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Título: Crianças Transgênero: uma análise da produção científica brasileira dos últimos cincos anos
Autor(es): Silva, Jeanne Araújo e
Orientador(es): Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
Palavras-chave: Transgênero;Criança;Sexualidade infantil;Subjetivação
Data do documento: 25-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: RESUMO Esta pesquisa teve o objetivo de realizar um estudo sobre a produção científica brasileira dos últimos cinco anos (2014-2018) com foco em discursões sobre criança transgênero, visando compreender os aspectos e dimensões destacados na percepção desta temática, fomentando assim, diálogos interdisciplinares com autores, estudiosos e com trabalhos publicados sob a autoria de pessoas das comunidades LGBT que retratem momentos vivenciados na infância. O primeiro capítulo nos traz um pouco da história sobre a percepção da infância, sobre como as sociedades foram paulatinamente percebendo as distinções entre a criança e o adulto desde a Idade Média até os dias atuais. O segundo capítulo ilustra o Estado da Arte sobre as pesquisas brasileiras que se voltam para a criança transgênero e o terceiro capítulo, desenvolve discursões com os textos escolhidos para compreendermos aspectos e dimensões que são notórias em vivências de pessoas transgênero. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica com natureza qualiquantitativa que nos possibilitou reunir: teses e dissertações dispostas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; periódicos na Biblioteca Eletrônica SCIELO; anais de eventos acadêmicos que tragam a temática de gênero e sexualidade para suas discussões. Buscamos organizar os resultados dos trabalhos escolhidos com a pretensão de produzir fonte para novas pesquisas. Os diálogos interdisciplinares com os estudiosos nos possibilitaram perceber que, dentre as percepções acerca da infância trans, um ponto em comum entre as pesquisas analisadas é a exclusão do sujeito que não se encaixa em normas padrões de gênero e também foi possível perceber que há distintos modos de subjetivação singular diante da sexualidade e do gênero. Palavras-chave: transgênero-criança; sexualidade infantil-pesquisa; subjetivação.
Abstract: This research aimed to carry out a study on the Brazilian scientific production of the last five years (2014-2018) with a focus on discourses on transgender children, aiming to understand the aspects and dimensions highlighted in the perception of this theme, thus fostering interdisciplinary dialogues with authors , scholars and with works published under the authorship of people from LGBT communities who portray moments experienced in childhood. The first chapter brings us a little history about the perception of childhood, about how societies gradually perceived the distinctions between children and adults from the Middle Ages to the present day. The second chapter illustrates the State of the Art on Brazilian research aimed at the transgender child and the third chapter develops discussions with the chosen texts to understand aspects and dimensions that are notorious in the experiences of transgender people. The methodology chosen was bibliographic research with a qualitative and quantitative nature that enabled us to gather: theses and dissertations available in the CAPES Thesis and Dissertations Catalog; journals in the SCIELO Electronic Library; annals of academic events that bring the theme of gender and sexuality to their discussions. We seek to organize the results of the chosen works with the intention of producing a source for new research. Interdisciplinary dialogues with scholars made it possible for us to realize that, among the perceptions about trans childhood, a point in common among the researches analyzed is the exclusion of the subject who does not fit into gender norms norms and it was also possible to notice that there are different ways of singular subjectivity in the face of sexuality and gender. Keywords: transgender-child; child sexuality-research; subjectivation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2180
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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