DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1882
Título: Ficção biográfica e criação literária a partir da personagem Clarice Lispector
Autor(es): Souza, Fabrício Magalhães de
Orientador(es): Cavalheiro, Juciane
Palavras-chave: Clarice Lispector;Biografia;Metaficção biográfica;Autoficção;Criação literária
Data do documento: 20-Dez-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Releituras de Clarice Lispector têm permitido o surgimento de uma Clarice Lispector de papel, isto é, uma personagem: o reexame de sua vida/obra a partir de alguns biógrafos, como Nádia Batella Gotlib, ([1995] 2011) e Benjamin Moser (2011), afirma que a autora se ficcionalizou em sua obra, baseando-se na interpretação de que dados autobiográficos podem ser encontrados no seu acervo literário (romances, novelas, contos e crônicas). Essa primeira abordagem permite reler sua produção ficcional como um exercício de autoficção. Os narradores clariceanos, por exemplo, ao revelarem seu processo de escrita enquanto escrevem, como ocorre em Água viva ([1973] 1998), A hora da estrela ([1977] 1996) e Um sopro de vida: pulsações ([1978] 1999), deixam abertas as portas para que se compreenda o processo de criação literária da própria autora, que é o mesmo desses narradores. A escritora como projeto ficcional aparece propriamente em trabalhos recentemente publicados, como na novela Clarice, ficção (1996[1999]), de Ana Miranda e no conto É duro como quebrar rochas, de Godofredo Neto, este presente em Clarice Lispector: personagens reescritos (2012). Essas releituras a partir do arquivo pessoal/literário clariceano, põem em evidência na sua obra a metaficção biográfica, a autoficção e a biografia como gênero híbrido entre realidade e ficção. Além do mais, dá subsídios para continuar esse trabalho de ficcionalização, isto é, criar mais uma representação de Clarice Lispector por meio de um conto, produto deste trabalho. Palavras-chave: Clarice Lispector. Biografia. Metaficção biográfica. Autoficção. Criação literária.
Abstract: Lecturas de Clarice Lispector han permitido la aparición de una Clarice Lispector de papel, o sea, un personaje: la reexaminacón de su vida/obra a partir de algunos biógrafos, como Nádia Batella Gotlib, ([1995] 2011) y Benjamin Moser (2011), afirma que la autora se ficcionalizó en su obra, basándose en la interpretación que los datos autobiográficos se pueden encontrar en su legado literario (romances, novelas, cuentos y crónicas). Esta primera aproximación permite releer su producción de ficción como un ejercicio de autoficción. Los clariceanos narradores, por ejemplo, mediante la revelación de su proceso de escritura al escribir, al igual que en Água Viva ([1973] 1999] A hora da estrela ([1977] 1996) y Um sopro de vida: pulsações ([1978] 1998), dejan las puertas abiertas para entender el proceso de la creación literaria del autor a sí misma, que es lo mismo de los narradores. La escritora aparece como un proyecto de ficción en los documentos publicados recientemente, como la novela Clarice, ficção (1996[1999]), de Ana Miranda y en el cuento É duro como quebrar rochas, de Godofredo Neto, este presente em Clarice Lispector: personagens reescritos (2012). Estas lecturas desde el archivo personal / literario clariceano ponen de relieve en su trabajo la metaficción biográfica, la autoficción y la biografía como género híbrido entre la realidad y la ficción. Por otra parte, otorga subisidios para continuar esta obra de ficcionalización, es decir, crear más una representación de Clarice Lispector a través de un cuento, producto de este trabajo. Palabras-clave: Clarice Lispector. Biografia. Metaficción biográfica. Autoficción. Creación literaria.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1882
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FICÇÃO BIOGRAFICA E CRIAÇÃO LITERARIA A PARTIR DA PERSONAGEM CLARICE LISPECTOR.pdf702,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons