DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2103
Título: Literatura afro-brasileira: inserção através da leitura no cotidiano de alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública de Parintins
Título(s) alternativo(s): Afro-Brazilian literature: insertion through reading in the daily lives of second-year high school students from a public school in Parintins
Autor(es): Souza, Cinara Ribeiro
Palavras-chave: Literatura afro-brasileira;Leitura. Lei 10.639/2003;Estratégias
Data do documento: 29-Nov-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O objetivo deste estudo é demonstrar a importância da leitura e inserção da literatura afro-brasileira no ambiente escolar dos alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Parintins, de acordo com a lei 10.639/2003. Partindo do método hipotético-dedutivo em que a literatura afro-brasileira pode ser importante para os alunos e para os professores para que estes possam refletir sobre essa literatura e inseri-la como estratégia para ser trabalhada em sala de aula de forma que possa contribuir para o processo de formação cidadã a partir de seu uso nas aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação tiveram como suporte teórico nomes como o de Martins (1994), Lajolo (2001), Fonseca (2006), Brasil (2003), Dias Debus e Vasques (2009), que foram usados para o desenvolvimento dessa investigação. A coleta de dados foi feita através de questionários, oficinas e entrevistas em sala de aula com os alunos e duas professoras em duas turmas do segundo ano do Ensino Médio.
Abstract: The objective of this study is to demonstrate the importance of reading and insertion of Afro-Brazilian literature in the school environment of the students of the second year of high school in a public school in Parintins, according to Law 10.639 / 2003. Starting from the hypothetical-deductive method in which the afroBrazilian literature can be important for students and teachers so that they can reflect on this literature and insert it as a strategy to be worked in the classroom in a way that can contribute to the process of citizen training from its use in Portuguese language classes. The bibliographical research and action research had as theoretical support names such as Martins (1994), Lajolo (2001), Fonseca (2006), Brazil (2003), Dias Debus e Vasques (2009), which were used for the development of this investigation. The data collection was done through questionnaires, workshops and interviews in the classroom with the students and two teachers in two classes of the second year of High School.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2103
Aparece nas coleções:CESP - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons