DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2138
Título: Cartografia do expressionismo na literatura de língua portuguesa
Autor(es): Gomes, Alexandre Rodrigues
Orientador(es): Portela, Otávio Rios
Palavras-chave: Expressionismo;Literatura;Cinema;Raul Brandão;Nelson Rodrigues
Data do documento: 24-Ago-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: RESUMO O tema da presente pesquisa insere-se no campo dos estudos interartes, relacionando literatura, teatro e cinema a fim de investigar a incidência da estética expressionista na literatura de língua portuguesa, a partir do estudo crítico de duas peças teatrais do escritor português Raul Brandão (1867-1930) e de duas peças do escritor brasileiro Nelson Rodrigues (1912-1980). Do autor lusitano, serão analisados os dramas O Gebo e a Sombra (1923) e O Avejão: Episódio Dramático (1929); do autor brasileiro, as peças psicológicas Vestido de Noiva (1943) e Valsa no6 (1951). Num primeiro momento, no entanto, será mapeado o impacto da estética expressionista na arte cinematográfica, desde os anos 1920 ao início do século XXI, com base em teóricos como Roger Cardinal, R.S.Furness e Lotte H. Eisner. Em seguida, para a abordagem do teatro de Raul Brandão, contaremos com as reflexões de estudiosos como Vítor Viçoso, Eduardo Lourenço e Otto Maria Carpeaux, além de diversos outros teóricos cujos artigos sobre o escritor português foram reunidos e organizados em livro por Otávio Rios Portela. Quanto à dramaturgia de Nelson Rodrigues, além dos estudos de Sábato Magaldi sobre o seu teatro em geral, será de fundamental importância as constatações de Eudinyr Fraga a respeito dos recursos expressionistas na obra do dramaturgo brasileiro. Por fim, apesar de o Expressionismo ser a viga-mestra que atravessa e norteia toda esta pesquisa, serão comentados outros tópicos igualmente relevantes para a compreensão da obra e do pensamento dos dois autores em questão. Palavras-chave: Expressionismo. Literatura. Cinema. Raul Brandão. Nelson Rodrigues.
Abstract: ABSTRACT The theme of this research explores inter-art studies, relating literature, theater and cinema in order to investigate examples of Expressionist aesthetics in literature written in Portuguese language, based on the critical study of two plays by the Portuguese writer Raul Brandão (1867-1930): O Gebo e a Sombra (1923) and O Avejão: EpisódioDramático (1929), and two plays by the Brazilian writer Nelson Rodrigues (1912-1980): Vestido de Noiva (1943) and Valsa no6 (1951). Additionally, the impact of Expressionist aesthetics on film art from the 1920s to the early 21st century will be also be explored beased on such theorists as Roger Cardinal, R.S. Furness and Lotte H. Eisner. Finelly, approaching Raul Brandão's theater, this research will also feature the reflections of such scholars as VítorViçoso, Eduardo Lourenço and Otto Maria Carpeaux, as well as several other whose articles on the Portuguese writer were collected and organized in a book by Otávio Rios Portela. As for Nelson Rodrigues's dramaturgy, besides SábatoMagaldi's studies, Eudinyr Fraga's findings on Expressionist resources in work of Rodrigues will be fundamentally important. Although Expressionism is the axis that crosses and guides this research, other topics equally relevant to the understanding of work and thinking of these two authors will also be explored. Keywords: Expressionism. Literature. Cinema. Raul Brandão. Nelson Rodrigues.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2138
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cartografia do expressionismo na literatura de Língua Portuguesa.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons