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Título: Reconstrução da parte de viola de um quarteto e das partes de viola e canto de três árias da ópera Precipício de Faetonte (P-CUG MM876), de Antônio José da Silva (1705-1739) e Antônio Teixeira (1707-1774)
Autor(es): Lima, Gabriel de Sousa
Orientador(es): Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis
Palavras-chave: Ópera luso-brasileira;Reconstrução de partitura;Precipício de Faetonte;Antônio José da Silva;Antônio Teixeira
Data do documento: 2-Set-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Entre 1733 e 1738, Antônio José da Silva (1705-1739) estreou no Bairro Alto em Lisboa oito óperas em língua portuguesa, das quais sete contam com provável autoria musical de Antônio Teixeira (1707-1774). São conhecidos hoje os manuscritos musicais para apenas três delas: Guerras do Alecrim e Mangerona, As Variedades de Proteu e Precipício de Faetonte, sendo que para esta última ainda estão perdidas todas as partes de viola, e com exceção de um quarteto, todas as partes vocais. A autoria da música contida nestes manuscritos requer um exame cuidadoso e aponta para resultados que envolvem a origem dos documentos, o contexto de seu surgimento e uso, bem como do material musical nele contido, revelando um universo estético que remete a influências distintas, mas importantes para a compreensão do teatro musical luso-brasileiro do século XVIII. Dessa maneira, é imprescindível que se reconstruam as partes musicais perdidas, para que se possa realizar a montagem da referida ópera com as melhores condições. A presente proposta de dissertação visa apresentar o processo de reconstrução da parte de viola de um quarteto e das partes de viola e canto de três árias da ópera Precipício de Faetonte, escrita por Antônio José da Silva - o Judeu (1705- 1739), com música de Antônio Teixeira (1707-1774), a partir do manuscrito que se encontra no acervo da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, sob a cota MM-876. Tal reconstrução é resultado da análise desta e de outras obras da parceria Judeu e Teixeira, extraindo procedimentos composicionais utilizados durante o período chamado galante, como distribuição de frases, quantidades de vozes, vozes dobradas com instrumentos, região comumente usada para os instrumentos, escolhas retóricas para o texto, predileção rítmica, harmônica e melódica, que possam ser aplicados durante o processo. Palavras-chave: Ópera luso-brasileira, reconstrução de partitura, Precipício de Faetonte, Antônio José da Silva, Antônio Teixeira.
Abstract: From 1733 up to 1738, Antônio José da Silva (1705-1739) published for the first time, at the Bairro Alto Theater in Lisbon city, eight operas, all of them in Portugese language, seven among them having their music probably written by Antônio Teixeira (1707-1774). Nowadays, there are but three of those operas the musicals manuscripts of which are known: Guerras do Alecrim e Mangerona, As Variedades de Proteu and Precipício de Faetonte, and yet the parts for viola in the latter are lost in full, the same being the case for the parts for singers, apart just one singing quartet. The authorship of the music which is contained in these manuscripts requires a careful examination and points to results surrounding the provenance of the documents, the context of their creation and use, as well as of the musical material that is contained in it, revealing an aesthetic world which refers to a sort of different influences, however important to understanding the Luso-Brazilian musical theater of the eighteenth century. This way, rebuilding these lost musical parts is imperative, so that the performance of this opera can be turned into a possible one and under its best condition. This dissertation aims to report the process of rebuilding of the viola score in a quartet and parts for viola and the singing ones in other three árias of the opera Precipício de Faetonte, written by Antônio José da Silva - O Judeu (1705-1739), with musical composition by Antônio Teixeira (1707- 1774), as from the manuscript in the University of Coimbra General Library’s collection, under the quota MM-876. This rebuilding is based on the analysis of the compositional techniques from other operas by the partnership between Silva and Teixeira, extracting compositional procedures used during the period called the galant style, like phrases organization, quantity of voices, rhetorical choices for text, rhythmic, harmonic and melodic predilection, which can be applied during the process. Keywords: Luso-Brazilian opera, Fall of Phaeton, Antônio José da Silva, Antônio Teixeira, musical score rebuilding.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1889
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes



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