DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2139
Título: A cidade de Otoni Mesquita: uma leitura da tela "A procissão"
Autor(es): Baze Junior, Abrahim
Orientador(es): Portela, Otávio Rios
Palavras-chave: Imaginário Amazônico;El Dorado;Otoni Mesquita;Urbe
Data do documento: 21-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta dissertação tem por objeto de análise a tela do artista Otoni Mesquita intitulada A Procissão (da exposição “Ciclos do Eldorado”) e objetiva evidenciar a forma como o pintor nos apresenta a sua urbe no contexto das cidades Amazônicas e suas representações. Optou-se por ler a obra em questão numa perspectiva narrativa, compreendendo-a como texto em si: um enunciado que ganha dimensão e ação comunicativa. Para leitura – ou análise – da tela, cruzamos ferramentas próprias da fotografia, a curva áurea e a regra dos terços, de modo a conferir à pesquisa que ora se apresenta uma metodologia interdisciplinar no campo dos Estudos Interartes e do mútuo estudo de diversas formas artísticas. A partir da decomposição da estrutura narrativa da tela em unidades menores, torna-se possível entender como Otoni Mesquita constrói uma imagem-narrativa de uma cidade permeada pelo imaginário onírico, em um entrecruzamento de seres e objetos que, em movimento, constituem verdadeira procissão.
Abstract: This dissertation aims to analyze the screen of the artist Otoni Mesquita entitled The Procession (from the exhibition "Cycles of Eldorado") and aims to highlight the way the painter presents his city in the context of the Amazonian cities and their representations. It was decided to read the work in question in a narrative perspective, understanding it as a text in itself: a statement that gains dimension and communicative action. For the reading - or analysis - of the canvas, we cross the tools of photography, the golden curve and the rule of thirds, in order to give the research that presents an interdisciplinary methodology in the field of Interart Studies and the mutual study of various artistic forms. From the decomposition of the narrative structure of the screen into smaller units, it becomes possible to understand how Otoni Mesquita constructs a narrative image of a city permeated by the dream imaginary, in a cross-linking of beings and objects that, in movement, constitute a true procession.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2139
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A cidade de Otoni Mesquita uma leitura da tela A procissão.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons