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dc.contributor.authorOliveira, Mariane dos Santos-
dc.date.available2020-01-30-
dc.date.available2020-01-31T11:20:45Z-
dc.date.issued2018-11-14-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2099-
dc.description.abstractThe present study has as main objective to understand the process of communication between hearing teachers and deaf academics in a Public University of Parintins, in which we base theoretical contributions as: Quadros & Karnopp, (2004), Santana (2007), Skliar 2001), Melo (2013), Mazzota (2003), these authors bring us relevant research about this inclusive and still challenging university process among deaf academics, interpreters and lecturers. The methodology is qualitative, with a dialectical approach in which we try to discuss during the thematic presented possible challenges experienced by these hearing professionals in higher education, as well as for deaf academics. Thus, the article reveals that the Sign Language is not a priority for public policies in Brazil and this is reflected within the institution researched, consequently the hearing teachers do not understand about the deaf subject, much less their linguistic rights while citizen, so their communication is built on the support of the professional interpreter. Keywords: Libras, Communication process, Higher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectProcesso de Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleProcesso de comunicação entre professores ouvintes e acadêmicos surdos em uma Univerdidade pública no município de Parintins - AMpt_BR
dc.title.alternativeCommunication process between hearing teachers and deaf academics in a public university in the municipality of Parintins - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-31T11:20:45Z-
dc.contributor.advisor1Azevedo, Marlon Jorge Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2798510567572411pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo , Marlon Jorge Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2798510567572411pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Franklin Roosevelt Martins Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Rosana Valéria Farias da-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo principal compreender o processo de comunicação entre professores ouvintes e acadêmicos surdos em uma Universidade Pública de Parintins, no qual baseamos em aportes teóricos como: Quadros & Karnopp, (2004), Santana (2007), Skliar (2001), Melo (2013), Mazzota (2003), tais autores nos trazem pesquisas relevantes acerca desse processo inclusivo e ainda desafiador no âmbito universitário entre os acadêmicos surdos, interprete e professores ouvintes titulares. A metodologia é de cunho qualitativo, com abordagem dialética no qual tentamos discutir durante a temática apresentada possíveis desafios vivenciados por estes profissionais ouvintes no ensino superior, assim como para os acadêmicos surdos. Dessa forma, o artigo nos revela que a Língua de Sinais não é uma prioridade para as políticas públicas no Brasil e isso se reflete dentro da instituição pesquisada, por consequência disso os professores ouvintes não entendem sobre o sujeito surdo e muito menos seus direitos linguísticos enquanto cidadão, logo, sua comunicação é construída a partir do apoio do profissional intérprete. Palavras-chave: Libras, Processo de comunicação, Ensino Superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:CESP - Artigos de Periódicos



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