Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Luana Moreira de | - |
dc.date.available | 2020-03-24 | - |
dc.date.available | 2020-03-25T21:37:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-28 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2430 | - |
dc.description.abstract | In the present monographic work, the cultural fomentation was investigated through dance in the process of teaching/learning in individuals on second and third infancy, and others at the beginning of pre-teenage years, all residents of the September 23rd Community. Due to deficiency of artistic activities on an academic and conscientious level at the cited region. this research had as initiative to bring art, dance and culture in a gratuitous and voluntary manner, guaranteeing access to all interested. Through research-action there have been taught classes that resulted in collected data and with them, the analysis of the results. Based on the results acquired, the conclusion reached is that dance acted as a promoting tool for learning of new artistic cultures, where individuals can discover new identities, new forms of dancing, reading and perceiving their ambient, their places and people that surround them. Key-words: Dance, Culture, Education | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Movimento artístico | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.title | A dança na promoção da cultura artística: o processo de ensino à crianças da comunidade 23 de Setembro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-25T21:37:10Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Amanda da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2910246309324962 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Amanda da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2910246309324962 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4561772780147155 | pt_BR |
dc.description.resumo | No presente trabalho monográfico, foi investigada a promoção da cultura artística, propiciada através da dança no processo de ensino para crianças e pré-adolescentes, moradores da comunidade 23 de Setembro. Devido a carência de atividades artísticas de níveis acadêmico e consciente na região citada, esta pesquisa teve como iniciativa levar arte, dança e cultura de forma voluntária e gratuita, garantindo acesso a todos os interessados. Através da pesquisa-ação houveram aulas ministradas que resultaram em dados coletados e a partir destes, as análises dos resultados. Com base nos resultados adquiridos, pôde-se concluir que a dança agiu como grande fomentadora para o aprendizado de novas culturas artísticas, onde os indivíduos puderam descobrir novas identidades, novas formas de dançar, ler e perceber seu ambiente, as localidades e pessoas que os rodeiam. Palavras-chave: Dança – Cultura – Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BARBOSA, F.; INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS EM PESQUISAS EDUCACIONAIS. BARBOSA, M.; COUTINHO, G.; (orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009. BARROS, V. C.; SANTOS, I. M. Além dos muros da escola: a educação não formal como espaço de atuação da prática do pedagogo. [S.l.: s.n.], 2010. DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à antropologia social. 6. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. DELBEM, Danielle. FOLCLORE, IDENTIDADE E CULTURA. UNAR, Araras (SP), v.1, n.1, p.19-25, 2007. HERMES, S. R. PLANEJAR, DESENVOLVER E AVALIAR: O USO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM. Versão Online ISBN 978-85-8015-080-3 Cadernos PDE. Volume I, Paraná, 2014. HESS, R. O Momento do Diário de Pesquisa na Educação. In: Ambiente e Educação – vol. 14 – Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 1996. JACOBUCCI, D.F.C. Contribuições dos Espaços Não-Formais de educação para a formação da cultura científica. EM EXTENSÃO, Uberlândia, V. 7, 2008. LARAIA, R.B.; Cultura – um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. LOPES, F. et al. A educação não formal: um espaço alternativo da educação. In: XIII Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EDUCERE, 2017. MARQUES, Isabel A.; Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010. 54 MELO NETO, F.P.; Criatividade em eventos. São Paulo: Contexto, 2004. PORTINARI, M. B. História da Dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira S/A, 1989. PRODANOV, C.; FREITAS, C.; Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Rio Grande do Sul: UNIVERSIDADE FEEVALE, 2013. RENGEL, L.P.; Ensino/aprendizagem em arte como emergência do procedimento metafórico do corpo. Arte e cognição/ Organização Helena Katz; Christine Greiner. São Paulo: Annablume, 2015. THIOLLENT, M.; Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez : Autores Associados, 1986. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A DANÇA NA PROMOÇÃO DA CULTURA ARTÍSTICA O PROCESSO DE ENSINO À CRIANÇAS DA COMUNIDADE 23 DE SETEMBRO.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons