DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2430
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Luana Moreira de-
dc.date.available2020-03-24-
dc.date.available2020-03-25T21:37:10Z-
dc.date.issued2019-12-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2430-
dc.description.abstractIn the present monographic work, the cultural fomentation was investigated through dance in the process of teaching/learning in individuals on second and third infancy, and others at the beginning of pre-teenage years, all residents of the September 23rd Community. Due to deficiency of artistic activities on an academic and conscientious level at the cited region. this research had as initiative to bring art, dance and culture in a gratuitous and voluntary manner, guaranteeing access to all interested. Through research-action there have been taught classes that resulted in collected data and with them, the analysis of the results. Based on the results acquired, the conclusion reached is that dance acted as a promoting tool for learning of new artistic cultures, where individuals can discover new identities, new forms of dancing, reading and perceiving their ambient, their places and people that surround them. Key-words: Dance, Culture, Educationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMovimento artísticopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.titleA dança na promoção da cultura artística: o processo de ensino à crianças da comunidade 23 de Setembropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-25T21:37:10Z-
dc.contributor.advisor1Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561772780147155pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho monográfico, foi investigada a promoção da cultura artística, propiciada através da dança no processo de ensino para crianças e pré-adolescentes, moradores da comunidade 23 de Setembro. Devido a carência de atividades artísticas de níveis acadêmico e consciente na região citada, esta pesquisa teve como iniciativa levar arte, dança e cultura de forma voluntária e gratuita, garantindo acesso a todos os interessados. Através da pesquisa-ação houveram aulas ministradas que resultaram em dados coletados e a partir destes, as análises dos resultados. Com base nos resultados adquiridos, pôde-se concluir que a dança agiu como grande fomentadora para o aprendizado de novas culturas artísticas, onde os indivíduos puderam descobrir novas identidades, novas formas de dançar, ler e perceber seu ambiente, as localidades e pessoas que os rodeiam. Palavras-chave: Dança – Cultura – Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARBOSA, F.; INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS EM PESQUISAS EDUCACIONAIS. BARBOSA, M.; COUTINHO, G.; (orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: UNESP, 2009. BARROS, V. C.; SANTOS, I. M. Além dos muros da escola: a educação não formal como espaço de atuação da prática do pedagogo. [S.l.: s.n.], 2010. DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à antropologia social. 6. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. DELBEM, Danielle. FOLCLORE, IDENTIDADE E CULTURA. UNAR, Araras (SP), v.1, n.1, p.19-25, 2007. HERMES, S. R. PLANEJAR, DESENVOLVER E AVALIAR: O USO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM. Versão Online ISBN 978-85-8015-080-3 Cadernos PDE. Volume I, Paraná, 2014. HESS, R. O Momento do Diário de Pesquisa na Educação. In: Ambiente e Educação – vol. 14 – Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 1996. JACOBUCCI, D.F.C. Contribuições dos Espaços Não-Formais de educação para a formação da cultura científica. EM EXTENSÃO, Uberlândia, V. 7, 2008. LARAIA, R.B.; Cultura – um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. LOPES, F. et al. A educação não formal: um espaço alternativo da educação. In: XIII Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EDUCERE, 2017. MARQUES, Isabel A.; Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010. 54 MELO NETO, F.P.; Criatividade em eventos. São Paulo: Contexto, 2004. PORTINARI, M. B. História da Dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira S/A, 1989. PRODANOV, C.; FREITAS, C.; Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Rio Grande do Sul: UNIVERSIDADE FEEVALE, 2013. RENGEL, L.P.; Ensino/aprendizagem em arte como emergência do procedimento metafórico do corpo. Arte e cognição/ Organização Helena Katz; Christine Greiner. São Paulo: Annablume, 2015. THIOLLENT, M.; Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez : Autores Associados, 1986.pt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A DANÇA NA PROMOÇÃO DA CULTURA ARTÍSTICA O PROCESSO DE ENSINO À CRIANÇAS DA COMUNIDADE 23 DE SETEMBRO.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons