DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1922
Title: Iconografia e processos de criação : imagens da dança na obra pictórica de Edgar Degas
Authors: Costa, Raíssa Caroline Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Páscoa, Luciane Viana Barros
Keywords: Processo criativo;Dança;Iconografia;Edgar Degas
Issue Date: 7-May-2014
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa e a compreensão de aspectos interdisciplinares para compor o universo da criação, fazem-se importantes para o desenvolvimento de tendências coreográficas. Foi a partir da proposta de agregar novas configurações estéticas para processos criativos em dança que surgiu esta pesquisa. A dissertação dedica-se ao estudo iconográfico de obras pictóricas que retratam a dança realizadas por Edgar Degas, pintor e escultor francês que integrou o movimento impressionista no último quartel do século XIX. Por meio destas análises iconográficas das pinturas, realizou-se experimentos em dança resultando como produto final da pesquisa um espetáculo intitulado Políptico XIX-XXI. O resultado revela uma possibilidade de relacionar imagem, iconografia e dança, mostrando que processos criativos podem se utilizar de elementos observados através do estudo e análise das imagens estáticas de uma obra. Palavras-chave: Processo criativo; Dança; Iconografia; Edgar Degas.
Abstract: The research and understanding of interdisciplinary aspects to compose the universe of creation, they become important for the development of choreographic trends. It was from the proposal to add new aesthetic settings for creative processes in dance that emerged this search. The dissertation is devoted to the iconographic study of pictorial works depicting the dance performed by Edgar Degas, French painter and sculptor who joined the Impressionist movement in the last quarter of the nineteenth- century. Through these iconographic analyzes of paintings was held experiments in dance as resulting end product of research a show titled Políptico XIX-XXI. The result shows a possibility of linking image, iconography and dance, showing that creative processes can be used for elements observed through the study and analysis of still images of a work. Keywords: Creative process; Dance; Iconography; Edgar Degas.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1922
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons