DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Alexandre Rodrigues-
dc.date.available2020-03-09-
dc.date.available2020-03-10T13:45:40Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2138-
dc.description.abstractABSTRACT The theme of this research explores inter-art studies, relating literature, theater and cinema in order to investigate examples of Expressionist aesthetics in literature written in Portuguese language, based on the critical study of two plays by the Portuguese writer Raul Brandão (1867-1930): O Gebo e a Sombra (1923) and O Avejão: EpisódioDramático (1929), and two plays by the Brazilian writer Nelson Rodrigues (1912-1980): Vestido de Noiva (1943) and Valsa no6 (1951). Additionally, the impact of Expressionist aesthetics on film art from the 1920s to the early 21st century will be also be explored beased on such theorists as Roger Cardinal, R.S. Furness and Lotte H. Eisner. Finelly, approaching Raul Brandão's theater, this research will also feature the reflections of such scholars as VítorViçoso, Eduardo Lourenço and Otto Maria Carpeaux, as well as several other whose articles on the Portuguese writer were collected and organized in a book by Otávio Rios Portela. As for Nelson Rodrigues's dramaturgy, besides SábatoMagaldi's studies, Eudinyr Fraga's findings on Expressionist resources in work of Rodrigues will be fundamentally important. Although Expressionism is the axis that crosses and guides this research, other topics equally relevant to the understanding of work and thinking of these two authors will also be explored. Keywords: Expressionism. Literature. Cinema. Raul Brandão. Nelson Rodrigues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExpressionismopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRaul Brandãopt_BR
dc.subjectNelson Rodriguespt_BR
dc.titleCartografia do expressionismo na literatura de língua portuguesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T13:45:40Z-
dc.contributor.advisor1Portela, Otávio Rios-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2235476017380738pt_BR
dc.contributor.referee1Portela, Otávio Rios-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2235476017380738pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Neiva Maria Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0745938602553968pt_BR
dc.contributor.referee3Ipiranga, Sarah Diva da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5305457455244102pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7897814723657628pt_BR
dc.description.resumoRESUMO O tema da presente pesquisa insere-se no campo dos estudos interartes, relacionando literatura, teatro e cinema a fim de investigar a incidência da estética expressionista na literatura de língua portuguesa, a partir do estudo crítico de duas peças teatrais do escritor português Raul Brandão (1867-1930) e de duas peças do escritor brasileiro Nelson Rodrigues (1912-1980). Do autor lusitano, serão analisados os dramas O Gebo e a Sombra (1923) e O Avejão: Episódio Dramático (1929); do autor brasileiro, as peças psicológicas Vestido de Noiva (1943) e Valsa no6 (1951). Num primeiro momento, no entanto, será mapeado o impacto da estética expressionista na arte cinematográfica, desde os anos 1920 ao início do século XXI, com base em teóricos como Roger Cardinal, R.S.Furness e Lotte H. Eisner. Em seguida, para a abordagem do teatro de Raul Brandão, contaremos com as reflexões de estudiosos como Vítor Viçoso, Eduardo Lourenço e Otto Maria Carpeaux, além de diversos outros teóricos cujos artigos sobre o escritor português foram reunidos e organizados em livro por Otávio Rios Portela. Quanto à dramaturgia de Nelson Rodrigues, além dos estudos de Sábato Magaldi sobre o seu teatro em geral, será de fundamental importância as constatações de Eudinyr Fraga a respeito dos recursos expressionistas na obra do dramaturgo brasileiro. Por fim, apesar de o Expressionismo ser a viga-mestra que atravessa e norteia toda esta pesquisa, serão comentados outros tópicos igualmente relevantes para a compreensão da obra e do pensamento dos dois autores em questão. Palavras-chave: Expressionismo. Literatura. Cinema. Raul Brandão. Nelson Rodrigues.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesREFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. In: Poesia e prosa: volume único. Edição organizada por Ivo Barroso. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2001. p. 850-881. BAUDELAIRE, Charles. O público moderno e a fotografia: carta ao diretor da RevúeFrançaise sobre o salão de 1859 [20/06/1859]. Tradução e notas: Ronaldo Entler, 2007. A tradução acompanha o artigo Retrato de uma face velada: Baudelaire e a fotografia, publicado na Revista FACOM no17. São Paulo: Faculdade de Comunicação da FAAP, 2007. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7a ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 165-196. (Obras escolhidas, v. 1). BENTO XVI. Deus Caritas Est – Carta Encíclica sobre o amor cristão. Tradução da Tipografia Poliglota Vaticana. 4aed. São Paulo: Paulinas, 2006. BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. 184o ed. Tradução dos originais grego, hebraico e aramaico mediante a versão dos Monges. São Paulo: Editora Ave Maria, 2009. BRANDÃO, Raul. A Farsa. Lisboa: Ulmeiro, 1984. (Coleção Clássicos da Língua Portuguesa, no 8). BRANDÃO, Raul. Teatro. Estudo introdutório de Luiz Francisco Rebello. Lisboa: Comunicações, 1986. BRANDÃO, Raul. Os Pobres. Braga: ProjectoVercial, 2001. BRANDÃO, Raul. O Gebo e a Sombra; O Avejão. Mira-Sintra: Europa-América, 2003. BRANDÃO, Raul. História dum Palhaço (A vida e o diário de K. Maurício) / A Morte do Palhaço e O Mistério da Árvore. Edição de Maria João Reynaud. Lisboa: Relógio d‘água, 2005. BRANDÃO, Raul. Memórias: três volumes reunidos. Lisboa: Quetzal Editores, 2017. BRANDÃO, Raul. Húmus. São Paulo: Editora Carambaia, 2017. CÁNEPA, Laura Loguercio. Expressionismo alemão. In: MASCARELLO, Fernando ( org.). História do Cinema Mundial. Campinas, SP: Editora Papirus, 2006. - (Coleção Campo Imagético). pp. 55-88. CÁNEPA, Laura Loguercio. Em torno das definições do expressionismo: o gênero fantástico em filmes da República de Weimar. Dossiê Cinema Século 21. UNICAMP. 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/2608. Acesso em 10/10/2016. CARDINAL, Roger. O Expressionismo. Trad. Cristina Barczinski. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. (Coleção Cultura Contemporânea). 148 CARPEAUX, Otto Maria. História da Literatura Ocidental. 3a ed. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2010. 4 v. CASTRO, Ruy. O Anjo Pornográfico – A Vida de Nelson Rodrigues. 2a ed. 6a reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Tradução feita a partir da edição francesa (Mame/ Plon, Paris 1992) e cotejada com a italiana (LibreriaEditrici Vaticana 1992). Petrópolis - RJ: Vozes, 1993. CATECISMO ROMANO. Trad. Frei Leopoldo Pires Martins, O. F. M. Petrópolis - RJ: Vozes, 1951. CORRÊA, Eloísa Porto. A paisagem expressionista em A Farsa. In: RIOS, Otávio( org.). Raul Brandão, um intelectual no entre-séculos (Estudos para Luci Ruas). Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. pp. 67-86. DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Os Irmãos Karamazov. Trad. Paulo Bezerra. 3a ed. São Paulo: Editora 34, 2012. (Coleção Leste). DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Crime e Castigo. Trad. Paulo Bezerra. 7a ed. São Paulo: Editora 34, 2016. (Coleção Leste). DRUCKER, Claudia. A palavra nova: o diálogo entre Nelson Rodrigues e Dostoiévski. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010. (Coleção Letras & Ideias). EISNER, Lotte H. A Tela Demoníaca - As Influências de Max Reinhardt e do Expressionismo. Tradução de Lúcia Nagib. 2a edição. Rio de Janeiro: Paz & Terra: Instituto Goethe, 2002. FACINA, Adriana. Santos e canalhas: uma análise antropológica da obra de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. FARAGO, France. Compreender Kierkegaard. Trad. Ephraim F. Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. FARIA, Ernesto ( org.). Dicionário Escolar Latino-Português. 3a ed. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1962. FERNANDES, Sílvia. A encenação teatral no expressionismo. In: GUINSBURG, J. ( org.). O Expressionismo. São Paulo: Perspectiva, 2002. pp. 223-285. FRAGA, Eudinyr. Nelson Rodrigues Expressionista. São Paulo: Ateliê Editorial. 1998. FURNESS, R.S. Expressionismo. Trad. Geraldo G. de Souza. São Paulo: Editora Perspectiva, 1990. GUINSBURG, J. ( org.). O Expressionismo. São Paulo: Perspectiva, 2002. HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime. Tradução e notas de Célia Berrettine. 3a ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. 149 IVORRA FILHO, Fermín. O teatro de Raul Brandão no compasso da modernidade europeia. In: RIOS, Otávio (org.). Raul Brandão, um intelectual no entre-séculos (Estudos para Luci Ruas). Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. pp.105-114. JUNQUEIRA, Renata Soares. Visões do inferno ou a cena deformada: uma leitura do expressionismo no teatro de Raul Brandão. In: RIOS, Otávio ( org.). Raul Brandão, um intelectual no entre-séculos (Estudos para Luci Ruas). Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. pp.147-156. KIERKEGAARD, Søren Aabye. Pós-Escrito às Migalhas Filosóficas. Tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls e Marília Murta de Almeida. Petrópolis – RJ: Vozes, 2013. (Coleção Pensamento Humano). 2v. LIMA, Mariângela Alves de. Dramaturgia Expressionista. In: GUINSBURG, J. ( org.). O Expressionismo. São Paulo: Perspectiva, 2002. pp. 189-221. LINS, Ronaldo Lima. O teatro de Nelson Rodrigues: uma realidade em agonia. Rio de Janeiro: F. Alvez; Brasília: INL, 1979. LLOSA, Mario Vargas. A civilização do espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura.. Tradução: Ivone Benedetti. 1o edição – 12a reimpressão. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. LOURENÇO, Eduardo. Dois fins de século. In:______ O canto do signo: Existência e Literatura (1957-1993). Lisboa: Editorial Presença, 1993. pp. 317-328. LOURENÇO, Eduardo. Cultura portuguesa e expressionismo. In:______ A nau de Ícaro e imagem e miragem da lusofonia. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. pp. 23-36. MAGALDI, Sábato. Teatro da Obsessão: Nelson Rodrigues. São Paulo: Global, 2004. MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. 2a ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. (Coleção Estudos - 98). MASCARELLO, Fernando ( org.). História do Cinema Mundial. Campinas, SP: Editora Papirus, 2006. (Coleção Campo Imagético). NETO, Henrique Duarte. O expressionismo na poesia de Augusto dos Anjos. Anuário de Literatura, Florianópolis. pp. 117-130, jan. 1998. ISSN 2175-7917. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/5206/4798. Acesso em 20/10/2016. NOTA Introdutória. In: BRANDÃO, Raul. O Gebo e a Sombra; O Avejão. Mira-Sintra: Europa-América, 2003.pp.11-15. ORWELL, George. 1984. Tradução de Alexandre Hubner e Heloísa Jahn. Posfácios de Erich Fromm, Bem Pinlott e Thomas Pynchon. Tradução dos posfácios: Fernando Veríssimo. 2a reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Trad.J.Guinsburg e outros. 3aed. São Paulo: Perspectiva, 2011. 150 PLATÃO. As Leis -- incluindo Epinomis. Trad. Edson Bini. 2a ed. São Paulo: Edipro, 2010. PLATÃO. Diálogos I: Teeteto (ou do conhecimento), Sofista (ou do ser), Protágoras (ou sofistas). Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2013. (Clássicos Edipro). RIOS, Otávio. A experiência estética de Raul Brandão: palavras, destroços, ruínas. Campinas – SP: Mercado de Letras, 2013. (Coleção Histórias de Leitura). RIOS, Otávio ( org.). Raul Brandão, um intelectual no entre-séculos (Estudos para Luci Ruas). Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. RIOS, Otávio. Raul Brandão, da sombra à cena ou considerações sobre um teatro dos vencidos. In: RIOS, Otávio ( org.). Raul Brandão, um intelectual no entre-séculos (Estudos para Luci Ruas). Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. pp.115-132. RODRIGUES, Nelson. Teatro Completo de Nelson Rodrigues – volume 1. 4a ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1981. RODRIGUES, Nelson. Teatro Completo de Nelson Rodrigues – volume 3. 6a impressão. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985. RODRIGUES, Nelson. Teatro Completo de Nelson Rodrigues – volume 4. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. RODRIGUES, Nelson. O remador de Ben-Hur: confissões culturais. Seleção e organização: Ruy Castro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. RODRIGUES, Nelson. Nelson Rodrigues - Teatro Completo:Volume Único. 2a ed. São Paulo: Nova Aguilar, 2003. RODRIGUES, Nelson. Teatro Completo de Nelson Rodrigues – volume 2. 2a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. RODRIGUES, Nelson. O Casamento. Rio de Janeiro: Editora Agir, 2006. RODRIGUES, Nelson. O Óbvio Ululante: as primeiras confissões. Rio de Janeiro: Editora Agir, 2007. RODRIGUES, Nelson.Memórias: A Menina sem Estrela. Rio de Janeiro: Editora Agir, 2009. RODRIGUES, Nelson. Memórias: A Menina sem Estrela. Rio de Janeiro: Agir, 2009. SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Trad. João Batista Kreuch. 4a ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014. (Vozes de Bolso). SOUZA, Ricardo Timm de. Filosofia e Expressionismo. In: GUINSBURG, J. ( org.). O Expressionismo. São Paulo: Perspectiva, 2002. pp. 83-101. SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. 151 TOFALINI, Luzia Aparecida Berloffa. Húmus: romance lírico de Raul Brandão. In: RIOS, Otávio ( org.). Raul Brandão, um intelectual no entre-séculos (Estudos para Luci Ruas). Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. pp. 159-180. TOLSTÓI, Lev. A Morte de Ivan Ilitch. Trad. Boris Schnaiderman. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2009. (Coleção Leste). UMARAS, Regina Garkauskas. O Teatro Expressionista: 26 anos entre Elmer Rice e Nelson Rodrigues. São Paulo: Alexa Cultural, 2008. 7.2 REFERENCIAL CINEMATOGRÁFICO A FANTÁSTICA Fábrica de Chocolate (Charlie andthe Chocolate Factory. Direção: Tim Burton. Roteiro: John August, baseado na obra de Roald Dahl. Intérpretes: Johnny Depp; FreddieHighmore; David Kelly; Helena Bonham Carter. Estados Unidos / Reino Unido. 2005. 1 DVD. 115 min. son, color. A ÚLTIMA Gargalhada (Der Letzte Mann). Direção: Friedrich Wilhelm Murnau. Roteiro: Carl Mayer. Intérpretes: Emil Jannings; Emilie Kurz; Emmy Wyda; Georg John; Hans Unterkircher; Hermann Vallentin; MalyDelschaft; Max Hiller; Olaf Storm. Alemanha. 1924. 87 min, mudo, p&b. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=OcLbLuxa8YU Acesso em 11 de julho de 2017. METRÓPOLIS (Metropolis). Direção: Fritz Lang. Roteiro: Thea von Harbou. Intérpretes: Brigitte Helm; Alfred Abel; Gustav Fröhlich; Rudolf Klein-Rogge; Heinrich George; Fritz Rasp; Theodor Loos. Alemanha. 1927. 148 min, mudo, p&b. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=LB-awsZAOjk Acesso em 11 de outubro de 2016. MORANGOS Silvestres (Smulltronstället). Direção: Ingmar Bergman. Roteiro: Ingmar Bergman. Intérpretes: Victor Sjöström; Bibi Andersson; Ingrid Thulin. Suécia. 1957. 92 min, son, p&b. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TQIbFVoriD8 Acesso em 04 de janeiro de 2017. NOSFERATU (Nosferatu, EineSymphoniedesGrauens). Direção: Friedrich Wilhelm Murnau. Roteiro: HenrikGaleen, a partir do romance de BramStoker. Intérpretes: Max Schreck; Gustav von Wangenheim; Greta Schröder; Alexander Granach. Alemanha. 1922. 94 min, mudo, p&b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SWEuP1OGx6A Acesso em 12 de setembro de 2016. NOSFERATU (Nosferatu: Phantom der Nacht). Direção: Werner Herzog. Roteiro: Werner Herzog, a partir do romance de BramStoker. Intérpretes: Klaus Kinsk; Isabelle Adjani; Bruno Ganz; Roland Topor. Alemanha Ocidental / França. 1979. 107 min, son, color. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FlSY-wtyCGcAcesso em 06 de dezembro de 2016. O DRAGÃO da Maldade contra o Santo Guerreiro. Direção: Glauber Rocha. Roteiro: Glauber Rocha. Intérpretes: Maurício do Vale; Odete Lara; Othon Bastos; Jofre Soares; Hugo Carvana. Brasil. 1969. 100 min, son, color. Disponível em: https://www.youtube.com /watch?v=xx_QFips7Ow Acesso em: 07 de janeiro de 2017. 152 O ENIGMA de Kaspar Hauser (Jederfürsich und Gottgegenalle). Direção: Werner Herzog. Roteiro: Werner Herzog, baseado em obra de Jacob Wassermann. Intérpretes: Bruno Schleinstein; Walter Ladengast; Brigitte Mira; Willy Semmelrogge. Alemanha Ocidental. 1974. 110 min, son, color. Disponível em https://vimeo.com/41252862 Acesso em: 14 de outubro de 2016. O GABINETE do Dr. Caligari (Das Kabinett Des Dr. Caligari). Direção: Robert Wienne. Roteiro: Carl Mayer e Hans Janowitz. Intérpretes: Conrad Veidt, Friedrich Feher, Hans Heinrich von Twardowski, Lil Dagover, Rudolf Lettinger, Werner Krauss. Alemanha. 1920. 71 min, mudo, p&b. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=fMuQpitplU8 Acesso em: 07 de setembro de 2016. O GOLEM (Der Golem, wirer in die Welt kam). Direção: Carl Boese e Paul Wegener. Roteiro: HenrikGaleen e Paul Weneger. Interpretação: Albert Steinrück; DorePaetzold; Ernst Deutsch; Hans Stürm; LydaSalmonova; Max Kronert; Otto Gebühr; Paul Wegener. Alemanha. 1920. 85 min, mudo, p&b. Disponível em https://www.youtube.com/ watch?v=NGFqa4FXePU Acesso em 14 de novembro de 2016. O OVO da Serpente (Das Schlangenei / The Serpent'sEgg). Direção: Ingmar Bergman. Roteiro: Ingmar Bergman. Intérpretes: David Carradine; Liv Ullmann; Heinz Bennent; GertFröbe; Edith Heerdegen. Estados Unidos / Alemanha Ocidental. 1977. 120 min, son, color. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rzHXemsxWao Acesso em 23 de julho de 2016. O PROCESSO (Le Procès). Direção: Orson Welles. Roteiro: Orson Welles, baseado no romance homônimo de Franz Kafka. Intérpretes: Anthony Perkins; Jeanne Moreau; Romy Schneider. Alemanha Ocidental / França / Itália. 1962. 1 DVD. 118 min, son, p&b. OS ANÕES também começaram pequenos (AuchZwergehaben Klein angefangen). Direção: Werner Herzog. Roteiro: Werner Herzog. Intérpretes: Helmut Döring; Paul Glauer; Gisela Hertwig. Alemanha Ocidental. 1971. 96 min, son, p&b. Cópia do Instituto Goethe (ICBA), Salvador - Bahia.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cartografia do expressionismo na literatura de Língua Portuguesa.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons