DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jeanne Araújo e-
dc.date.available2020-03-10-
dc.date.available2020-03-10T18:06:37Z-
dc.date.issued2019-08-25-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2180-
dc.description.abstractThis research aimed to carry out a study on the Brazilian scientific production of the last five years (2014-2018) with a focus on discourses on transgender children, aiming to understand the aspects and dimensions highlighted in the perception of this theme, thus fostering interdisciplinary dialogues with authors , scholars and with works published under the authorship of people from LGBT communities who portray moments experienced in childhood. The first chapter brings us a little history about the perception of childhood, about how societies gradually perceived the distinctions between children and adults from the Middle Ages to the present day. The second chapter illustrates the State of the Art on Brazilian research aimed at the transgender child and the third chapter develops discussions with the chosen texts to understand aspects and dimensions that are notorious in the experiences of transgender people. The methodology chosen was bibliographic research with a qualitative and quantitative nature that enabled us to gather: theses and dissertations available in the CAPES Thesis and Dissertations Catalog; journals in the SCIELO Electronic Library; annals of academic events that bring the theme of gender and sexuality to their discussions. We seek to organize the results of the chosen works with the intention of producing a source for new research. Interdisciplinary dialogues with scholars made it possible for us to realize that, among the perceptions about trans childhood, a point in common among the researches analyzed is the exclusion of the subject who does not fit into gender norms norms and it was also possible to notice that there are different ways of singular subjectivity in the face of sexuality and gender. Keywords: transgender-child; child sexuality-research; subjectivation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransgêneropt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectSexualidade infantilpt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.titleCrianças Transgênero: uma análise da produção científica brasileira dos últimos cincos anospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T18:06:37Z-
dc.contributor.advisor1Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931430917921646pt_BR
dc.contributor.referee1Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931430917921646pt_BR
dc.contributor.referee2Machado , Rita de Cássia Fraga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8882999172098781pt_BR
dc.contributor.referee3Borba, Rodrigo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245787890844219pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036194032241117pt_BR
dc.description.resumoRESUMO Esta pesquisa teve o objetivo de realizar um estudo sobre a produção científica brasileira dos últimos cinco anos (2014-2018) com foco em discursões sobre criança transgênero, visando compreender os aspectos e dimensões destacados na percepção desta temática, fomentando assim, diálogos interdisciplinares com autores, estudiosos e com trabalhos publicados sob a autoria de pessoas das comunidades LGBT que retratem momentos vivenciados na infância. O primeiro capítulo nos traz um pouco da história sobre a percepção da infância, sobre como as sociedades foram paulatinamente percebendo as distinções entre a criança e o adulto desde a Idade Média até os dias atuais. O segundo capítulo ilustra o Estado da Arte sobre as pesquisas brasileiras que se voltam para a criança transgênero e o terceiro capítulo, desenvolve discursões com os textos escolhidos para compreendermos aspectos e dimensões que são notórias em vivências de pessoas transgênero. A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica com natureza qualiquantitativa que nos possibilitou reunir: teses e dissertações dispostas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; periódicos na Biblioteca Eletrônica SCIELO; anais de eventos acadêmicos que tragam a temática de gênero e sexualidade para suas discussões. Buscamos organizar os resultados dos trabalhos escolhidos com a pretensão de produzir fonte para novas pesquisas. Os diálogos interdisciplinares com os estudiosos nos possibilitaram perceber que, dentre as percepções acerca da infância trans, um ponto em comum entre as pesquisas analisadas é a exclusão do sujeito que não se encaixa em normas padrões de gênero e também foi possível perceber que há distintos modos de subjetivação singular diante da sexualidade e do gênero. Palavras-chave: transgênero-criança; sexualidade infantil-pesquisa; subjetivação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS: ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da Educação. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 1996. ARIÈS, Philippe. A História Social da Criança e da Família. Tradução de Dora Flaksman. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Secretaria de Educação. Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2015: as experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016. BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BALZER, Carsten; LAGATA, Carla; BERREDO, Lukas. 2,190 Murders Are Only The Tip of The Iceberg – An introduction to the Trans Murder Monitoring Project. TMM annual report. TvT Publication Series Vol.14 Transgender Europe (TGEU) Berlin Germany | October 2016. Disponível em: <https://transrespect.org/wp-content/uploads/2016/11/TvT-PS-Vol14-2016.pdf>. Acessdo em: 04/03/2019. BENTO, Berenice. A Reinvenção do Corpo. Rio de Janeiro : Garamond, 2006. BORBA, Rodrigo. O (Des)Aprendizado de Si: transexualidades, interação e cuidado em saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2016. BOTO, Carlota. O Desencantamento da criança: entre a renascença e o século das luzes. in: FREITAS, Marcos Cezar; KUHLMANN, Moysés Jr. (Orgs.) Os Intelectuais na História da Infância. São Paulo: Cortez, 2002. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. (Tradução de Fernando Tomaz.). 15ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. BRASIL. Lei nº 8069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm>. Acesso em 15 de nov. de 2018. BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Cidadania. Violência LGBTFóbicas no Brasil: dados da violência/ elaboração de Marcos Vinícius Moura Silva – Documento eletrônico – Brasília: Ministério dos Direitos Humanos, 2018, 79 p. Disponível em: <https://www.mdh.gov.br/biblioteca/consultorias/lgbt/violencia-lgbtfobicas-no-brasil-dados- da-violencia>. Acessado em: 04/03/2019. BRASIL. RESOLUÇÃO N° 12, de 16 de janeiro de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 de março de 2015. Disponível em: <http://www.lex.com.br/legis_26579652_RESOLUCAO_N_12_DE_16_DE_JANEIRO_DE_2015.aspx>. Acesso em 21/03/2019 110 BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. 8ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. CAMBI, Franco. A História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo. Fundação Ed. da UNESP (FEU), 1999. CHAMBOULEYRON, Rafael. Jesuítas e as Crianças no Brasil Quinhentista. In: PRIORE, Mary Del. Histórias das Crianças no Brasil. 5. ed. - São Paulo: Contexto, 2006. CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 14. ed. São Paulo, Cortez, 2011. DELMONDEZ, Polianne. Cartografia das Práticas de Subjetivação em Experiências Trans' 16/03/2017 145 F. (Doutorado Em Processos De Desenvolvimento Humano E Saúde) – Universidade De Brasília, Brasília. EHRENSAFT, Diane. The Gender Creative Child: Pathways for Nurturing and Supporting Children Who Live Outside Gender Boxes. New York - NY ; Foreword Copyright, 2016. ESQUERDA. Dossier 250: 10 anos sem gisberta, o que mudou Glossário Trans. Fev. 2016. Disponível em: < https://www.esquerda.net/dossier/glossario-trans/41330>. Acessado em: 06/03/2019. FALCHI, Cinthia Alves. Crítica ao Paradigma da Diferença Identitária dos Corpos: Transgressão de Gênero Como Ruptura Ética.' 29/03/2018 170 F. (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciência, Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho, Marília. FILHA, Constantina Xavier. Sexualidades, Gênero e Diferenças na Educação das Infâncias. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2012. FIORAVANTE, Tiago Daniel. Crianças Queer e a Representação na Mídia Brasileira. 11/2015 (TCC em Jornalismo) – Universidade Feevale, Novo Hamburgo. Disponível em: <https://www.academia.edu/19772759/Crian%C3%A7as_queer_e_a_representa%C3%A7%C3%A3o_na_m%C3%ADdia_brasileira>. Acesso em: 02/05/2019. FRANCO, Elisângela de Carvalho. Ser ou Não Ser? A Disforia de Gênero na Infância: quando o apoio e a compreensão da família são fundamentais à criança. In: Congresso Internacional em Estudos Culturais, 5, 2016, Aveiro – Portugal. Atas do V Congresso Internacional em Estudos Culturais. Aveiro – Portugal: Grácio Editor, 1ª edição: setembro de 2016, p. 239-247. FREITAS, Marcos Cezar de. História Social da Infância no Brasil. - 5ª.ed. São Paulo: Cortez, 2003. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987 _____________. A história da sexualidade I: a vontade de saber. 13ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988. FURLAN, Cássia Cristina; MULLER, Verônica Regina. Gênero, sexualidade e docência: (re)pensando práticas Gender, sexuality and teaching: rethinking practices. Revista Educação em Questão. Natal, v. 46, n. 32, p. 155-178, maio/ago. 2013) 111 FURLANI, Jimena. Educação Sexual na Sala de Aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, Gênero e Sexualidade: Reflexões necessárias para se pensar a educação da infância. In: FILHA, C. Xavier. Sexualidades, Gênero e Diferenças na Educação das Infâncias. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2012. HUZAK, Iolanda; AZEVEDO, Jô. Crianças de Fibra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações Sobre Identidade De Gênero: Conceitos e Termos Guia técnico sobre pessoas transexuais, travestis e demais transgêneros, para formadores de opinião. Brasília: Autor, abr. 2012. E-Book. Disponível em: <http://issuu.com/jaquelinejesus/docs/orienta_es_popula_o_trans>. Acessado em: 05/03/2019. ______________. Crianças trans: memórias e desafios teóricos. - III Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades. 2013. Universidade do Estado da Bahia. – Grupo Enlace. ______________. Homofobia: identificar e prevenir. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Metanoia, 2015. ______________. Crianças trans, vocês existiam? Memórias e seus impactos nos adultos trans. In: AMARO, Sarita. Crianças e Adolescentes: olhares interdisciplinares para questões do nosso tempo. Rio de Janeiro: Autografia, 2016. ______________. Operadores do direito no atendimento às pessoas trans. Direito e Práxis Revista. Rio de Janeiro, Vol. 07, N. 15, 2016, p. 537‐556. ISSN: 2179‐8966. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/25377>. Acessado em: 26/03/2019. KENNEDY, N. Crianças Transgênero: mais do que um desafio teórico. Revista Cronos, v. 11, n. 2, 28 nov. 2012. v. 11 n. 2 (2010): Dossiê Trans-formações em gênero. KUHLMANN, Moysés Jr; FERNANDES, Rogério. Sobre a História da Infância. in: FARIA FILHO, Luciano Mendes. A infância e sua Educação - materiais, práticas e representações. (Portugal - Brasil). - Belo Horizonte: Autêntica, 2004. LE GOFF, J. São Luís. Rio de Janeiro: Record, 1999. LEITE, Miriam L. Moreira. A Infância no Século XIX Segundo Memórias e Livros de Viagem. In: FREITAS, Marcos Cezar de. História Social da Infância no Brasil. - 5ª.ed. - São Paulo: Cortez, 2003. MARCHI, Rita de Cássia; SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância, Normatividade e Direitos das Crianças: Transições Contemporâneas. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 141, p. 951-964, dez. 2017 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000400951&lng=pt&nrm=iso>. Acessos: 01 de maio 2019. MARCÍLIO, Maria Luiza. A Roda dos Expostos e a Criança Abandonada na História do Brasil. In: FREITAS, Marcos Cezar de. História Social da Infância no Brasil. - 5ª.ed. - São Paulo: Cortez, 2003. MAUAD, Ana Maria. A Vida das Crianças de Elite Durante o Império. In: PRIORE, Mary Del. Histórias das Crianças no Brasil. 5. ed. - São Paulo: Contexto, 2006. 112 Movimento LGBT. Homossexualidade X Homossexualismo. Disponível em: <http://movimentolgbt.com.br/homossexualidade-x-homossexualismo/>. Acessado em 21/03/2019. MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches. Vozes Infantis: As Culturas das Crianças Sateré-Mawé como Elementos de (DES)Encontros com as Culturas das Escolas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2009. NERY, João Walter. Viagem solitária: memórias de um transexual trinta anos depois. 1ª Ed. São Paulo: Leya, 2011. NEVES, A. L. Machado; SILVA, Iolete Ribeiro; ESPERANÇA, Ângelo C. et al. Escola, Identidade de Gênero e a Transexualidade: Reflexões a partir da antropologia do corpo. in: NEVES, André L. Machado; SILVA, Iolete Ribeiro da; CALEGARE, F. Pereira (Orgs.). Escola, Sexualidade e Gênero: perspectivas críticas. - Manaus: UEA Edições, 2016. NOBRE, Noeli. Câmara dos Deputados. Comissão questiona cortes em universidades; governistas defendem investir na educação de base. Educação e Cultura. Disponível em: <http://bit.ly/camaralegbr>. Acesso em: 06/05/2019. OLIVEIRA, João Manuel. Transitar, Descolonizar Corpos Trans. Transzine. 2ª edição. – Lisboa, Portugal, 2016. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/SrgioVitorino1/transzine-2>. Acessado em 21/03/2019. ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB). Comissão da diversidade sexual. Disponível em: <https://portal.oabpb.org.br/comissao.php?comiss=28>. Acesso em: 01 de maio de 2019. PASSETTI, Edson. Crianças Carentes e Políticas Públicas. In: PRIORE, Mary Del. Histórias das Crianças no Brasil. 5. ed. - São Paulo: Contexto, 2006. PINHEIRO, Veralucia. O infanticídio como expressão da violência e negação do mito do amor materno. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 26, n. 1, abr. 2018. ISSN 1806-9584. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/41476/36299>. Acesso em: 28 out. 2018. PRIORE, Mary Del. Histórias das Crianças no Brasil. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2006. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2.ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RAMOS, Fábio Pestana. A História Trágico-Marítima das Crianças nas Embarcações Portuguesas do Século XVI. In: PRIORE, Mary Del. Histórias das Crianças no Brasil. 5. ed. - São Paulo: Contexto, 2006. REVEL, Jacques. Os Usos das Civilidades. In: ARIÈS, P. & DUBY, G. História da Vida Privada: da Renascença ao Século das Luzes. 3º Volume São Paulo: Companhia das Letras, 1991. ROUSSEAU, J.-J. Emílio ou da educação. Trad. Sérgio Milliet. 3ª ed. São Paulo: Difel Difusão Editorial S. A. Editions Garnier Frères, 1979. 113 SAAD. Glossário da Diversidade. Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades – Documento on-line. Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em: <noticias.paginas.ufsc.br/files/2017/10/Glossário_versãointerativa.pdf>. Acessado em: 28/03/2019. SANTOS, Elder Cerqueira. Gravidez na Adolescência: análise contextual de risco e proteção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 15, n. 1, p. 73-85, jan./mar. 2010. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/80315> Acesso em: 28/10/2018. SANTOS, Rafael Franca. Goncalves dos. Montagens De Si Relações De Amizade E Experiências Trans Em Campos Dos Goytacazes, 1990-2017.' 26/06/2018 341 F. (Doutorado Em História) – Universidade Federal Rural do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª Edição rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, Alexsander Lima da; OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de. Transexualização em Narrativas de Histórias de Vida sobre a Infância. Estud. Pesquis. Psicologia, Rio de Janeiro, v.15, n.2, p. 484-508, jul. 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v15n2/v15n2a04.pdf>. Acessos em: 06/05/2019. SILVA, Melanie Laura Mariano da Penha. Infâncias Trans: a emergência de uma narrativa social em (con)textos midiáticos e suas inter-relações com a educação' 26/02/2018 140 F. (Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. SILVA, Mariah Rafaela Cordeiro Gonzaga da. Corpos Antropofágicos: Supermáquina e interseccionalidades em cartoescrita de fluxos indisciplinares' 17/08/2018 260 F. (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. SILVA, R.; BEZERRA, W.; QUEIROZ, S. Os impactos das identidades transgênero na sociabilidade de travestis e mulheres transexuais. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 364-372, 26 dez. 2015. SILVA, Otto Marques da. A EPOPEIA IGNORADA: A Pessoa Deficiente na História do Mundo de Ontem e de Hoje. São Paulo: CEDAS, 1987. Disponível em: <https://issuu.com/amaurinolascosanchesjr/docs/-a-epopeia-ignorada-oto-marques-da-> Acessado em: 23/07/20018. SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? 1. ed. Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010. TRANSCENAS. Glossário de Cenas. Disponível em: <www.transcenas.org/blog/2015/06/glossario-de-cenas.html>. Acessado em: 07/03/2019 VEIGA, Cynthia Greive. Infância e Modernidade: ações, saberes e sujeitos. in: FILHO, Luciano Mendes F (Orgs.). A infância e sua Educação. (Portugal - Brasil). Belo Horizonte: Autêntica, 2004. WENETZ, Ileana. Gênero, corpo e sexualidade: negociações nas brincadeiras do pátio escolar. Cad. CEDES, Campinas, v. 32, n. 87, p. 199-210, ago. 2012pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Crianças Transgêneros - uma análise da produção científica brasileira dos últimos cinco anos.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons