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Título: As Políticas de Ações Afirmativas e as Trajetórias de Alunos Indígenas no Centro De Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado Do Amazonas (2005-2018).
Autor(es): França, Filipe Frota de
Orientador(es): Silveira , Cristiane da
Palavras-chave: Ensino superior;Cota indígena;Ingresso;Permanência;Dinâmica de identidade
Data do documento: 15-Ago-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a política de ação afirmativa e a trajetória dos alunos indígenas no Centro de Estudos Superiores de Tefé – CEST, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA no período de 2005-2018. A fundamentação teórica se baseou em Carvalho (2014), Alberti (2005), Estácio (2014), Amaral (2010), Hall (1992), Cuche (1999) dentre outros. O caminho metodológico esteve pautado na abordagem qualitativa e quantitativa, usando-se o método da história oral para a realização das entrevistas, o tipo da pesquisa foi bibliográfica, documental e de campo. Os resultados revelam o lugar marginal imposto aos povos indígenas na construção da nação brasileira. A trajetória e os desafios enfrentados pelos indígenas para concluírem a formação básica e ingressarem no ensino superior. A importância das cotas indígenas no CEST-UEA, bem como a necessidade de se repensar as formas de ingresso dos grupos étnicos na universidade e a implantação de políticas de permanência específicas, que ajudem os cotistas a concluírem a graduação com base no respeito e na valorização das culturas e das identidades desses sujeitos. Por fim, o preconceito, a discriminação e o racismo vivenciados pelos indígenas no ensino superior e como eles reagem a esse cenário (re)construindo e (res)significando suas identidades.
Abstract: This work aims to analyze the relationship between affirmative action policy and the trajectory of the indigenous students at the Center for High Education of Tefe - CEST, at the University of the State of Amazonas - UEA in the period 2005-2018. The theoretical basis was based on Carvalho (2014), Alberti (2005), Estácio (2014), Amaral (2010), Hall (1992), Cuche (1999) among others. The methodological path was based on the qualitative and quantitative approach, using the oral history method to conduct the interviews, the type of research was bibliographical, documentary and field. The results reveal the marginal place imposed on indigenous in the construction of the Brazilian nation. The trajectory and challenges faced by indigenous in completing basic education and entering high education. The importance of indigenous quotas in the CEST-UEA, as well as the need to rethink the ways of entering ethnic groups in the university and the implementation of specific residence policies, which help the quota holders to complete the graduation based on respect and appreciation culture and identity of these subjects. Finally, the research shows the prejudice, discrimination and racism experienced by indigenous in high education and how they react to this scenario, rebuilding and resignifying their identities.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2192
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas



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