DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Décio Viana da-
dc.date.available2019-12-14-
dc.date.available2019-12-17T16:19:47Z-
dc.date.issued2014-09-02-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1892-
dc.description.abstractThis paper presents the iconographic analysis of the work of artist Hahnemann Bacelar reference to the historical context of the artist turned to the events of the time, the 1960s, which served him as a creative, poetic and critical ideal. More than the image description the research proposes inquire about the reality of the artist within a scenario condition of poverty and the testimony of his observation, which guarantees us today to view Manaus 1960s through different points of view. Averiguam up the symbolic elements that recognize the Amazonian Caboclo and its symbolic nature in the works of the artist. As allowed the recognition of customs and habits prevalent in the paintings that still persist today. To achieve this research was necessary theoretical basis of the field of iconography, among others, as Erwin Panofsky (2002 ), the study of Expressionism, W.D. Dube (1976 ) and the Fine Arts in Manaus, Luciane Páscoa (2002, 2006, 2011, 2012 ). KEY WORDS: Hahnemann Bacelar; Painting; Iconography, Culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHahnemann Bacelarpt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleUm estudo iconográfico da obra pictórica de Hahnemann Bacelar (1962 a 1969): contribuições para um inventáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T16:19:47Z-
dc.contributor.advisor1Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee1Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee2Mesquita, Otoni Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782950264061807pt_BR
dc.contributor.referee3Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0045797500867969pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a análise iconográfica da obra do artista plástico Hahnemann Bacelar tomando como referência o contexto histórico do artista ligado aos acontecimentos de época, anos de 1960, que lhe serviram como ideal criativo, poético e crítico. Mais do que a descrição de imagens a pesquisa propõe indagar sobre a realidade do artista dentro de um cenário de condição de pobreza e o testemunho de sua observação, que nos garante hoje visualizar a Manaus dos anos de 1960 através de diferentes pontos de vista. Averiguam-se os elementos simbólicos que reconhecem o caboclo amazônico e sua natureza simbólica nas obras do artista. Assim como permitiu o reconhecimento dos costumes e hábitos predominante nas pinturas que ainda persistem nos dias atuais. Para concretização desta pesquisa foi necessário a base teórica do campo da iconografia, entre outros, como Erwin Panofsky (2002), o estudo do expressionismo, W. D. Dube (1976) e nas Artes Plásticas em Manaus, Luciane Páscoa (2011). PALAVRAS-CHAVE: Hahnemann Bacelar; Pintura; Iconografia, Cultura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesBEHR, S. Expressionismo. Tradução de Jaime Araújo. Lisboa: Editorial Presença, 2000. BENCHIMOL, S. Amazônia: um pouco antes e além - depois. 2ª Ed. Revisada. Manaus: Editoria da Universidade Federal do Amazonas, 2010. BIAGI, Orivaldo L. – O imaginário da guerra. Revista de História Regional. 2001. Bienal 50 Anos: 1951 - 2001. Edição de Comemoração do 50º Aniversário da 1ª Bienal de São Paulo. SP, 2001. CAVALCANTI, Carlos. História das Artes, vol.2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970. COBRA, Rubem Queiroz. Cultura e feminismo:http://www.cobra.pages.nom.br/ftm-feminismo.html acesso em 02 /03/2014. COSTA, Cristina. Caminhando contra o vento: um adolescente dos anos 60. São Paulo: Moderna 1995. DE CARVALHO, Eliane Knorr. Sexo, liberação e pacificação corporal. http://actacientifica.servicioit.cl/biblioteca/gt/GT26/GT26_KnorrDeCarvalho.pdf DIAS, Maria H. M. A estética expressionista. Direção Massaud Moisés. Cotia, SP: Íbis, 1999. DUBE, W. D. O Expressionismo. Trad. Ana Isabel Mendoza y Arruda. São Paulo: Verbo/Edusp, 1976. Fundação Cultural do Amazonas. Hahnemann – Catálogo de imagens. Edições Governamentais do Estado do Amazonas. Manaus 21 de janeiro de 1981, ano 313. HARRISON, C.; FRASCINA, F.; PERRY, G. Primitivismo, Cubismo e Abstração: começo do século XX. Tradução de Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac&Naify, 1998. HOLANDA, Heloisa Buarque de. Impressões de Viagem: CPC, vanguarda e desbunde: 1960/1970. Aeroplano, RJ, 1979. KORNIS, Mônica A. O Brasil de JK > Sociedade e cultura nos anos 1950: Sociedade e cultura nos anos 1950 – http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Sociedade/Anos1950 LIMA, Lenda V. R. Onde Andará Hahnemann Bacelar Fragmentos de um expressionista. Manaus: UFAM, 2004. (Monografia de conclusão de curso) LOBO, Narciso J. F. A Tônica da Descontinuidade: Cinema e Política em Manaus nos Anos 60. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 1994. MACHADO, C. E. J. Um capítulo da modernidade estética: debate sobre o expressionismo. São Paulo: Fundação editora da UNESP, 1998. MARCUSE, Herbert. Contra-revolução e revolta. Zahar, RJ, 1973. MESQUITA, Otoni. Cores de um meteoro. Somanlu: Manaus: UFAM, 2000. 106 MICHILES, Aurélio. E tu me amas. Somanlu: Manaus: UFAM, 2005. MORAIS, Frederico. Artes Plásticas: a crise da hora atual. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975. MORAIS, Frederico. Artes Plásticas: a crise da hora atual. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975. Fundação Bienal de São Paulo. Catálogo Bienal 50 anos. OLIVEIRA, José A. de. Manaus de 1920-1967. A cidade doce e dura em excesso. Gov do Estado do Amazonas. Editora da UFAM, Manaus, 2003. OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Revisão técnica: Noni Ostrower. – 1ª ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013. PANOFSKY, E. Significado nas Artes Visuais. Coleção Debates. Tradução: Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. Editoria Perspectiva S.A. São Paulo, 2002. PASCOA, L. V. B. O golpe Fundo. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2012. PÁSCOA, L.V.B. As artes plásticas no Amazonas – o Clube da Madrugada. Manaus: Editora Valer, 2011. PÁSCOA, L.V.B. Expressionismo no Amazonas. Caderno da UEA. Musica. Série Construindo o Saber. Edições UEA/Valer Governo do Estado do Amazonas, 2002. PÁSCOA, L.V.B. Relações Culturais e Artísticas entre Porto e Manaus através da obra de Álvaro Páscoa, em meados do século XX. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2006. (Tese de Doutorado). PERRY, Gill. O Primitivismo e o “Moderno”. In: HARRISON, C.; FRASCINA, F. Primitivismo, Cubismo, Abstração: Começo do século XX. Tradução de Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac&Naify, 1998. 82 páginas. PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. Tradução José Severo de Camargo Pereira. 14 ed. Cortez: SP, 1995. REIS, Paulo Roberto de Oliveira Reis – Exposições de arte – vanguarda e política entre os anos 1965 e 1970. 2005. ROSENFELD. Anatol. Teatro Alemão. São Paulo, Brasiliense, 1968. SADER, Emir. A transição no Brasil da ditadura à Democracia São Paulo. Serie nova historia viva 7ª edição, 1990. SOUZA, Márcio. A Expressão Amazonense: do colonialismo ao neocolonialismo. São Paulo; Alfa-ÔMEGA, 1977.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons