DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPrado, Helane Mary de Oliveira-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-11T13:28:35Z-
dc.date.issued2018-03-28-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2191-
dc.description.abstractThe present work describes the historical trajectory of the construction of the curricular proposals of Early Childhood Education in our country, as well as the pedagogical proposals elaborated by the Municipal Education Department of Manaus (SEMED), highlighting children's conceptions, development and approach given to Science Education through the themes of the natural sciences. The decade of 1990 was marked by a growing production of normative documents that aimed to implement the advances that occurred, in what refers to the directions that was intended to give to Infant Education in Brazil. Thus, in order to contextualize the builtup trajectories of pedagogical curricular proposals for Early Childhood Education, the 1990s are taken as a starting point until the year 2016. This is a research based on documental analysis and on a qualitative approach that reveals the importance of understanding today's curriculum as a movement that involves the various actions lived inside and outside educational institutions. As well, it highlights the fact that children are considered citizens with rights, which required the reorganization of the legal precepts of education in the country, the preparation of guiding documents that established criteria for the functioning of educational institutions, frequented by infants and children covering their physical structure, the elaboration of the pedagogical proposal and the pedagogical work of the teachers directed to their formation.The curricular-pedagogical proposals elaborated, recognize the care and education as inseparable actions, mention the specifics of children, the importance of promoting activities that challenge them to think, experiment and make new discoveries. However, they do not involve science subjects as much as they do not relate them to a science education, which we point out as appropriate to foster the integral development of young children. Keywords: Curriculum. Child Education. Education in Sciencespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.titleO currículo e a educação em Ciências na educação infantil : trajetórias construídas e em construção das propostas curriculares na Secretaria Municiapl de Educação de Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T13:28:35Z-
dc.contributor.advisor1Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931430917921646pt_BR
dc.contributor.referee1Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931430917921646pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee3Bettiol, Célia Aparecida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6935670235651644pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9572583768499729pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho descreve a trajetória histórica da construção das propostas curriculares da Educação Infantil no nosso país, bem como, analisa as propostas pedagógico-curriculares elaboradas pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), destacando as concepções de criança, desenvolvimento e o enfoque dado a Educação em Ciências por meio dos temas das ciências naturais. A década de 1990 foi marcada por uma produção crescente de documentos normativos que visavam implementar os avanços ocorridos, no que se referem aos rumos que se pretendia dar à Educação Infantil no Brasil. Desta forma, para contextualizar as trajetórias construídas de elaboração das propostas pedagógicocurriculares para a Educação Infantil, é tomado como ponto de partida a década de 1990 até o ano de 2016. Trata-se, de uma pesquisa com base em análise documental, pautada em uma abordagem qualitativa com enfoque na fenomenologia, que revela a importância de compreender o currículo, hoje, como um movimento que envolve as diversas ações vividas dentro e fora das instituições educacionais. Bem como, destaca o fato de as crianças passarem a ser consideradas como cidadãs de direitos, o que exigiu a reorganização dos preceitos legais da educação do país, a elaboração de documentos norteadores que estabeleceram critérios para funcionamento das instituições educacionais, frequentadas por bebês e crianças pequenas, abrangendo sua estrutura física, a elaboração da proposta pedagógica e o fazer pedagógico dos professores e professoras voltados à sua formação. As propostas curriculares-pedagógicas elaboradas, reconhecem o cuidar e o educar como ações indissociáveis, mencionam às especificidades das crianças, a importntância de promover atividades que as desafiem a pensar, experimentar e realizar novas descobertas. Contudo, pouco envolvem os temas das ciências naturais, como também, não os relaciona a uma Educação em Ciências, a qual apontamos como adequada para favorecer o desenvolvimento integral das crianças pequenas. Palavras–chave: Currículo. Educação Infantil. Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesAIKAWA, Mônica Silva. Educação em ciências nas práticas pedagógicas de educação infantil. Manaus: UEA, 2014. (Dissertação de Mestrado). AMORIM, Ana Luisa Nogueira de. Sobre educar na creche: é possível pensar um currículo para as crianças de zero a três anos? João Pessoa: UFPB/CE, 2011. (Tese de Doutorado). ANDRADE, Lucimary Barnabé Pedrosa de. Educação Infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. ARCER, Alessandra; SILVA, Débora A. S. M.; VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas, São Paulo: Alínea, 2011. ARELARO, Lisete Regina Gomes. Resistência e submissão: A reforma educacional na década de 1990. IN: KRAWCZYK, Nora; CAMPOS, Maria Malta; HADDAD, Sérgio (Orgs.). O cenário educacional latino-americano no limiar do século XXI: reformas em debate. Campinas, São Paulo. Autores Associados, 2000. ARROYO, Miguel Gonzáles. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação ∕SEB, 2008. BARBOSA, Maria Carmen Silveira; OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Currículo e Educação Infantil. In: Ministério da Educação, Secretaria de Educação. Currículo e linguagem na educação infantil / Básica. - Coleção Leitura e escrita na educação infantil ; v.7 1.ed. - Brasília: MEC /SEB, 2016. BARBOSA, Maria Carmen Siveira; HORN, Maria da Graça Souza. Organização do espaço e do tempo na escola infantil. In.: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. BASSEDAS, Eulàlia; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2011 BIANCHETTI, Roberto Gerardo. Modelo neoliberal e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1997. BRANDÃO, Isabel Cristina. Políticas Públicas em Educação Infantil. GT: Educação de Crianças de 0 a 6 anos/ nº 07. São Paulo. Estudo realizado durante o curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, nível de mestrado, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos ( UFSCar), 2005. Acesso 31/11/2017. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 108 BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Práticas cotidianas na educação infantil: bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. Projeto de Cooperação Técnica MEC/UFRGS. Brasília, MEC/SEB, 2009. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretarial de Educação Fundamental / Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências Naturais. Brasília. MEC/SEF. 1997. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de mundo. Brasília: MEC, SEF, 1998. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental Subsídios para Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil. Brasília: MEC,SEF, 1998ª. Vol. I e II. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Propostas pedagógicas e currículo em educação infantil: um diagnóstico e a construção de uma metodologia de análise. Brasília: MEC/SEF/DPEF/COEDI, 1996. BRASIL, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – Lei Federal nº 9.394/1996. BRASIL, Resolução Nº 5, DE 17 DE dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.Diario Oficial da Republica Federativa do BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Planejando a próxima Década: Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014. CAMPOS, Maria Malta. A Educação Infantil como direito. In.: Insumos para o debate 2 – Emenda Constitucional nº 59/2009 e a educação infantil: impactos e perspectivas. São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2010. CAMPOS, Maria Malta; ROSEMBERG, Fúlvia. Critérios para um atentimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEB,1ª Ed, 1995. CARVALHO, L. D. Crianças e Infâncias (em tempo) integral. Educação em Revista. [online]. Fev. 2015, ‹http://www.scielo.br/pdf/edur/2015nahead/0102-4698edur-136686.pdf›. Data de acesso: 27 de Jan de 2017. CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 295-316. CERISARA, A.B. A produção acadêmica na área da educação infantil a partir da análise de pareceres sobre o Referencial Nacional da Educação Infantil: primeiras 109 aproximaçõe. In: FARIA, A.L.G.; PALHARES, M.S. (Orgs.). Educação infantil pósLDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados,2001. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 2006. COLINVAUX, Dominique. Ciências e crianças: delineando caminhos de uma iniciação às ciências para crianças pequenas. Contraponto – volume 4, nº 1. p. 105 – 123. Itajaí, jan./abr. 2004. Acesso 25/05/2017. CRESWELL, John W. Projetos de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Porto Alegre: Artemed, 2007. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011. FARIAS, Ana Lúcia Goulart de; PALHARES, Marina Silveira (Orgs.). Educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas –SP: Autores Associados, 2007. KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo: Cortez, 2011. KUHLMANN JR, Moysés; FERNANDES, Rogério. Sobre a história da infância. In.: FILHO, Luciano M. F. (Org.). A infância e sua educação: materiais práticas e representações (Portugal e Brasil). Belo Horizonte: Autêntica, 2004. KUHN, Thomas S. A tensão essencial: estudos selecionados sobre tradição e mudança científica. São Paulo: Editora Unesp, 2011. LEITE, Miriam Soares. Contribuições de Basil Bernstein e Yves Chevallard para a discussão do conhecimento escolar / Miriam Soares Leite ; orientadora: Vera Maria Ferrão Candau. – Rio de Janeiro : PUC, Departamento de Educação, 2004. LINUESA, Maria Clemente. Elaborar o currículo: prever e representar a ação. In: SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre. Penso, 2013. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade: São Paulo: Cortez, 2013. MUBURAC SOBRINHO, Roberto Sanches. Vozes infantis indígenas: as culturas escolares como elementos de (des)encontros com as culturas das crianças SateréMawé. Manaus: Valer, 2011. MUBURAC SOBRINHO, Roberto Sanches. Entre o “dito” e o “não dito”: uma possibilidade de “escavação ao Referencial Curricular Nacional para a Educação 110 Infantil. IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. (publicado no Anais). Porto PT, 2012. OLIVEIRA, Stela Maris Lagos. A legislação e as políticas nacionais para a educação infantil: avnços, vazios e desvios. In: MACHADO, Maria Lúcia de A. (Org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002. OLIVEIRA, Zilma R. O. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Pulo: Cortez, 2007. OLIVEIRA, Zilma. O Curriculo na Educação Infantil: O que propõe as Novas Diretrizes Nacionais. Anais do I Seminário Nacional: Curriculo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010. Acesso em 30/11/2017. PALHARES, Marina Silveira; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões. A Educação Infantil: uma questão para o debate. In.: FARIAS, Ana Lúcia Goulart de; PALHARES, Marina Silveira (Orgs.). Educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas – SP: Autores Associados, 2007. POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução Naiala Freitas. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. RICHTER, Sandra. Docência e formação cultural. In: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender. Coleção Leitura e escrita na educação infantil v.2. 1.ed. - Brasília: MEC /SEB, 2016. ROSA, Russel Teresinha Dutra da. Ensino de Ciências e Educação Infantil. In.: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução. Porto Alegre. Penso, 2013. SACRISTÁN, José Gimeno. O aluno como invenção. Tradução de Daysi Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2005. SANTOS, Cesar Satiro dos. Ensino de Ciências: abordagem histórico-crítica. Campinas SP:Armazem do Ipê, 2012. SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (orgs.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis – RJ: Vozes, 2008. SAVIANI, Demerval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS. Proposta pedagógicocurricular de Educação Infantil (revisada e ampliada). Manaus, 2016. 111 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS. Proposta Curricular- Educação Infantil Creche/Pré-Escola. Manaus, 2010. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS. SEMED. Educação Infantil na Rede Municipal de Manaus: Organização e Funcionamento. Manaus, 2008. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS. Proposta pedagógica e curricular educação infantil/ pré-escolar. Manaus, 2005. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS. Educação Infantil/Préescola: Programa de Redimencionamento da Educação Báisca no Municipio de Manaus. Manaus, 1999. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. SOARES, Natália F; SARMENTO, Manuel J.; TOMAS, Catarina A. Investigação da Infância e Crianças como Investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Nuances: estudos sobre educação – ano XI, v. 12, n. 13, jan./dez. 2005. SOUZA, Carolina Rodrigues. A ciência na Educação Infantil: uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidos por educadores infantis. São Carlo: UFSCar, 2009. (Tese de Doutorado). Acesso 18/10/2017. VALLE, Luciana de Luca Dalla. A relação conteúdo – objetivos no eixo natureza e sociedade. In.: CURY, Ana Cristina; MORRETO, Geovani (Orgs.). Fundamentos teóricos e metodológicos de ciências humanas e sociais na educação infantil. Curitiba: Fael, 2010. VEIGA, Cynthia Greive. Infância e modernidade: ações, saberes e sujeitos. In.: FILHO, Luciano M. F. (Org.). A infância e sua educação: materiais práticas e representações (Portugal e Brasil). Be lo Horizonte: Autêntica, 2004.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons