DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2133
Título: As concepções dos professores sobre asa dificuldades no processo ensino-aprendizagem de matemática em duas escolas públicas na cidade de Manaus
Autor(es): Macedo, Derlei Maria Correa de
Orientador(es): Kalhil, Josefina Barrera
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem;Matemática;Dificuldade na aprendizagem
Data do documento: 16-Mar-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A dissertação aborda a concepção dos professores sobre as dificuldades no ensinoaprendizagem de Matemática. A pesquisa foi realizada com 06 professores em duas escolas estaduais na cidade de Manaus. O objetivo está relacionado com a compreensão da concepção dos professores do 6º Ano do Ensino Fundamental sobre as dificuldades apresentadas na disciplina de Matemática. Os dados foram recolhidos através de aplicação de questionários com perguntas subjetivas, entrevistas individuais e observação não participante em sala. Optou-se pela pesquisa qualitativa e a análise dos dados centrou-se na Análise de Conteúdo de Bardin. Em relação aos resultados encontrados, percebeu-se que os professores corroboram com a mesma concepção em relação às dificuldades apresentadas na disciplina de Matemática pelos alunos. Assim, eles foram unânimes em afirmar que a base oriunda dos anos iniciais e a falta de acompanhamento da família são agentes contribuidores do déficit apresentado pelos alunos em relação às dificuldades na disciplina de Matemática. Diante desta afirmativa, o nosso problema científico foi respondido. A Matemática é uma Ciência Exata e, para tanto, necessita que professores e família estejam comprometidos nesse processo.
Abstract: The dissertation addresses the teachers' conception of the difficulties in teaching mathematics learning. The research was carried out with 06 teachers in two schools in the city of Manaus. The objective is related to the understanding of the conception of the 6th Grade Elementary School teachers about the difficulties presented in the Mathematics discipline. The data were collected through the application of questionnaires with subjective questions, individual interviews and non-participant observation in the classroom. Qualitative research was chosen and the data analysis focused on Content Analysis from Bardin. Regarding the results found, it was noticed that teachers corroborate with the same conception in relation to the difficulties presented in the discipline of Mathematics by the students. Thus, they were unanimous in stating that the base from the early years and the lack of family support are contributing agents to the deficit students in relation to difficulties in Mathematics. In view of this statement, the our scientific problem has been answered. Mathematics is an Exact Science and, for that, it requires teachers and family to be committed to this process.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2133
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons