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Título: O currículo e a educação em Ciências na educação infantil : trajetórias construídas e em construção das propostas curriculares na Secretaria Municiapl de Educação de Manaus
Autor(es): Prado, Helane Mary de Oliveira
Orientador(es): Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
Palavras-chave: Currículo;Educação Infantil;Educação em Ciências
Data do documento: 28-Mar-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente trabalho descreve a trajetória histórica da construção das propostas curriculares da Educação Infantil no nosso país, bem como, analisa as propostas pedagógico-curriculares elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), destacando as concepções de criança, desenvolvimento e o enfoque dado a Educação em Ciências por meio dos temas das ciências naturais. A década de 1990 foi marcada por uma produção crescente de documentos normativos que visavam implementar os avanços ocorridos, no que se referem aos rumos que se pretendia dar à Educação Infantil no Brasil. Desta forma, para contextualizar as trajetórias construídas de elaboração das propostas pedagógicocurriculares para a Educação Infantil, é tomado como ponto de partida a década de 1990 até o ano de 2016. Trata-se, de uma pesquisa com base em análise documental, pautada em uma abordagem qualitativa com enfoque na fenomenologia, que revela a importância de compreender o currículo, hoje, como um movimento que envolve as diversas ações vividas dentro e fora das instituições educacionais. Bem como, destaca o fato de as crianças passarem a ser consideradas como cidadãs de direitos, o que exigiu a reorganização dos preceitos legais da educação do país, a elaboração de documentos norteadores que estabeleceram critérios para funcionamento das instituições educacionais, frequentadas por bebês e crianças pequenas, abrangendo sua estrutura física, a elaboração da proposta pedagógica e o fazer pedagógico dos professores e professoras voltados à sua formação. As propostas curriculares-pedagógicas elaboradas, reconhecem o cuidar e o educar como ações indissociáveis, mencionam às especificidades das crianças, a importntância de promover atividades que as desafiem a pensar, experimentar e realizar novas descobertas. Contudo, pouco envolvem os temas das ciências naturais, como também, não os relaciona a uma Educação em Ciências, a qual apontamos como adequada para favorecer o desenvolvimento integral das crianças pequenas. Palavras–chave: Currículo. Educação Infantil. Educação em Ciências
Abstract: The present work describes the historical trajectory of the construction of the curricular proposals of Early Childhood Education in our country, as well as the pedagogical proposals elaborated by the Municipal Education Department of Manaus (SEMED), highlighting children's conceptions, development and approach given to Science Education through the themes of the natural sciences. The decade of 1990 was marked by a growing production of normative documents that aimed to implement the advances that occurred, in what refers to the directions that was intended to give to Infant Education in Brazil. Thus, in order to contextualize the builtup trajectories of pedagogical curricular proposals for Early Childhood Education, the 1990s are taken as a starting point until the year 2016. This is a research based on documental analysis and on a qualitative approach that reveals the importance of understanding today's curriculum as a movement that involves the various actions lived inside and outside educational institutions. As well, it highlights the fact that children are considered citizens with rights, which required the reorganization of the legal precepts of education in the country, the preparation of guiding documents that established criteria for the functioning of educational institutions, frequented by infants and children covering their physical structure, the elaboration of the pedagogical proposal and the pedagogical work of the teachers directed to their formation.The curricular-pedagogical proposals elaborated, recognize the care and education as inseparable actions, mention the specifics of children, the importance of promoting activities that challenge them to think, experiment and make new discoveries. However, they do not involve science subjects as much as they do not relate them to a science education, which we point out as appropriate to foster the integral development of young children. Keywords: Curriculum. Child Education. Education in Sciences
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2191
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

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