DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2099
Título: Processo de comunicação entre professores ouvintes e acadêmicos surdos em uma Univerdidade pública no município de Parintins - AM
Título(s) alternativo(s): Communication process between hearing teachers and deaf academics in a public university in the municipality of Parintins - AM
Autor(es): Oliveira, Mariane dos Santos
Orientador(es): Azevedo, Marlon Jorge Silva de
Palavras-chave: Libras;Processo de Comunicação;Ensino Superior
Data do documento: 14-Nov-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal compreender o processo de comunicação entre professores ouvintes e acadêmicos surdos em uma Universidade Pública de Parintins, no qual baseamos em aportes teóricos como: Quadros & Karnopp, (2004), Santana (2007), Skliar (2001), Melo (2013), Mazzota (2003), tais autores nos trazem pesquisas relevantes acerca desse processo inclusivo e ainda desafiador no âmbito universitário entre os acadêmicos surdos, interprete e professores ouvintes titulares. A metodologia é de cunho qualitativo, com abordagem dialética no qual tentamos discutir durante a temática apresentada possíveis desafios vivenciados por estes profissionais ouvintes no ensino superior, assim como para os acadêmicos surdos. Dessa forma, o artigo nos revela que a Língua de Sinais não é uma prioridade para as políticas públicas no Brasil e isso se reflete dentro da instituição pesquisada, por consequência disso os professores ouvintes não entendem sobre o sujeito surdo e muito menos seus direitos linguísticos enquanto cidadão, logo, sua comunicação é construída a partir do apoio do profissional intérprete. Palavras-chave: Libras, Processo de comunicação, Ensino Superior.
Abstract: The present study has as main objective to understand the process of communication between hearing teachers and deaf academics in a Public University of Parintins, in which we base theoretical contributions as: Quadros & Karnopp, (2004), Santana (2007), Skliar 2001), Melo (2013), Mazzota (2003), these authors bring us relevant research about this inclusive and still challenging university process among deaf academics, interpreters and lecturers. The methodology is qualitative, with a dialectical approach in which we try to discuss during the thematic presented possible challenges experienced by these hearing professionals in higher education, as well as for deaf academics. Thus, the article reveals that the Sign Language is not a priority for public policies in Brazil and this is reflected within the institution researched, consequently the hearing teachers do not understand about the deaf subject, much less their linguistic rights while citizen, so their communication is built on the support of the professional interpreter. Keywords: Libras, Communication process, Higher education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2099
Aparece nas coleções:CESP - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons