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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrança, Filipe Frota de-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-11T13:30:06Z-
dc.date.issued2018-08-15-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2192-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the relationship between affirmative action policy and the trajectory of the indigenous students at the Center for High Education of Tefe - CEST, at the University of the State of Amazonas - UEA in the period 2005-2018. The theoretical basis was based on Carvalho (2014), Alberti (2005), Estácio (2014), Amaral (2010), Hall (1992), Cuche (1999) among others. The methodological path was based on the qualitative and quantitative approach, using the oral history method to conduct the interviews, the type of research was bibliographical, documentary and field. The results reveal the marginal place imposed on indigenous in the construction of the Brazilian nation. The trajectory and challenges faced by indigenous in completing basic education and entering high education. The importance of indigenous quotas in the CEST-UEA, as well as the need to rethink the ways of entering ethnic groups in the university and the implementation of specific residence policies, which help the quota holders to complete the graduation based on respect and appreciation culture and identity of these subjects. Finally, the research shows the prejudice, discrimination and racism experienced by indigenous in high education and how they react to this scenario, rebuilding and resignifying their identities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCota indígenapt_BR
dc.subjectIngressopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectDinâmica de identidadept_BR
dc.titleAs Políticas de Ações Afirmativas e as Trajetórias de Alunos Indígenas no Centro De Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado Do Amazonas (2005-2018).pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T13:30:06Z-
dc.contributor.advisor1Silveira , Cristiane da-
dc.contributor.referee1Silveira , Cristiane da-
dc.contributor.referee2Machado, Ananda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1012133793187374pt_BR
dc.contributor.referee3Vieira, Paulo Alberto dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723860927289572pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6185230820843569pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a política de ação afirmativa e a trajetória dos alunos indígenas no Centro de Estudos Superiores de Tefé – CEST, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA no período de 2005-2018. A fundamentação teórica se baseou em Carvalho (2014), Alberti (2005), Estácio (2014), Amaral (2010), Hall (1992), Cuche (1999) dentre outros. O caminho metodológico esteve pautado na abordagem qualitativa e quantitativa, usando-se o método da história oral para a realização das entrevistas, o tipo da pesquisa foi bibliográfica, documental e de campo. Os resultados revelam o lugar marginal imposto aos povos indígenas na construção da nação brasileira. A trajetória e os desafios enfrentados pelos indígenas para concluírem a formação básica e ingressarem no ensino superior. A importância das cotas indígenas no CEST-UEA, bem como a necessidade de se repensar as formas de ingresso dos grupos étnicos na universidade e a implantação de políticas de permanência específicas, que ajudem os cotistas a concluírem a graduação com base no respeito e na valorização das culturas e das identidades desses sujeitos. Por fim, o preconceito, a discriminação e o racismo vivenciados pelos indígenas no ensino superior e como eles reagem a esse cenário (re)construindo e (res)significando suas identidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
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dc.subject.cnpqEducação indígenapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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