the intuition of reaching the result. Keywords: Artistic experience; Dance creation; Dance education; High school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExperiência artísticapt_BR
dc.subjectCriação em dançapt_BR
dc.subjectEducação em dançapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleA experiência cotidiana como pressuposto para criação artística na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-25T21:44:58Z-
dc.contributor.advisor1Passos, Yara dos S. Costa-
dc.contributor.referee1Passos, Yara dos S. Costa-
dc.contributor.referee2Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee3Ramos, Érika da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar os aspectos pedagógicos durante um processo de criação artística em dança desenvolvido a partir das experiências/memórias corporais cotidianas de alunos do ensino médio da Escola Estadual São Luiz de Gonzaga. A principal razão que me levou a optar por tal tema foi a curiosidade em compreender como os alunos do ensino regular poderiam atuar ativamente em um processo de criação artística em Dança a partir das experiências do seu cotidiano, aproximando-os assim do universo artístico e inserido este universo da dança no ambiente escolar. Para tanto, esta pesquisa propôs-se aproximá-los de uma experiência artística, a fim de desenvolver a dança sobre um olhar diferenciado, na forma de ensinar no ambiente escolar. Em se tratando de pesquisa relacionada ao tema, muitos teóricos e pesquisadores deram suas contribuições inestimáveis para o discernimento desse estudo. Entre os quais, destacam-se Bondía (2002) e Rengel (2014), com o estudo da experiência e criação, Marques (1997) com colaborações acerca da dança na escola. Foram realizadas em 6 fases, compostas por aplicação de um questionário, laboratórios diferenciados e por fim os resultados obtidos. O estudo iniciou com 12 alunos do 1º ano 2 do turno vespertino, na faixa etária de 15 e 16 anos de idade e finalizado com 10 alunos. Foram cedidas duas aulas por semana, na duração de 50 minutos cada, nos dias de terças-feiras e quintas-feiras nos tempos de artes. Totalizando então um conjunto de oito aulas desenvolvidas nos dois meses de pesquisa de campo. Os procedimentos metodológicos do trabalho se deram como Pesquisa-Ação, de caráter exploratório-descritivo, tendo uma abordagem qualitativa. Os laboratórios investigativos se deram por um processo de criação, sendo escolhidos relatos de experiência, palavras, imagens e objetos. O resultado partiu da junção dos laboratórios realizados juntamente com os alunos que são co-criadores deste processo de criação artística. O trabalho foi realizado partindo da observação das células coreográficas para unificar e passar para os alunos com a finalidade de relatar as experiências através dos movimentos com o intuído de chegar ao resultado final. Palavras-Chave: Experiência artística; Criação em dança; Educação em dança; Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. IN: Revista Brasileira de Educação. Tradução de João Wanderley Geraldi. n. 19 Jan/Fev/Mar/Abr, Campinas, 2002. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. ________. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino. Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1997. CARVALHO, E, M. S. A dança no contexto escolar. Brasília, UNICEUB, 2015. FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia / Odília Fachin. - 5. ed. [rev] - São Paulo: Saraiva, 2006. FONSECA, C. C; VECCHI, R. L; GAMA E. F. A Influência da Dança de Salão na Percepção Corporal. Revista de Educação Física, v.18, n.1, p.200-207, 2012. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GIL, Antônio Carlos, 1946 - Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas 2010. MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. IN: MOTRIZ, Vol 3, num 1, Junho/1997. NASCIMENTO, Maria Evany do & OLIVEIRA, Valdemir. Metodologia do estudo e do trabalho. Manaus: UEA Edições, 2016. PENUELA, Pedro. Das Relações entre Dança e Movimento: reflexões sobre diferentes noções de movimento e a dança Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 615-640, jul./set. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266073443 GONÇALVES, R. L. A influência da dança nos sentimentos de afeto e emoção quando 45 aplicada nas aulas de educação física escolar, USP, 2012. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/54824.pdf STRAZZACAPPA; M. A Dança na Escola. Caderno Cades, SP, Nº53, jul/ago.2001. RENGEL, Lenira. Acionamentos em Criação. In: Cartografia Rumos Itaú Cultural dança: formação e criação [recurso eletrônico] organização: Christine Greiner, Cristina Espírito Santo e Sonia Sobral; ilustração Estevan Pelli: Itaú Cultura, 2014, p.24-28. SARAIVA KUNZ, M.A et all.Dança e seus elementos constituintes: uma experiencia contemporânea. In: Práticas Corporais- Experiências em educação física para a outra Formação Humana. Silva, A. M. & Damiani, I (Ogr). Nauemblu Ciência &Arte, 2005 (volume 3). THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1986.pt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A experência cotidiana como pressuposto para criação artística na escola.pdf7,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons