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Título: Regras de acompanhar para Cravo ou Orgão (1758), de Alberto José Gomes da Silva : proposta de edição anotada
Autor(es): Lameira, Vanessa Silva Monteiro
Orientador(es): Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis
Palavras-chave: Regras de acompanhar;Exercícios de baixo contínuo;Alberto José Gomes da Silva;Práticas musicais do século XVIII
Data do documento: 14-Jun-2013
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Esta pesquisa dedica-se a explorar a obra teórica de Alberto José Gomes da Silva, intitulada Regras de Acompanhar para cravo, ou orgaõ, e ainda tambem para qualquer outro instrumento de vozes, reduzidas a breve methodo, e facil percepçaõ, publicada primeiramente em Lisboa em 1758. A obra se destaca no cenário das publicações lusitanas como sendo a primeira obra teórica dedicada exclusivamente ao ensino do baixo contínuo, além de se relacionar com o repertório praticado na península ibérica durante a segunda metade do século XVIII. A revisitação desta obra, através de uma proposta de edição anotada, pretende trazer à discussão as práticas musicais do século XVIII, além de ser um recurso de análise e observação do ensino musical, apresentando-se como uma alternativa viável para instrumentistas dedicados à performance histórica. Palavras-chave: Regras de acompanhar; exercícios de baixo contínuo; Alberto José Gomes da Silva; práticas musicais do século XVIII.
Abstract: This research is dedicated to explore the theoretical work of Alberto José Gomes da Silva, entitled Regras de Acompanhar para cravo, ou orgaõ, e ainda tambem para qualquer outro instrumento de vozes, reduzidas a breve methodo, e facil percepçaõ, first published in Lisbon in 1758. The work stands out in publications of the Lusitania as the first theoretical work devoted exclusively to the teaching of thoroughbass, and relates to the repertoire performed in the Iberian Peninsula during the second half of the Eighteenth century. Revisiting this work through a proposed annotated edition aims to bring to discussion the musical practices of the Eighteenth century, in addition to be a resource for analysis and observation of teaching music, presenting itself as a viable alternative to instrumentalists dedicated to historical performance . Keywords: Regras de Acompanhar; thoroughbass exercises; Alberto José Gomes da Silva; musical practices of the Eighteenth century.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1879
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

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