DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2424
Título: Articulando saberes no ensino de ciências usando o tema quelônios em escolas ribeirinhas no município de Parintins - Am
Autor(es): Fonseca, Ana Paula Melo
Orientador(es): Fachín -Terán, Augusto
Palavras-chave: Articulação de Saberes;Saberes Populares;Saber Escolar;Ensino de Ciências;Ensino Fundamental
Data do documento: 17-Mai-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este estudo aborda questões referentes aos saberes populares e escolares advindos de escolas ribeirinhas, trazendo a articulação desses saberes para o ensino de Ciências. O nosso objetivo de pesquisa foi compreender como ocorre o fluxo de informação na escola, e a ligação de saberes populares e escolares, usando o tema dos quelônios Amazônicos em escolas ribeirinhas de ParintinsAM. A metodologia do estudo molda-se na abordagem qualitativa e o método de procedimento foi a pesquisa participante. Foram usadas as técnicas de pesquisa: observação participante, entrevista dirigida oral e escrita, questionários de pré e pós-teste, bem como atividades de desenho com relatos das crianças sobre os desenhos. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, onde se estabeleceu categorias de análise para construção dos indicadores de saberes em contexto ribeirinho. Apontamos que os saberes oriundos da vida cotidiana das crianças são elementos facilitadores do ensino e aprendizagem em sala de aula. Os conhecimentos compartilhados originam novas descobertas e questionamentos dando oportunidade para que o estudante construa seu conhecimento. A articulação de saberes é realizada junto à comunidade e pais dos estudantes de forma participativa, com maior visibilidade durante a execução do projeto de preservação de quelônios nas comunidades
Abstract: This study deals with questions related to popular and scholastic knowledge coming from riverside schools, bringing the articulation of these knowledge to the teaching of sciences. Therefore, the objective of this research is to understand how the flow of information in the school occurs, and the connection of popular and scholarly knowledge, using the theme of the Amazonian chelonians in riverside schools of Parintins-AM. The methodology of the study is molded qualitative research with a phenomenological approach. Research techniques were used: participant observation, oral and written oral interview, pre and post-test questionnaires, as well as drawing activities with children's reports about drawings. For the analysis of the data was used content analysis, where it was established categories of analysis for the construction of indicators of knowledge in riverside context. We point out that the knowledge derived from the daily life of children is elements that facilitate teaching and learning in the classroom. The shared knowledge originates new discoveries and questions giving the opportunity for the student to build their knowledge. The articulation of knowledge is carried out with the community and parents of the students in a participative way, with greater visibility during the execution of the project of preservation of chelonians in the communities
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2424
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons