DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1892
Título: Um estudo iconográfico da obra pictórica de Hahnemann Bacelar (1962 a 1969): contribuições para um inventário
Autor(es): Silva, Décio Viana da
Orientador(es): Páscoa, Luciane Viana Barros
Palavras-chave: Hahnemann Bacelar;Pintura;Iconografia;Cultura
Data do documento: 2-Set-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este trabalho apresenta a análise iconográfica da obra do artista plástico Hahnemann Bacelar tomando como referência o contexto histórico do artista ligado aos acontecimentos de época, anos de 1960, que lhe serviram como ideal criativo, poético e crítico. Mais do que a descrição de imagens a pesquisa propõe indagar sobre a realidade do artista dentro de um cenário de condição de pobreza e o testemunho de sua observação, que nos garante hoje visualizar a Manaus dos anos de 1960 através de diferentes pontos de vista. Averiguam-se os elementos simbólicos que reconhecem o caboclo amazônico e sua natureza simbólica nas obras do artista. Assim como permitiu o reconhecimento dos costumes e hábitos predominante nas pinturas que ainda persistem nos dias atuais. Para concretização desta pesquisa foi necessário a base teórica do campo da iconografia, entre outros, como Erwin Panofsky (2002), o estudo do expressionismo, W. D. Dube (1976) e nas Artes Plásticas em Manaus, Luciane Páscoa (2011). PALAVRAS-CHAVE: Hahnemann Bacelar; Pintura; Iconografia, Cultura.
Abstract: This paper presents the iconographic analysis of the work of artist Hahnemann Bacelar reference to the historical context of the artist turned to the events of the time, the 1960s, which served him as a creative, poetic and critical ideal. More than the image description the research proposes inquire about the reality of the artist within a scenario condition of poverty and the testimony of his observation, which guarantees us today to view Manaus 1960s through different points of view. Averiguam up the symbolic elements that recognize the Amazonian Caboclo and its symbolic nature in the works of the artist. As allowed the recognition of customs and habits prevalent in the paintings that still persist today. To achieve this research was necessary theoretical basis of the field of iconography, among others, as Erwin Panofsky (2002 ), the study of Expressionism, W.D. Dube (1976 ) and the Fine Arts in Manaus, Luciane Páscoa (2002, 2006, 2011, 2012 ). KEY WORDS: Hahnemann Bacelar; Painting; Iconography, Culture.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1892
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons