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Title: Comparação de ensaios mecânicos e simulações numéricas em quadros de bicicleta de alumínio
Other Titles: Comparison of mechanical tests and numerical simulations in aluminum bicycle frames
Authors: Pereira, Arthur Yves
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Arlindo Pires
Keywords: SolidWorks;Alumínio;Método dos Elementos Finitos;Fadiga;Bicicleta;Finite Element Method;Aluminum;Fatigue;Bicycle
Issue Date: 19-Mar-2020
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho compara os resultados de simulações computadorizadas feitas no programa SolidWorks Simulation com ensaios mecânicos reais em quadros de bicicleta da liga Al 6061. Para tanto, é apresentado uma retrospectiva histórica da bicicleta e seu atual processo de fabricação. Introduz-se o método dos elementos finitos, os critérios de avaliação de falhas em simulações e os principais ensaios mecânicos normativos aos quais se submetem quadros de bicicletas. Mostra-se também o processo de ensaios físicos e simulações. Quanto aos resultados, observou-se um excelente nível de precisão na identificação de pontos de concentração de esforços e de falha. No entanto,encontraram-se também significativas divergências de resultados dos testes de fadiga com a provável causa na definição dos parâmetros das curvas S-N e divergências das propriedades mecânicas do material.
Abstract: This work compares the results of computer simulations made in the SolidWorks Simulation program with real mechanical tests on Al 6061 bicycle frames. For this purpose, a historical retrospective of the bicycle and its current manufacturing process is presented. We introduce the finite element method, the failure evaluation criteria in simulations and the main normative mechanical tests to which bicycle frames are submitted. It also shows the process of physical tests and simulations. Regarding the results, an excellent level of precision was observed in the identification of points of effort concentration and failure. However, significant divergences in fatigue test results were found with the probable cause in the definition of the parameters of the S-N curves and divergences of the mechanical properties of the material.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2404
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